Tamanho do Texto

 

O sistema de saúde é complexo e conhecê-lo pode ser fundamental para procurar o serviço específico no momento certo

Por: Renata Nascimento

Em Diadema, a rede municipal de Saúde conta com 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Especialidades Médicas Quarteirão da Saúde (QS), dois Pronto Atendimentos, Hospital Municipal (HM), Pronto Socorro Central (PSC), SAMU, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Referência em HIV, IST e Hepatites Virais, Centro de Controle de Zoonoses, Departamento de Vigilância à Saúde, Transporte Sanitário Ambulatorial, entre outros serviços. Conhecê-los é importante para procurar o serviço específico em cada situação e receber o atendimento mais adequado.

“Cada serviço que compõe a rede possui características próprias e realiza diferentes ações para promoção, prevenção, assistência e reabilitação em saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), por exemplo, são serviços que devem ter proximidade e construir grande vínculo com os usuários, apresentando-se como portas de entrada prioritárias para o sistema municipal de Saúde”, explica o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

As UBS realizam o acompanhamento das condições de saúde da população, em todas as fases como infância, juventude e vida adulta. Os cuidados de pré-natal para gestantes, de puericultura para crianças e de doenças crônicas como a hipertensão e a diabetes, por exemplo, têm destaque entre as ações realizadas pelas Unidades. Além disso, o atendimento pela equipe multiprofissional é feito com agendamento prévio ou em caráter de urgência, para condições leves como febre, sintomas gripais, tosse e assaduras. Durante a consulta na Unidade é feito encaminhamento ao especialista, quando necessário. As UBSs também realizam aplicação de vacinas, testes rápidos, troca de curativos, tratamentos odontológicos, entrega de medicamentos e grupos de orientação.

O Quarteirão da Saúde oferece mais de 30 especialidades médicas para realização de consultas e exames agendados e encaminhados pela UBS. O complexo abriga o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Centro de Referência de HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, que oferece diagnóstico, tratamento e acompanhamento multiprofissional, além de palestras e outras ações educativas. Tanto as UBSs como o QS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O cuidado em Saúde Mental é oferecido em três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, um CAPS Álcool e outras Drogas, que funcionam 24h, e um CAPS Infanto-Juvenil. O município também conta com uma residência terapêutica para abrigar pessoas vindas de internação de longa permanência em hospitais psiquiátricos e que já não possuem mais vínculos com a família de origem. Para casos de menor complexidade, as Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento em saúde mental e grupos terapêuticos. Em momentos de crise, o paciente pode ser encaminhado ao pronto socorro de psiquiatria do Hospital Municipal.

24 horas

Serviços como Pronto Atendimento Eldorado e Paineiras e o PSC são mais adequados para levar uma pessoa quando ela está inconsciente, com dores fortes, queimaduras ou situações de maior complexidade. Casos mais graves, que precisem de atendimento de emergência, internação, cirurgia ou partos devem ser encaminhados para o Hospital Municipal. 

Outro serviço disponibilizado pela Prefeitura é o Transporte Sanitário Ambulatorial, que transporta pacientes para realizar tratamentos como quimioterapia e hemodiálises, por exemplo. Para ter acesso é necessário passar por uma avaliação realizada nas UBSs.

Para monitorar os índices de saúde, investigar casos de doenças com notificação obrigatória, realizar campanhas de vacinação, orientar população e empresas para diminuir os risos sanitários em qualquer estabelecimento e incentivar a prevenção de doenças e promoção da saúde, o município possui o Departamento de Vigilância à Saúde. Sob sua coordenação estão o CCZ, o Cerest, o Serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), além do Serviço de Vigilância Sanitária (Visa).

 

Junho 2019
Do Se Te Qu Qu Se
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6