SECRETÁRIA

Rejane Calixto

Contato:

11 4057-7000

SAÚDE EM DESTAQUE

Varíola dos macacos (monkeypox): tire suas dúvidas
Campanha multivacinação é prorrogada até o dia 30 de setembro
Diadema amplia público-alvo para vacinas contra HPV e meningocócica ACWY
Apoio emocional e medicamentos são recursos para parar de fumar

 Primeira semana de agosto ultrapassa número de doses aplicadas no mês de julho

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema aplicou 66 doses na primeira semana de intensificação da vacinação antirrábica em cães e gatos. O número é 37,5% maior que as doses aplicadas no mês de julho. Com o objetivo de ampliar o acesso dos tutores para proteger seus animais da raiva, a disponibilização gratuita da vacina, que ocorria sempre na última semana de cada mês, passou a ser feita de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, durante todo o mês de agosto (enquanto durarem as doses). 

A médica veterinária e coordenadora do CCZ, Nanci do Carmo, explica que não é necessário agendamento. “Basta comparecer nos dias e horários estabelecidos. O CCZ é um ponto fixo de vacinação de rotina, ou seja, possui vacina antirrábica disponível o ano inteiro, conforme a disponibilização de doses que são encaminhadas via Ministério da Saúde. No mês de julho, a vacinação foi realizada na última semana e foram vacinados 34 cães e 14 gatos. Já nessa primeira semana de agosto, conseguimos vacinar 49 cães e 17 gatos”. 

A veterinária explica que podem ser vacinados cães e gatos saudáveis (e não prenhes), a partir de três meses de idade. Para garantir a segurança de todos, a equipe do CCZ solicita que os cães estejam com coleira, guia e focinheira (caso necessário) e os gatos transportados em caixas específicas de transporte.

A raiva é uma doença transmissível pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. No animal, pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas, demência, entre outros sintomas. 

 

Proteção

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que levam em consideração a situação epidemiológica de controle no Estado, a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos permanece suspensa. Entretanto, a dose é disponibilizada em ação de rotina no CCZ Diadema. A recomendação é que os animais domésticos sejam vacinados uma vez por ano contra a doença.

 

Serviço:

Imunização de rotina contra a raiva animal 

Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema. Rua Ipoá, 131 – Jardim Yamberê - Inamar

Agenda de agosto: segunda a quarta-feira, das 9h às 12h e 13h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. 

Mais informações: 0800 77 10 963. 

 

Por Renata Nascimento 

Fotos: Adriana Horvath