09/05/12
Por Beatriz Prado
Praticar atividades físicas foi o primeiro passo para a servidora Elenice Costa dos Reis abandonar o remédio que tomava para as frequentes dores nas costas. Diagnosticada com hérnia de disco, hipertensão arterial e fibromialgia, a funcionária do Clube Municipal Mané Garrincha sai do trabalho todos os dias às 16h30 e segue para duas horas de esteira, bicicleta e musculação no Espaço Fortalecer.
Localizado no Parque do Paço, o Espaço Fortalecer conta com esteiras ergométricas, bicicletas e aparelhos de musculação, além de vestiários e armários. De segunda à sexta-feira, das 06h às 20h, professores de educação física recebem os alunos e orientam quais os exercícios adequados para a melhora na qualidade de vida.
Aos 56 anos, Elenice, que revelou sentir-se com 15, é o retrato dos benefícios da malhação. “Antes de começar a fazer academia eu deitava e levantava com dores no corpo. Com os exercícios conquistei qualidade de vida, posso subir escadas, tenho mais disposição e sinto necessidade de atividade física até durante as férias”, afirmou a frequentadora.
O Fim do expediente também é o início da malhação para Cláudio Cangane. O funcionário da Secretaria de Obras conta que emagreceu 14 quilos nos últimos dois anos ao aliar atividade física e controle alimentar. “Ganhei disposição e saio direto do trabalho para o Espaço Fortalecer. Não vejo mais minha vida sem exercícios e quero estar aqui nos próximos dez anos”, revelou Cláudio durante a corrida na esteira.
Professor de Educação Física da academia dos servidores, Carlos Augusto Peres explica a importância dos exercícios para a melhora da saúde. “Praticar atividade física por 50 minutos, entre dois ou três dias por semana, representa a redução dos riscos de doenças cardíacas e proporciona melhora da flexibilidade, resistência, além dos ganhos emocionais”, revelou o professor.
Interessado? Antes de calçar o tênis e correr para a academia tome nota dos documentos que devem ser apresentados para a matrícula. Para o cadastro é necessário apresentar atestado médico, 1 foto 3x4 e holerite recente na recepção do Espaço Fortalecer.
Gostei muito dessa matéria, fiquei super animada para frequentar!!!!
Que bom que a academia continua firme e forte, fui estagiário de ed. física em 2008 ainda qdo estava estudando, trabalhei c/ o prof. Carlos Peres e estagiários da época o Ricardo e Karina, me lembro mto bem da Dona Elenice... fico feliz que ela e outros continuam bem e cuidando de sua saúde física e psicológica.
Você pode entrar em contato com a Prefeitura de Diadema para esclarecer dúvidas sobre programas e serviços municipais.
Fale Conosco
4057-7700
Rua Almirante Barroso, 111
Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900
Defesa Civil: Plantão 24 hs - Para serviços emergenciais ligar no 199 ou no 0800-770-5559