Tamanho do Texto

 

Por Heloisa Vieira

Lívia Silva Ferreira, de 5 anos, chegou animada junto com seus colegas de classe ao Teatro Clara Nunes. Seus olhos brilhavam e sua voz se unia ao coro de crianças a cada vez que Nina, personagem principal da peça apresentada, fazia uma pergunta ao público. “Eu gostei muito da peça e de vir no teatro. Aprendi que não pode jogar lixo na rua e que agora eu sou uma guardiã da natureza”, destacou a aluna da EMEB Cecília Meireles, de Diadema.

A apresentação que Lívia assistiu hoje, 11/10, faz parte da programação do Outubro especial, evento realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, e que traz durante todo o mês atrações voltadas aos alunos das escolas municipais. Com peças teatrais, shows de palhaços e apresentações de dança o objetivo é proporcionar momentos de cultura, lazer e divertimento aos pequenos.  

“Neste mês, organizamos atividades culturais para todos os estudantes. São apresentações nas unidades escolares e também atividades externas, todas com o objetivo de proporcionar às crianças um momento lúdico e significativo para o desenvolvimento”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

O espetáculo Nina na Terra dos Ipês apresentou noções de sustentabilidade aos alunos por meio de músicas, que ajudaram a contar a história e a manter o clima lúdico sobre o Clara Nunes. “Eu gostei muito da Nina. Ela me ensinou que não pode gastar água e que eu tenho que cuidar da natureza”, disse Daniel Soares, 4 anos, aluno da EMEB Heitor Villa Lobos.

Eizeth Reis, professora da EMEB Heitor Villa Lobos, ressalta a importância de atividades como esta na vida das crianças. “Abre-se um leque de oportunidades diante deles. É uma chance enorme de enriquecê-los culturalmente. Quando retornarmos a sala de aula, conseguimos fazer uma roda de conversa e eles compartilham aquilo que aprenderam e qual impacto a ida ao teatro gerou na vida deles”.

“As atividades planejadas para este mês buscaram favorecer momentos de vivências que são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Será um mês especial e de muita alegria”, pontuou Tatiane Lamarca.

Para conferir a programação do Outubro Especial clique aqui.