Tamanho do Texto

Por: Heitor Bisi  

A Defesa Social de Diadema divulgou nesta quinta, dia 27, o balanço final da Operação Natal Seguro. Durante 14 dias, entre 12 e 24 de dezembro, em três centros comerciais da cidade (nos bairros Centro, Piraporinha e Serraria), o policiamento foi reforçado, para ampliar a segurança das pessoas que fazem compras nesses centros comerciais.   

No total, a Guarda Civil Municipal realizou 2.111 rondas operacionais, revistou 312 pessoas, vistoriou 54 motocicletas, conduziu três pessoas às Delegacias de Polícia e elaborou 34 Boletins de Ocorrências. 

“A GCM durante esse período ampliou seu efetivo de policiamento nas ruas e percorreu todas essas regiões a pé, com viaturas e em motos”, diz o secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Fagundes.  Ele afirma que o número de rondas feitas nesse período foi aumentada, o que permitiu garantir a segurança e a tranquilidade para moradores realizarem suas compras de Natal. “Esse acréscimo se tornou necessário, uma vez que o fluxo de pessoas foi maior nos centros comerciais nesta época”, conclui Fagundes.

Moto recuperada

Durante as operações de policiamento da Operação Natal Seguro, destacou-se a ocorrência de prisão em flagrante realizada pelo policiamento de moto no dia 22. Nessa data, às 18h20, os GCMs detiveram uma pessoa, de 19 anos, desempregado, que junto com seu comparsa tentou assaltar, com arma de brinquedo, a moto da marca Yamaha, modelo Fazer, na altura do número 67 da Avenida Piraporinha.  

Os guardas perceberam a ação dos bandidos e deram voz de prisão a eles. Gustavo saiu em fuga pela Avenida e foi detido alguns metros adiante; já seu comparsa saiu correndo e não foi mais localizado. Gustavo foi encaminhado ao 3º Distrito Policial (Taboão). Ele responderá pelo crime de roubo (artigo 157, parágrafo 2º, II, do Código Penal). A pena é de quatro a dez anos de prisão e multa. A moto foi devolvida ao seu dono.     

Operação Anjos da Lei

A realização da Operação Natal Seguro marca também a ampliação do contato entre a Guarda Civil Municipal, comerciantes e população. Em 2019, a Prefeitura lançará a Operação Anjos da Lei. “A ideia é fortalecer a aproximação do efetivo com a comunidade, que nos fornecerá subsídios para uma atuação eficaz no combate ao crime”, diz o secretário. 

De acordo com o secretário Paulo Fagundes, serão destinadas, a cada uma das onze regiões da cidade, viaturas da GCM para a prevenção de delitos. “Essa ação, junto com a criação de novo layout para viaturas e uniformes, vai ampliar a percepção de segurança por meio da presença policial”, afirmou o secretário.  

A Secretaria de Defesa Social também vai continuar a integração com todos os agentes de segurança que atuam no município (Polícias Civil e Militar), por meio de ações conjuntas e planejamento operacional. 

 

Março 2019
Do Se Te Qu Qu Se
24 25 26 27 28 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6