SECRETÁRIA

Rejane Calixto

Contato:

11 4057-7000

SAÚDE EM DESTAQUE

Varíola dos macacos (monkeypox): tire suas dúvidas
Campanha multivacinação é prorrogada até o dia 30 de setembro
Diadema amplia público-alvo para vacinas contra HPV e meningocócica ACWY
Apoio emocional e medicamentos são recursos para parar de fumar

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá durante todo o mês de agosto ações de conscientização, incentivo e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno como parte da celebração pela Semana Municipal de Aleitamento Materno 2022 de Diadema – 8º Agosto Dourado. 

“A Semana da Amamentação é uma estratégia de mobilização que contribui para sensibilizar os profissionais de saúde, a população e outros parceiros sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e para destacar os benefícios que esse ato traz para a sociedade como um todo. Montamos uma programação com muito carinho que vai se estender durante o mês de agosto e contamos com a participação de todos”, ressaltou a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

Neste ano, a abertura oficial da programação municipal será realizada no dia 1º de agosto, às 13h, no Teatro Clara Nunes. Além dos profissionais da saúde, o evento vai reunir representantes de outras secretarias e instituições parceiras que atuam em prol da proteção do Aleitamento Materno. Interessados devem realizar inscrição prévia no link: https://forms.gle/A4xFTaP2JupLnBuN9.

Além disto, até o fim do mês, as 20 Unidades Básica de Saúde e o Hospital Municipal de Diadema (HMD) promoverão ações educativas referentes ao Agosto Dourado para sensibilizar pais e familiares sobre a importância da amamentação como fonte única de alimentação até os seis meses de vida do bebê e continuar o aleitamento até dois anos ou mais. As UBSs também possuem grupos que orientam e tiram dúvidas de mães e familiares sobre a amamentação. O objetivo é fortalecer os laços, oferecendo apoio e sensibilizando as mães nas questões de aleitamento, minimizando o desmame precoce dos bebês. As munícipes interessadas em participar de alguma ação na região onde mora ou trabalha deverá buscar informação sobre as atividades oferecidas na UBS de referência. Veja os endereços em: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs

Benefícios da amamentação
O aleitamento materno é considerado o padrão ouro de alimentação para as crianças de 0 a 2 anos e, por isso, a cor dourada nas comemorações. De acordo com dados da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network), a amamentação é capaz de reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. Além disso, crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2; assim como possuem melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.

Mãe de primeira viagem, a professora Talita Ferreira da Silva sabe bem a importância do aleitamento para o crescimento da filha Estella, de apenas 2 meses.  “Primeiro começar dizendo a importância que ele tem para os nossos filhos, no nosso leite possuímos todas as vitaminas, um alimento com todos os nutrientes que o bebê precisa. Depois que ele protege de várias doenças, nenhum alimento oferece tantas características imunológicas. É o alimento mais completo que existe. 

E por fim dizer do momento único que é amamentar, da troca que mãe e filho têm nesse momento, do carinho que só quem é mãe tem o prazer de sentir. Quando estou amamentando minha filha ela sempre segura na minha mão, segura um dedo, abre os olhos pra me ver, esse contato não tem preço é único em nossas vidas”, afirma. 

Para que a mãe amamente bem, é preciso ter, além das características biológicas, um ambiente calmo, acolhedor e preparado com o apoio da família. A amamentação é um ato determinado biologicamente, porém possui um componente cultural importante. Nesse sentido, a responsabilidade deve ser compartilhada entre governo, locais de trabalho, mídias e redes sociais, comunidade, família e sistema de saúde. 

Talita faz questão de deixar um recado para as mamães: “Não poderia deixar de dizer que amamentar não dói, se você está grávida e com medo, não sinta pois não dói, não machuca, se seu bebê fazer a pega correta você não vai sentir dor e nem se machucar. Não deixe de amamentar seu filho, lembre-se ele é o melhor alimento que você pode proporcionar ao seu bebê. Mesmo que seja difícil nos primeiros dias não desista, pense que você está lutando pra dar o melhor para seu neném. Aleitamento materno é um ato de amor”.




Talita diz que amamentar a pequena Estella é um ato de amor



Campanha Internacional
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. Criada em 1991 como um órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a WABA é uma organização não governamental constituída por uma rede mundial de indivíduos e organizações empenhadas na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças.

