Tamanho do Texto

 

Por: Alana Calixto

Na manhã desta quarta-feira, 13/6, foi realizada, no Quarteirão da Saúde, a 1ª edição do Observatório da Paisagem: os Resíduos dos Serviços de Saúde, em Diadema. O evento teve como propósito divulgar as ações voltadas para a destinação correta dos resíduos dos serviços de saúde, como seringas e luvas, que se baseiam em aperfeiçoar as práticas de descartes; atuando na prevenção de acidentes e doenças dos servidores. 

Para isso, esses processos devem ser planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, seguindo o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde). Este plano compõe um conjunto de procedimentos dispostos nas legislações da ANVISA RDC 306 e CONAMA 358. Ele, por exemplo, desobrigou a incineração ou queima de produtos, que podem ocasionar o aumento de gases poluentes.  Já o PGRSS busca promover reuniões e atividades para orientar os funcionários sobre os procedimentos mais adequados, realizar campanhas e diagnósticos sobre o descartes, identificar e qualificar os lixos públicos, de acordo com a linha de risco de produtos, como inflamáveis e materiais de laboratório. 

As ações do Plano de Gerenciamento refletem de forma positiva à população, de acordo com o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori, uma vez que os produtos que apresentam risco à saúde dos munícipes têm seu descarte adequado, assegurando o bem-estar e preservando o meio ambiente. “O compromisso com a gestão dos resíduos impacta diretamente na preservação ambiental e a promoção da saúde dos funcionários repercute positivamente na forma de trabalho e consequentemente aos serviços prestados à cidade”, afirmou Luiz Cláudio Sartori. 

Andréia De Conto Garbin, representante do Departamento de Vigilância à Saúde, conta que o Plano visa, ainda, a diminuição e reutilização desses resíduos. “No Observatório, nosso debate promove, principalmente, a conscientização e maneiras de reciclar esses materiais”. 

A 1ª edição do Observatório contou com as presenças de representantes das UBSs Parque Reid, Casa Grande, Piraporinha, além dos profissionais do Quarteirão da Saúde, do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e dos ecopontos. Outras secretarias que participaram da elaboração das ações foram a de Gestão de Pessoas, de Serviços e Obras e de Meio Ambiente.

 

 

Outubro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3