SECRETÁRIO

 

 

Benedito Mariano

Contato:

11 4044-0230

SEGURANÇA EM DESTAQUE

Em 2021, a GCM de Diadema ganhou plano de carreira, viaturas e valorização profissional. O próximo passo este ano é aumentar o efetivo em mais 100 guardas civis.

 

Parceiro da Prefeitura na prevenção e enfrentamento ao crime e nas demais ações de segurança pública, o comando do 24º Batalhão da Polícia Militar de Diadema apresentou o relatório estatístico de criminalidade em Diadema nos anos 2020 e 2021. O compartilhamento dos dados, extraídos do Sistema Infocrim da Secretaria Estadual de Segurança Pública, é resultado da integração do Governo Filippi com as demais forças de segurança.

 

As principais reduções apontadas no relatório da PM são de 83,3% na "letalidade policial"; 67,7% nos homicídios "dolosos"; e de 39,4% nos "culposos", que inclui os acidentes de trânsito entre outros. Demais diminuições constatadas foram de 20,2% em casos de "roubos de veículos"; 11,2% em ocorrências de "outros roubos"; 4,7%  de "lesão corporal dolosa - violência doméstica"; e de menos 1,1% em "roubo de carga".

 

Com referência aos números apresentados pela PM de Diadema, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã ressalta que a melhoria da segurança pública da cidade é uma das prioridades da nova gestão da Prefeitura. O objetivo desse trabalho é dar mais tranquilidade à população e atrair investimentos para o município.

 

Dentre as ações do primeiro ano de governo, a Secretaria destaca a política de valorização profissional da Guarda Civil Municipal (GCM) e a integração dela com a Polícia Militar e Polícia Civil. Também visando a defesa da vida e combate à violência doméstica, a Prefeitura criou em 2021 a Patrulha Maria da Penha da GCM Diadema.

 

O relatório da PM também apontou alguns índices criminais que cresceram no ano passado: estupro de vulnerável (30,9%); furto de veículos (25,2%); outros furtos (21,1%); e estupro (5,6%). Já o número de casos de latrocínio não apresentou variação no mesmo período.

 

"Todos os números desse relatório estatístico publicado pela PM são importantes para nortear nossas ações este ano. Precisamos comemorar as reduções sim, mas também discutir e aperfeiçoar mais ainda o policiamento do município, sempre de modo conjunto e integrado para enfrentar e derrubar com eficiência os demais índices", explicou o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano. 

 

Nesse sentido, a Prefeitura já está começando a retomar o vídeo monitoramento da cidade e o convênio com o Infocrim.

 

"Infelizmente, nos últimos anos a gestão passada não investiu em inteligência e tecnologia, mas vamos devolver isso à nossa comunidade", afirmou o secretário Mariano. "Além disso, a GCM agora valorizada vai ganhar mais 100 guardas civis por concurso", finalizou.

 

Integração

 

Em 2021, a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema criou a Operação Paz e Proteção, com caráter preventivo, a fim de evitar ocorrência de pancadões. Ao todo, foram 540 operações nos finais de semana em parceria com a PM e a Polícia Civil. Além de inibir festas clandestinas, a operação intensificou a fiscalização de motos, carros e comércios irregulares.

 

Outra medida importante adotada foi a retomada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que atua em prol da segurança pública da cidade e reúne representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, GCM, PM, Polícia Civil, Bombeiros e, principalmente, da Sociedade Civil.

 

Rondas preventivas e reforço na fiscalização estão no balanço da GCM do ano passado 

 

CENTRAL DE OPERAÇÕES:

- PM 190

- Polícia Civil 197 e Disque Denúncia 181

- GCM Diadema 153 e 0800-7705-559 e 4043-6330

 

Por MarcosLUiz

Fotos Dino Santos