Anualmente a WABA define um tema para Semana Mundial da Amamentação, que é discutido nos países como forma de unificar as comemorações em todo o mundo. O tema da #SMAM2022 é: “Fortalecer a amamentação: Educando e Apoiando”. 

Confira a programação especial da Semana Municipal de Aleitamento Materno em Diadema:

ABERTURA 
1º de agosto, Segunda-feira
• Das 13h às 17h: Abertura oficial da Semana, mesa de autoridades e palestras com especialistas.
Local: Auditório do Teatro Clara Nunes. 

 

10 de agosto, Quarta-feira
• A partir das 14h: Palestra sobre Aleitamento Materno - Tema: "Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando" – com Cláudia dos Reis Lisboa Novaes, Nutricionista e Apoiadora Institucional na Atenção Básica de Diadema
Outras atrações: Apresentação do Coral do HMD, roda de conversa com troca de experiências sobre vivências no aleitamento materno entre mães
Local: Hall de entrada da Maternidade (5º andar) do Hospital Municipal de Diadema

Programação das UBS: 

UBS ABC

- Decoração de dois painéis na unidade quanto ao tema

- Envio de material audiovisual via WhatsApp para gestantes e puérperas sobre aleitamento materno

- Sensibilização da equipe quanto ao tema e a importância da Atenção Primária à Saúde nessa luta.

 

UBS Canhema

- 11/08/2022: das 9h às 16h - “Amamentasso” - espaço de apoio e orientação ao aleitamento materno com convite para todas as puérperas da UBS

- 25/08/2022: das 9h - Roda de conversa com as gestantes enfatizando a importância do aleitamento materno, ordenha para o retorno ao trabalho, etc

- Profissionais da unidade farão sensibilização sobre a temática durante as consultas de puericultura e visitas domiciliares. 

 

UBS Casa Grande

- 31/08/2022: às 14h: Encontro de gestantes, puérperas e lactantes – Tema: Aleitamento materno e cuidados da mãe e bebê.

 

UBS Centro 

- Roda e conversa e apoio individual as puérperas que comparecem para a BCG, todas as quintas às 10h; com as profissionais: Dra. Regina, tutora Silvia e Enf. Rosi

- Plantão de dúvidas- livre demanda, todos os dias (das 10h às 18h) com Tutora Silvia

- Grupo de Shantala na última quarta-feira do mês de agosto (dia 31/08/2022), às 10h - com Enf.  e Tutora Kelly

- Entrega de uma lembrancinha com logo da amamentação 2022 e UBS Centro para as puérperas que participarem de todas as atividades do Agosto Dourado proposto pela UBS

- Decoração do andar superior da UBS com tema da SMAM 2022 - Aleitamento Materno - preparado pelos alunos da USCS e Escola ESSA de enfermagem. 

 

UBS Conceição  

- 01/08/2022: Abertura do Agosto Dourado: Decoração da unidade 

- 11/08/2022: 10h - Roda de Conversa: iniciação para amamentação com gestantes de 3º trimestre 

- 18/08/2022:  9h - Palestra: Quando o amor transborda – Enf. Carmen Viveiros e Téc. Maria Belém e Dentista Maria Luisa 

- 31/08/2022: Encerramento: Roda de Conversa com os profissionais de saúde: “Qual a importância do profissional de saúde no incentivo a amamentação”. 

 

UBS Eldorado, Inamar e Paulina 

- 03/08/2022: 9h30 – Roda de conversa sobre amamentação 

Local: Cine Eldorado (Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado) 

Público-alvo: mães, gestantes e famílias 

 

UBS Maria Tereza

- 29/07/2022: às 14h - Sensibilizando a equipe quanto ao tema: “Educando e Apoiando a Amamentação”

- 03/08/2022: às 10h - Roda de Conversa “Educando e Apoiando a Amamentação”.

 

UBS Nações

- Campanha de arrecadação de vidros para doação ao Banco de leite humano

- 24/08/2022: às 14h - Roda de conversa: A importância da amamentação para a saúde do bebê e da mulher com organização da equipe multidisciplinar (Saúde bucal, Nutricionista, Farmacêutica e Pediatra/Enfermagem)

-  Painel com explicações/ imagens da importância sobre amamentação

- Espaço instagramável com poltrona e decoração para foto da Mãe amamentando

- Cesta de Lembranças com corações vermelhos decorados com estrelas douradas escrito semana agosto dourado – UBS Nações.

