O anúncio que a Prefeitura de Diadema iria suspender a cobrança de IPTU de 22 núcleos habitacionais por irregularidades gerou muitas dúvidas. Por isso, selecionamos as perguntas mais frequentes. Leia até o final para ver se a sua não está entre elas. 

1) Quais as 22 áreas (núcleos habitacionais) que tiveram os IPTU suspensos? 

PARAMARIBO

15 DE JULHO

TRÊS MOSQUETEIROS 

VERA LUCIA 

VILINHA 

MORRO DO SAMBA

CANHEMINHA

AGUIA DE OURO 

ABC III

ADEMAR MICHELS EHIS

ANDRADE BARBOSA

BERLIN

CÁSSIO

INAMAR II 

MACAÉ 

MOMBAE

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOVA SERRANA 

VILA ELEONOR

TUIUTI

TAKEBE 1 (Takebinho)

PAU DO CAFÉ EHIS

 

2) Quantas pessoas moram nesses locais? 

11580 pessoas

 

3) O IPTU e a taxa do lixo foram cancelados para todo mundo? 

Não. Se você não mora em nenhuma das 22 áreas, precisa pagar normalmente o IPTU e a taxa de lixo, que será cobrada na conta de água ou em carnê separado. É importante destacar que a cobrança da taxa coleta e destinação de resíduos domiciliares (taxa de lixo) passou a ser cobrada separadamente na conta de água e esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)  ou por outro carnê por decisão da gestão passada, conforme Lei Municipal nº 3.949/20.

 

4) Como faço para descobrir se fui contemplado nessa suspensão de IPTU?

Primeiro, cheque se você mora em uma das 22 áreas. Se tem alguma dúvida, ligue no Departamento de Regularização Fundiária da Secretária de Habitação no telefone 11 4057-8090, que nossa equipe está com a listagem de todas as pessoas que foram contempladas e vai checar se você está entre elas.

 

5) Eu moro em uma das 22 áreas e já paguei o carnê. O que faço? 

Você tem direito à restituição,  mas estamos solicitando para aguardar um pouco, pois a Secretaria de Finanças ainda está estudando como será feito o ressarcimento do valor. Mais informações pelo telefone  4057.8066 ou  e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

 

6) Eu posso escolher não pagar a taxa de lixo? 

Reforçamos que a cobrança da taxa coleta e destinação de resíduos domiciliares (taxa de lixo) passou a ser cobrada separadamente na conta de água e esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)  ou por outro carnê por decisão da gestão passada, conforme Lei Municipal nº 3.949/20. Por isso que o valor do IPTU veio um pouco mais baixo este ano. Caso você não pague a taxa de lixo, serão cobrados juros devido à lei aprovada pela administração anterior.

 

7) O IPTU venceu dia 21 e so recebi o carnê nessa semana. Vou pagar multa? 

Não.  A Prefeitura de Diadema adiou para 05 de fevereiro os vencimentos da parcela única e da primeira parcela do carnê de IPTU e da taxa de lixo para não prejudicar os moradores e moradoras que ainda não receberam os boletos em casa. Os carnês e boletos poderão ser pagos em qualquer banco sem acréscimos mesmo constando ainda os vencimentos anteriores. A Secretaria de Finanças da gestão Filippi detectou que está ocorrendo atraso na entrega desses carnês pelo Correio, cuja operacionalização foi de responsabilidade da gestão anterior. É importante esclarecer que a partir da segunda parcela, as datas que constam nos carnês serão mantidas (21 e 22 de cada mês). Mais informações pelo telefone  4057.8066 ou  e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Diadema