Por: Marcos Luiz

A palhaça Lola Brígida, do grupo Doutores da Alegria, vai se apresentar no Circo Escola Diadema, neste sábado, 18/05, às 10 horas. Acostumada a divertir crianças em hospitais públicos, ela agora sobe ao picadeiro com o espetáculo solo “Sempre Diva”, um recital de ópera, que conta com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. A atração, promovida pela Secretaria de Cultura de Diadema, tem entrada franca.

“Com ares de diva, Lola Brígida chega para cantar e, pouco a pouco, vê o mundo desabar à sua volta”, explica a atriz Luciana Viacava, que começou sua carreira no teatro. “Fui me aprofundando, passei por teatros, pelas ruas, por vários eventos e hospitais, até que, finalmente, cheguei ao circo”, conta. “Enfim, me apaixonei pela magia do picadeiro e seu potencial artístico”, explica Luciana, que é integrante do reconhecido grupo Doutores da Alegria, introdutor da arte do palhaço no universo da saúde, atuando, principalmente, junto ao público infanto-juvenil em hospitais.

“Parcerias como essa permitem oferecer, gratuitamente, uma diversidade de espetáculos de circo, teatro e outras linguagens”, explica o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas. “Além de divertir o público em geral, queremos que essas atrações especiais contribuam na formação dos alunos das oficinas culturais da Prefeitura”, concluiu Eduardo.

Além da apresentação da palhaça Lola Brígida, o público que for ao evento poderá usufruir de programação complementar. Já a partir das 9h, a Prefeitura vai oferecer uma sessão de matroginástica, que visa despertar a família sobre a importância da prática da atividade física para o desenvolvimento das crianças. Na sequência, será a vez dos artistas do Circo Escola Diadema fazerem uma apresentação de boas vindas às crianças e adultos.

Circo Escola Diadema - Atualmente, Diadema oferece 1.800 vagas em oficinas de circo e nos dez anos de parceria entre a Prefeitura e o Programa mais de 8 mil pessoas fizeram as formações. O Circo Escola também foi ganhador do prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e, em 2018, recebeu o prêmio Governador do Estado, Categoria Circo, Voto Popular. Este ano o Circo recebeu a certificação do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura/ Secretaria da Diversidade Cultural para também atuar como Ponto de Cultura.

Ficha técnica - Direção: Ronaldo Aguiar; Elenco: Luciana Viacava; Direção Musical: Marcelo Pellegrini; Produção Musical: Surdina; Figurino: Inês Sacay; Criação e Confecção de Mágica Cômica: Dario França; Costureira: Benê Calistro; Preparação de Canto Lírico: Julio Assad; Arte, Fotografia e Vídeo: Tatá Oliveira

Serviço:

“Sempre Diva”, com a Palhaça Lola Brígida

Local: Circo Escola Diadema - c/ entrada franca - Informações: 4044-5263

Data: 18/5 (sábado), às 10h

Endereço: Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 – ao lado da Praça CEU das Artes, Jardim União

Outubro 2019
Do Se Te Qu Qu Se