 

UBS Nova Conquista   

- 12/08/2022: às 14h - Roda de conversa com as gestantes, pais, companheiros e família estendida sobre os cuidados pré-natais para a amamentação

- 26/08/2022: às 14h - Roda de conversa com mães, pais, companheiros e família estendida sobre aleitamento materno continuado e alimentação complementar saudável 

 

UBS Nogueira e Promissão

- 29/08/2022: às 14h: UBSs Nogueira e Promissão - Roda de Conversa Apoio a Amamentação - A importância da amamentação na saúde mãe-bebê para Gestantes do 3º trimestre

Participação equipe multiprofissional: Enfermeira, Dentista, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo

Local: Centro Cultural Vila Nogueira

 

UBS Nogueira

- 31/08/2022: às 14h: UBS Nogueira - Inauguração "Cantinho da Amamentação"

Dia de incentivo à amamentação: Boas-vindas, apoio e orientações as Mamães que estão amamentando.

 

Local: UBS Vila Nogueira

 

UBS Paineiras    

- 27/07/2022: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h: Oficina Estratégia Amamenta Alimenta Brasil 

- 19/08/2022: às 10h - Grupo com gestantes e puérperas - Rede de apoio ao Aleitamento Materno com Enfermeira Fran

 

UBS Piraporinha

- 17/08/2022: às 9h - Roda de conversa com as gestantes sobre amamentação e orientações com ginecologista Dr. Luis Fernando, enfermeira Cristiane e ACS. 

 

UBS São José 

- Decoração da Unidade - programado 08/08 após término da revitalização da unidade 

- 25/08/2022: às 9h – Roda de conversa “Desmistificando a Amamentação + Mamaço”, com profissionais Dra Flora, Dra Talita e Enfermeira Priscilla.  

 

UBS Serraria

- 08/08/2022: Educação em saúde sobre importância do aleitamento materno no Grupo de Planejamento Familiar 

- 31/08/2022:  Educação em saúde sobre importância do aleitamento materno; instrução sobre pega/sucção durante aleitamento, posturas e perguntas e respostas durante Grupo BCG.   

 

UBS Real 

- 22/08/2022: 9h às 11h - Roda de conversa com gestantes no dia - Tema: benefícios da amamentação (Profissionais envolvidos: Enf Janaine e Go Érica Riselli) 

Serão contempladas gestantes de todas as áreas.

 - Ornamentação da UBS com fotos 

- Sensibilização de toda equipe em todos os espaços.

 

UBS Reid    

- 18/08/2022: 9h - Roda de Conversa com as Gestantes com tema: Maternidade Real

- Mural de fotos de funcionárias que amamentaram e será aberto para usuária que queira colocar fotos amamentando 

- Disponibilização de folder sobre amamentação

- Disponibilização de folder para as empresas falando da importância da amamentação, e divulgação da sala de apoio a amamentação na UBS Parque Reid

- 20/08/2022: 9h - Ação de coleta de Papanicolau para as gestantes e roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno dia 

- Moldura para foto do Agosto Dourado

- Distribuição de lacinhos dourados com mensagens de incentivo ao Aleitamento Materno.

 

UBS Ruyce   

- Toda 5ª-feira, às 14 horas, a unidade vai realizar Sensibilização ao Aleitamento Materno, antes da aplicação da BCG

- Dia 26/08/2022: às 9 horas – retorno as atividades do Grupo de Gestantes da UBS.  

 

BOX: 

Conheça cinco benefícios da amamentação:
1 – Reduz a mortalidade infantil
2 – Fortalece os laços afetivos entre a mãe e o bebê
3 – O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida
4 – Amamentar é prático: o leite está sempre pronto, na temperatura certa, a qualquer hora e lugar 
5 – A amamentação ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar e nutricional de crianças por todo o mundo 

 

Vantagens do aleitamento materno para a saúde da mãe e da criança
1 – Reduz as chances da mulher desenvolver câncer de mama e de ovário. A cada ano que a mulher amamenta reduz em 6% o risco de desenvolver estes tipos de cânceres.
2 – A mãe que amamenta emagrece mais rápido
3 – Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2
4 – Crianças amamentadas têm melhor desempenho em testes de inteligência e se tornam adultos mais saudáveis e produtivos.

 

Texto: Tatiana Ferreira
Fotos: Mauro Pedroso e Jéssica Rayelle