Tamanho do Texto

Por: Beatriz Lucas e Iara Santos Luz

Nesta segunda-feira, 05/11, Diadema foi premiada por três projetos realizados no CEU das Artes. Sendo eles: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Festa Comunitária Cidadã e Projeto Férias no CEU das Artes - Mini Circo. A premiação trará para o município recurso da ordem de R$ 45 mil reais que serão aplicados na continuidade e ampliação dos projetos e também na manutenção do espaço cultural que recebe mensalmente milhares de pessoas.
O prêmio é uma iniciativa do Governo Federal, via Ministério da Cultura – MinC, por intermédio da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural – SEINFRA. Ele tem como objetivo reconhecer e incentivar, por meio de recursos financeiros, iniciativas socioculturais realizadas nos Centros de Artes e Esportes Unificados – Praças CEU de todo Brasil.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizado pela SODIPROM, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), oferece atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
“O reconhecimento, por meio destes três prêmios, reforça que o nosso trabalho está no caminho certo. Nosso objetivo é aprimorar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecidos aos moradores de Diadema”, destacou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.
O SCFV faz parte dos serviços de Proteção Social Básica/Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social realizado com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). As intervenções sociais acontecem a partir de situações que desafiam, estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas histórias, de vivências individuais, coletivas e familiares.
A Festa Comunitária Cidadã está relacionada às ações socioculturais que acontecem no CEU das Artes e que são realizadas em parceira com a comunidade e também com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Os eventos envolvem apresentações musicais, roda de capoeira, teatro, dança e, ainda, manifestações de origem popular, como a festa junina “Arraiá no CEU”, que traz para população local o contato com a cultura caipira por meio de brincadeiras e degustação de comidas típicas. As atrações artísticas contam com a participação de integrantes das oficinas culturais oferecidas no espaço. 
Já o Projeto Férias no CEU das Artes - Mini Circo é realizado no período das férias escolares, meses de janeiro e julho, em parceria com o Programa Circo Escola, secretarias de Educação e Cultura. Consiste na apresentação de números e espetáculos do universo do picadeiro em um mini circo montado na Praça CEU. Também são oferecidas às crianças e participantes oficinas, visando a divulgação das artes e cultura circense. 
Para o secretário de Cultura, Eduardo Minas, a premiação é mais um incentivo ao trabalho realizado pelo CEU das Artes. “Além de divulgar o que acontece no local, um prêmio também traz orgulho para a cidade porque reconhece o trabalho dos profissionais e dos moradores envolvidos nos projetos”. 
Localizado na divisa dos bairros Serraria e Inamar, o CEU das Arte (Centro de Artes e Esportes Unificados) é um espaço aberto à população com pista de skate e de caminhada, parque infantil e área com paisagismo. Ainda faz parte do complexo um telecentro, uma biblioteca, uma sala multiuso para apresentações teatrais e exibições de filmes e outras ações artísticas. Todas as atividades oferecidas pela unidade são gratuitas.

CEU das Artes
Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União
Tel. 4043-5476.

Novembro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1