SECRETÁRIA

Patty Ferreira

Contato:

SEDET EM DESTAQUE

Diadema terá nova política de incentivos fiscais para impulsionar economia local
Diadema lança edital de incubação de coletivos
Diadema já criou mais de 1.800 empregos em 2022

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema convidou uma série de empresas ligadas ao Polo de Cosméticos para conhecer, nesta quinta (31), novas fontes de investimentos abertas pela UNIFESP e a EMBRAPII, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Serão mais de R$ 2 milhões a serem utilizados no financiamento compartilhado de projetos dentro da cadeia de produção de cosméticos, com ênfase na Química Verde, que visa desenvolver metodologias e processos com o menor impacto possível ao meio ambiente.

“Eu tenho certeza que essa parceria vai se fortificar,” afirmou Patty Ferreira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “O trabalho que fazemos, enquanto governo, é o de construir essas pontes entre empresas, indústrias, universidades, e cada vez mais colocar esses atores para conversar. A UNIFESP tem esse edital aberto, nos chamou para ajudar a reunir as empresas que poderiam se beneficiar deste financiamento sem descuidar do meio ambiente e aqui estamos.”

Os projetos têm como objetivo resolver problemas da indústria de cosméticos, utilizando os alunos e laboratórios da UNIFESP e com parte da verba fornecida pela EMBRAPII. “Nós entramos com 33% a 50% do valor total, cabendo às empresas credenciadas a contrapartida financeira e a UNIFESP a contrapartida econômica nos projetos contratados,” explicou Maurício Pinheiro, da EMBRAPII.

“As pesquisas podem ser feitas em nossos laboratórios, como projetos de finalização de curso ou de pós-graduação de nossos alunos, e isso dá às empresas de Diadema acesso a equipamentos de ponta e recursos humanos para a condução desses projetos, por uma fração do custo que teriam se fossem fazer todo o desenvolvimento sozinhas,” pontuou a professora Susan Pantaroto, coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP. “E estamos muito bem equipadas para isso.”

Para o professor de Química Ambiental da UNIFESP Raúl Hernández, esse edital é uma grande oportunidade de se criar um Centro de Inovação e Desenvolvimento em Química Verde em Diadema. “Trata-se de estimular a sinergia entre as comunidades científico-acadêmicas, empresarial e governamental do ABCD, capaz de aprimorar políticas públicas que beneficiem a cadeia produtiva de cosméticos e seus desdobramentos socioeconômicos e ambientais,” afirmou.

“É isso,” finalizou Patty. “Quando a gente une as forças, a carga diminui pra todo mundo. Quando a gente senta pra conversar e abre a escuta, as coisas acontecem.”

Os recursos já estão disponíveis, só no aguardo de empresas interessadas. O edital ficará aberto até abril de 2023 e pode ser encontrado aqui: https://cim.unifesp.br/images/editais/10_2020_empresas.pdf