Tamanho do Texto

Plano de Desenvolvimento Econômico atrai novos empreendimentos e oferece vantagens para empresas já instaladas

Por: Keila Macedo

Cerca de 200 empresários assistiram nesta quarta-feira, 5/12, o 2º Fórum da Cidade, no Ciesp Diadema. Na oportunidade, o prefeito Lauro Michels apresentou novos benefícios do Plano de Desenvolvimento Econômico.

O Plano de Desenvolvimento Econômico visa garantir o crescimento da cidade, atrair novas empresas e gerar trabalho e renda. O Plano contempla diversas legislações que, integradas, vão trazer benefícios à cidade, aos empresários e aos moradores. O Plano de Desenvolvimento Econômico tornou-se possível devido à nova Lei de Incentivo aprovada na Câmara Municipal que é amparada pela Lei Complementar 453 de 25/10/2018, garantindo que empresas industriais, comerciais e prestadores de serviços tenham descontos em impostos como Imposto Predial Territorial Urbano- IPTU, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis-ITBI, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e taxas. A instalação, ampliação, modernização e reativação da atividade econômica de empresas optantes pelos Simples Nacional, considerando a função social e expressão econômica do empreendimento, também terão incentivos revertidos em descontos no IPTU de 50% por até 5 anos. 

O prefeito Lauro Michels apresentou também as principais realizações que a Administração vem implantando, buscando a modernização, mais eficiência do serviço público e o desenvolvimento da cidade. Entre os principais projetos estão o Aplicativo Tô Ligado, Diadema Digital, Código de Posturas, Revisão do Plano Diretor, Cejusc, pagamento no cartão de crédito e débito, Atlas Ambiental, Programa de Parcelamento Incentivado, entre outros.

“A prefeitura vem desenvolvendo um conjunto de ações focando no progresso da cidade. Este trabalho começou no início de nossa gestão com intuito de oferecer mais oportunidades para gerar economia e renda dentro do município. O Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma ferramenta. Diadema está se preparando para o futuro”, comentou o prefeito Lauro Michels. 

O Plano de Desenvolvimento Econômico já está ativo. Os participantes no evento receberam um cartão com chip com todas as informações do plano. As equipes das secretarias de Finanças, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Assuntos Jurídicos estão à disposição para esclarecer possíveis dúvidas. 

“Quero parabenizar o governo pela iniciativa. Com certeza, o desconto do IPTU faz a diferença para os empresários. Gostaria de reforçar o nosso compromisso, que também devemos assumir e colaborar com o contínuo crescimento de Diadema”, comentou Mauricio da Costa, representante da Uniforja - Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalúrgica. 

Fórum da Cidade

O Fórum da Cidade surgiu com o objetivo de discutir com a população, empresários, indústrias e instituições de ensino, alternativas para o desenvolvimento do município, criando interação e relacionamento entre a Administração Municipal e os diversos setores produtivos. Em sua primeira versão, o Fórum discutiu a revisão do Plano Diretor, buscando entender qual é a real vocação do município e políticas públicas que contribuam para o crescimento de Diadema nos próximos anos. O Plano Diretor tem abordado seis eixos nas discussões: Política Habitacional; Meio Ambiente; Comércio; Indústria; Serviços e Tecnologia; e Infraestrutura Urbana.