Tamanho do Texto

Por: Keila Macedo

A Secretaria de Defesa Social de Diadema realiza até o mês de abril a Operação Verão, que consiste em uma série de ações para prevenir os efeitos contra as fortes chuvas que ocorrem nesta época do ano, além de atendimentos emergenciais. 

Desde dezembro a equipe da Defesa Civil vistoriou as áreas de risco, onde existe a possibilidade de alagamentos ou desastres naturais, e orientou preventivamente os moradores entregando cartilhas com informações referentes às chuvas; “Como proceder nas Emergências de Verão”; “O que fazer durante Tempestades e Como se proteger das Tempestades”; “Raios – Verdade sobre Raios” e “Defesa Civil para Crianças”. Este material também está sendo distribuído à população durante as ações do Programa Mãos à Obra. 

A Prefeitura vem trabalhando preventivamente realizando os serviços de manutenção na cidade por meio do Programa Mãos à Obra. Durante o ano de 2018, o programa percorreu as 11 regiões e executou serviços de tapa buraco, limpeza de boca de lobo (água de chuva), reforma de galerias, troca de lâmpadas, remoção de entulhos e bagulhos, pintura de guias, sinalização de trânsito, poda de árvore, capinação, roçada, reparos em abrigos de ponto de ônibus, reforma de escadarias, notificação de veículos abandonados entre outros. 

As secretarias de Defesa Social, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Serviços e Obras, Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania e Educação trabalham integradas durante a Operação Verão. 

“Intensificamos as ações da Defesa Civil durante a operação, orientando a população com uma abordagem mais educativa sobre os principais cuidados que devem ter neste período de fortes chuvas. Monitoramos os efeitos e realizamos atendimentos. Em caso de emergência os moradores devem ligar para Defesa Civil no telefone 199 ou Corpo de Bombeiros 193”, afirmou o secretário de Defesa Social, Paulo Fagundes. 

Plano Operação Período de Chuvas

O plano preventivo de Defesa Civil de Diadema, denominado “Operação Período de Chuvas”, vigora conforme o Decreto nº 6960 - 07/12/2014, e atende ocorrências provenientes de desmoronamento, alagamento/enchente, risco estrutural, tempestade, raios e ventos fortes e queda de árvore.

A Defesa Civil conta com Kit Estiagem que contêm luvas, lanternas, abafadores, facões e cantil, para combater fogo em mata e estoque de material informativo, além de cestas básicas, colchões e cobertores, para doar aos moradores em caso de enchentes e outros desastres naturais.

Piscinão

A manutenção, limpeza e operação dos piscinões Piraporinha/Casa Grande e Ecovias Imigrantes são de responsabilidade do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura acompanha mensalmente a execução dos serviços. 

Serviço

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

GCM - Central de Operações: 156

SAMU: 192

Polícia Militar: 190