Por: Larissa Thayla e Beatriz Lucas

Nesta sexta-feira, 28/9, os alunos do curso “Práticas de Meditação”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), receberam os certificados de conclusão das aulas, realizadas no Parque Ecológico e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paineiras e Eldorado.

Fruto de uma parceria entre o FSS e a Secretaria de Saúde, o curso faz parte do Projeto Diademais Saúde, que é organizado por profissionais da Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos Artes e Ciências (AGEACAC) de Diadema, e busca difundir técnicas e benefícios da meditação para promoção da saúde e equilíbrio interior. Esta foi a primeira edição do curso voltada somente para os profissionais de saúde e teve a finalidade de qualificar e capacitar os profissionais para que possam oferecer a terapia aos pacientes e funcionários de forma mais aperfeiçoada.

“A meditação traz inúmeros benefícios para a nossa vida, como conhecimentos e reflexões. Foi um curso rápido, mas, com certeza, de grande valia. O objetivo é fazer com que os formandos possam multiplicar a prática nas UBSs, porque toda população precisa do conhecimento e cuidado que a meditação proporciona”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha.

Duas turmas, cada uma composta por 25 profissionais, concluíram o curso, sendo que 2 profissionais de cada UBS do município participaram. Com duração de 40 horas, a capacitação foi ministrada nos meses de junho e agosto deste ano, pela coordenadora do AGEACAC, Karla Christina Oliveira. “O ponto mais importante é fazer com que os profissionais experimentem e vivenciem essa experiência antes de levá-la para outras pessoas, promovendo o autoconhecimento e a reflexão”, explicou.

Durante as aulas, que foram intercaladas entre práticas e teóricas semanalmente, foram abordados temas como meditação informal, técnicas de respiração, relaxamento, reflexão e ações conscientes, além de estudos da parte científica, antropológica e histórica da meditação.

Maria Rosinelda, Agente Comunitária de Saúde da UBS Vila São José, já conhecia um pouco da meditação e adorou quando foi convidada para participar do curso. “Foi uma experiência única. A quantidade de técnicas e informações que adquiri durantes as aulas não tem preço. Espero que eu consiga dar frutos e que esses frutos se multipliquem no meu ambiente de trabalho”, disse.

A iniciativa busca fazer parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que por meio do Sistema Único de Saúde, utiliza recursos terapêuticos e tratamentos alternativos à medicina. Ainda, de acordo com Karla Christina, o fato da meditação ter sido reconhecida como terapia contribuiu para a capacitação. “Estamos buscando alternativas que não sejam somente os remédios, implementando, assim, a desmedicalização e incentivando o Uso Racional de Medicamentos”, finalizou.

Também esteve na cerimônia o Coordenador de Atenção Básica do município, Douglas Schneider.

Outros cursos

Na manhã de ontem, 27/09, o Fundo Social de Solidariedade formou mais 20 profissionais do Programa Frente Trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados, dos cursos de pedreiro e assentador de pisos e azulejos, foi realizada no pré-moldado da Secretaria de Serviços e Obras.

A bolsista Maria Alves dos Santos destacou a importância dessa oportunidade. “O Fundo Social está dando chance para as pessoas se reerguerem e terem uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho. O Programa Frente de Trabalho faz o que muitas empresas deveriam fazer. Estou muito feliz e grata por este momento”.

“A ideia de capacitar os bolsistas do Frente de Trabalho é para que, ao final do contrato, eles possam ter uma experiência maior para ingressar no mercado de trabalho”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha.

O Fundo Social de Solidariedade oferece diversos cursos gratuitos, entre eles, o de assistente de cabeleireiro, de manicure e pedicure, de maquiagem, de depilação e design de sobrancelhas, de modelagem, corte e costura. Em breve, novas turmas serão abertas. Para manter as ações, o FSS realiza bazares e ações beneficentes e toda a renda é revertida para cursos e projetos sociais.

Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema

Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Dirce