Portal Diadema

Portal Diadema
Prefeitura de Diadema
Portal Diadema


Jovens diademenses vão à França

07/05/08

Por Ana Maria Machado

Chegou ao fim o processo seletivo realizado pela Prefeitura de Diadema para a concessão de três bolsas de estudo em cursos de pós-graduação na França. Os três jovens selecionados, entre 86 concorrentes, Cássia Oliveira Cardoso (26), Fernando Tadeu Rocha (24) e Cláudio Antunes dos Santos Maneja Jr. (27), iniciam, a partir deste mês, um curso de imersão na língua francesa e embarcam para a França em agosto. 

Eles permanecerão no país por um período de três anos, onde farão cursos de língua e civilização francesa e pós-graduação. A bolsa inclui, além do curso em instituição de ensino na França, custeio com alojamento e bolsa-auxílio para manutenção do jovem durante sua estadia. 


Os jovens irão estudar, nas instituições que escolheram, assuntos relacionados à formação acadêmica e o resultado dos estudos serão aplicados no município brasileiro. Para isso desenvolveram projetos que fizeram parte do processo seletivo e que foram determinantes para a seleção. 

Segundo uma das cláusulas do edital, após conclusão do curso e retorno ao Brasil, o bolsista deve desenvolver projeto voluntário de interesse do município durante, no mínimo, dois anos.


Dos cursos escolhidos e projetos apresentados pelos jovens, dois referem-se à temática ambiental e um à cultural.
O geógrafo formado pela USP, Fernando Tadeu Rocha, desenvolveu um projeto em áreas verdes e lazer e arborização urbana para estudar na Sorbonne (Paris IV).

"Eu sabia que tinha chance de ser selecionado, pois, acreditava no meu currículo e no projeto e já estava classificado entre os dez. Mesmo assim, fiquei muito surpreso em ter sido finalista", afirma Fernando. "Quero atuar para a criação de áreas verdes e de lazer e trabalhar com educação ambiental", explica. 


Também na área ambiental, Cássia Oliveira Cardoso, tecnóloga em hidráulica pela FATEC de São Paulo, vai cursar na Université de Cergy-Pontoise, a cadeira de Meio Ambiente Urbano e Industrial e elaborou projeto sobre reuso de água.

Cláudio Maneja é formado em curso de Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Metodista e demonstrou o interesse pela Université de La Sorbonne - Nouvelle Paris III, no curso Artes do Espetáculo (cinema e audiovisual). Seu tema de estudo é 'O audiovisual como instrumento de inclusão social'.

"Mesmo com todas as expectativas e dificuldades durante todas as fases da seleção, agora é que começa o maior desafio, o de viajar para outro país, com outra língua e cultura. É algo que vai mudar a minha vida", afirma Cláudio Maneja. 

"Estou há quase seis meses me dedicando a este concurso, muito satisfeito em ter sido selecionado e quero muito contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade", conclui.


Conforme projeto apresentado na seleção, o desafio de Cláudio é inserir o audiovisual com mais eficiência nas comunidades de Diadema, contribuindo com o desenvolvimento social do cidadão, possibilitando que esses moradores se comuniquem e se expressem. 

Cláudio é roteirista e foi o vencedor da Mostra de Artes de Diadema em 2007, com o vídeo "Certas Coisas". Esse vídeo foi um dos quatro brasileiros selecionados para a quarta edição do Cinema Mostra Aids.

Convênio Diadema e Montreuil

Esta é a segunda vez que jovens da cidade recebem bolsas para estudar na França. Outros três jovens (Reinaldo de Freitas, Letícia Macedo e Simone de Araújo Amaral) também foram beneficiados com bolsas de estudos em concurso anterior para cursos de graduação. 

Reinaldo cursou Relações Internacionais, Simone optou por curso superior de Administração e Gestão de Empresas, com ênfase em Comércio, e Letícia Macedo, a única dos três que já havia concluído um curso superior no Brasil, aprofundou seus estudos na área com um curso de Comunicação Internacional e mestrado em Sociedades Comparadas Europa-América Latina. A jovem realizou um estágio na redação Brasil da Radio France Internationale, entre outras atividades.


Letícia participou da banca que selecionou os jovens e achou a tarefa muito difícil, por já ter sido também uma concorrente quando participou do primeiro concurso, com mais de 1000 inscritos. 

"As pessoas têm potencial, força de vontade e, por isso, é muito importante essa oportunidade que a Prefeitura está possibilitando", reconhece Letícia. A dica que ela dá para os vencedores do concurso é que tenham uma curiosidade muito grande em relação ao país e tenham a consciência de onde vieram e onde querem chegar. 

"As dificuldades são muito grandes, tem a barreira da língua, tem um ritmo diferente para se enfrentar, a aculturação é difícil", alerta. "Apesar das dificuldades que terão que enfrentar, mesmo assim poderão produzir e obter resultados", enfatiza.


A parceria com Montreuil já possibilitou que outros 11 jovens viajassem para conhecer o país e aprofundar o conhecimento da língua francesa, por um período de 35 dias, além da realização de intercâmbios nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente.
Agenda cultural

Serviços

Dúvidas?

Você pode entrar em contato com a Prefeitura de Diadema para esclarecer dúvidas sobre programas e serviços municipais.

Fale Conosco

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8h às 17h

4057-7700
Rua Almirante Barroso, 111
Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900

Defesa Civil: Plantão 24 hs - Para serviços emergenciais ligar no 199 ou no 0800-770-5559

2011 - Prefeitura de Diadema | O conteúdo do Portal é produzido pela Secretaria de Comunicação | Política de Privacidade | e-mail: site@diadema.sp.gov.br
O seu navegador no tem suporte para frame.