Tamanho do Texto

 

Viagem faz parte de intercâmbio mantido com a ONG alemã Gangway

Por: Beatriz Lucas

Nesta terça-feira, 4/12, sete integrantes do Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima viajam para Berlim, Alemanha. Com duração de duas semanas, a experiência internacional integra um intercâmbio cultural e artístico mantido com o projeto Street College, da ONG alemã Gangway.

O objetivo é mostrar as experiências desenvolvidas no Programa Cidade na Escola que atende mais de 1.500 crianças de 18 escolas da rede municipal de Diadema. O projeto Street College, da Gangway, surgiu em Berlim, em 1990, após a queda do Muro. Na época, a cidade enfrentava uma onda de violência provocada por gangues, formadas por jovens que passavam a maior parte do dia nas ruas. Com foco na cultura Hip Hop, a Gangway foi uma das ONGs que surgiram para reverter essa situação.

“Vários artistas e educadores alemães já vieram a Diadema conhecer nossa metodologia de trabalho. E essa já é a quarta vez que vamos para Berlim. A ideia da viagem é promover a troca de experiências entre os arte-educadores do Matéria Rima com os alemães”, conta o coordenador do Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, Jodson do Nascimento Silva, o Joul.

O Matéria Rima ministra oficinas de Hip Hop (rap, dança, graffiti, discotecagem) no contraturno escolar, uma vez por semana. Em 2015, o Programa Cidade na Escola, em parceria com o Matéria Rima, conquistou o Prêmio Itaú-Unicef, categoria pequeno porte como experiência bem sucedida em Educação Integral. Este ano ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil na categoria 2 (Parceria em Ação), com a EM Deputado Freitas Nobre.