Tamanho do Texto

 Por: Beatriz Lucas 

Na segunda participação nos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), realizados de 7 a 11 de março em São Vicente, Diadema conquistou uma medalha de bronze no buraco, na categoria feminina, ficando em 15º lugar na classificação geral dos jogos. Além do buraco, os competidores se destacaram no tênis de mesa masculino, 4º lugar, e no atletismo feminino, 8º lugar. Em relação ao ano passado, Diadema subiu 12 posições na classificação geral.

A equipe de 35 integrantes do Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) participou também de modalidades de dança de salão, dominó, voleibol adaptado, truco, natação, bocha, dama e xadrez. 

“Tivemos um grande avanço na posição do ranking, comparado com a nossa primeira participação no JORI em 2017. Estamos muito felizes com a colocação dos nossos participantes e temos certeza de que eles também estão se sentindo muito bem por terem melhorado. Cada vez que atingimos nossas meta, aumentamos a satisfação pessoal e a autoestima”, afirmou  a secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Para o gerontólogo e coordenador do CCMI, Tiago Ordonez, a participação no JORI é mais do que uma busca por medalhas - é a promoção e a valorização dos idosos. “É incrível como eles se integram por meio de atividades esportivas. Isso facilita o convívio social, a saúde e o bem-estar”. Tiago destacou a participação das mulheres. “Elas foram as que mais pontuaram e também a maioria da delegação”. 

Para Marlene Gallo, de 74 anos e vencedora da medalha de bronze pela modalidade de buraco feminino em dupla, participar do torneio foi uma experiência positiva. “A disputa pelo terceiro lugar foi acirrada. Estou muito feliz pela conquista”, contou. 

Já Osvaldo Fernandes, de 62 anos, disputou  na categoria de tênis de mesa e conquistou o 4º lugar na modalidade. “Não esperava chegar nesta posição. Foi difícil passar por todas as etapas. Na última disputa, perdi por 3 sets a 2 para o vencedor do ano passado”, explicou. 

JORI

O JORI é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, junto as Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Em sua 22ª edição, o JORI reuniu mais de 1.700 atletas de 30 municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista que disputam entre 14 modalidades diferentes.

CCMI

O CCMI oferece atividades de artesanato como pintura em tela e em tecidos, origami, petit aplique, atividades físicas como ginásticas, voleibol adaptado para a 3ª idade, tênis de mesa, ioga, danças, jogos de mesa como baralho, dominó e atividades assistenciais como a oficina de memória e o grupo de serviço de fortalecimento de vínculos. Também promove passeios, festas e participa de competições para trabalhar a convivência. 

Hoje há aproximadamente 40.000 idosos no município de Diadema. Desses, mais de 400 são cadastrados no Centro de Convivência da Melhor Idade.

Serviço:

CCMI 

Rua Paquetá, 23, Jd. Rosinha

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Tel. 4056-8484

 

Setembro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6