Tamanho do Texto

 

Por: Lucas Montagnini 

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Diadema dará início na próxima segunda-feira, 5/11, à 17ª edição da Kizomba, a Festa da Raça.

O evento sobre a cultura negra será realizado em diversos locais da cidade. Com o tema “130 anos de abolição da escravidão: Avanço, Luta e Resistência”, os moradores poderão prestigiar uma programação especial, destacando as questões raciais no município e promovendo  a reflexão. Durante todo mês ocorrerão homenagens a membros da cultura afro, batalhas de rimas, missas da comunidade negra, caminhadas e festas típicas.

Sendo a 4ª cidade com maior população negra do Brasil, Diadema realiza o evento para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra desde 2000. A cada edição é feita uma programação diferenciada com o objetivo de celebrar a cultura, tradições e direitos dos negros, para que a cultura afro-brasileira seja difundida no município. 

“A questão do racismo sempre foi discutida em Diadema, mas em tempos atuais, o assunto está muito em pauta. Por isso, eventos como o Kizomba servem para mostrar que a oportunidade e igualdade devem ser a mesma para todos”, disse Jurandir de Souza, da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR).

Durante todo o mês de novembro, serão realizados diversas atividades, como a palestra de Márcia Damaceno, coordenadora do Fórum Benedita da Silva, e Reginaldo Bombini, que vai falar sobre “Homens Unidos Contra a Violência Doméstica e Familiar”. No dia 23/11, haverá o lançamento do livro “Movimento Negras na Cidade de Diadema”, de Márcia Damaceno, na Câmara Municipal. Além disso, 

O encerramento será na Associação dos Funcionários Públicos de Diadema, no dia 7/12, com o Baile Nostalgia e o encontro com as cortes de carnaval que já passaram pelo município (convidados e representantes das escolas de samba), além da comemoração ao Dia do Samba, que é celebrado nacionalmente no dia 2 de dezembro.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

CREPPIR

A Prefeitura de Diadema conta com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), cujo objetivo é combater o racismo, preconceito e a discriminação. 

Instituída pela Lei Municipal 2.810 de 23 de outubro de 2008, a Kizomba é apenas uma das festas realizadas pelo CREPPIR. Outro exemplo de comemoração é a Festa Águas de Iemanjá, realizada em fevereiro em homenagem à divindade considerada a rainha do mar. O evento reúne palestras, exposições e música da cultura afro. 

 

Novembro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1