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No Dia do Consumidor, o Procon de Diadema traz alertas e dicas de como evitar cair em golpes envolvendo empréstimos

Por: Heloisa Vieira

Com a promessa de reduzir o valor das parcelas de uma dívida que o cidadão já possui, estelionatários vêm aplicando golpes com frequência, especialmente em pessoas da Terceira Idade que têm empréstimo consignado. Por isso, o Procon de Diadema traz algumas orientações aos consumidores para evitar esse tipo de transtorno.

O golpe funciona da seguinte forma: estelionatários entram em contato com as vítimas inicialmente pelo telefone, se identificam como funcionários de bancos ou financeiras e oferecem a quitação da dívida  que a pessoa já possui em troca de um novo financiamento com suposta condição de pagamento com menor taxa de juros e, consequentemente, valor menor da parcela mensal. Quando a vítima aceita esse novo empréstimo, o falso atendente solicita o endereço para que o contrato seja entregue e assinado pessoalmente. Com o documento assinado, o estelionatário consegue o valor do empréstimo que é creditado em sua própria conta, e não na do solicitante. A vítima do golpe  passa então a pagar o valor de dois empréstimos.

Para evitar cair neste tipo de golpe, o Procon de Diadema alerta que é importante manter sempre contato com o banco ou financeira que você já possui empréstimos para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir ao longo do tempo. “É importante buscar conhecer e sempre pesquisar sobre a empresa que está oferecendo esse crédito antes de assinar contratos, que devem ser lidos com muita atenção e assinados sempre em agências, nunca em casa”, orientam os técnicos do Procon.

Dia do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, criado em 1983, serve para lembrar os direitos das pessoas que adquirem bens ou serviços de um fornecedor de receber algo com qualidade e preço justo, sem enganar o comprador. 

No Brasil, esses direitos são garantidos pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor. O código brasileiro estabelece os direitos e obrigações para consumidores e fornecedores, com o objetivo de evitar prejuízos para ambos. 

Procon Diadema

O Procon Diadema foi criado em julho de 1993 como membro conveniado da Fundação Procon do Governo do Estado de São Paulo e integra a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Com a missão de atuar em defesa do consumidor e também equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, o Procon não possui qualquer vínculo com empresas. Regularmente, são realizadas palestras e orientações para o consumo.  

O Procon está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 400, e atende das 9h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira com distribuição de senhas e pré-agendamento pelo telefone  4053-7204.

 

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