Tamanho do Texto

Por: Heitor Bisi

A Prefeitura de Diadema está concluindo a manutenção e conservação de 21 escadarias da região central. Trata-se do programa “Nossa Escada, Seu Acesso – Você e Diadema ainda mais Perto” lançado em fevereiro. O novo programa realizará a manutenção das 118 principais escadarias do município e irá desenvolver suas atividades junto com o  programa Mãos à Obra nos 11 bairros). Elas irão receber melhorias como alinhamento, nivelamento e restauração de degraus, conservação de corrimãos, pintura, iluminação. O lançamento ocorreu paralelo à 2ª edição do Programa Mãos à Obra 2018. 

A manutenção das escadarias também gera emprego em Diadema. Uma equipe exclusiva de 100 bolsistas foi contratada pela Prefeitura por meio do Programa Frente de Trabalho. O Programa “Nossa Escada, Seu Acesso” é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, com execução pela Secretaria de Serviços e Obras. A contratação da equipe é feita pela Secretaria de Gestão de Pessoas. 

“A manutenção das escadarias realizada pelo Nossa Escada, Seu Acesso tem, como um de seus objetivos, garantir o direito de ir e vir de seus moradores com segurança”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão Pública, Francisco Rocha. 

De acordo com José Marcelo Ferreira Marques, secretário de Serviços e Obras, as escadarias, quando implantadas, eram vistas apenas como um “atalho” de caminhos. “Hoje essa concepção mudou, pois elas fazem parte do sistema viário e  da mobilidade do morador da cidade; assim sendo, precisam e devem receber continuamente manutenção”, diz José Marcelo. 

Núcleos Habitacionais 

As escadarias internas dos núcleos habitacionais de Diadema também receberão manutenção e conservação. Já está em andamento um edital de licitação para obras nas escadarias desses locais. As intervenções serão realizadas por meio do Programa de Manutenção dos Núcleos Habitacionais da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, com recursos oriundos do FUMAPIS (Fundo Municipal de Apoio à Habitação de Interesse Social). “As escadarias situadas nos núcleos habitacionais exigem intervenções mais complexas, pois apresentam características próprias e necessitam de obras com tecnologia específica’, afirma a secretária da pasta, Regina Gonçalves. 

Confira a lista de escadarias com intervenções no Nossa Escada, Seu Acesso

As primeiras 15 escadarias que receberam as intervenções do Nossa Escada foram: da Avenida Nossa Senhora das Vitórias a Avenida Alda; Viela dos Emancipadores; da Rua Osvaldo Cruz a Rua Manoel da Nóbrega; da Rua Ari Barroso a Rua Manoel da Nóbrega; da Rua Visconde de Itaboraí a Rua Visconde de Taunay; Praça Dilermando; da Rua Visconde de Mauá a Rua Visconde de Ouro Preto; da Rua São João a Rua São Pedro; da Rua São João a Rua São Rafael; da Rua São Jorge a Rua São José; da Rua das Pérolas a Rua Antonio Doll de Moraes; Passagem Mauro S. Damázio; Rua Lídia Blank a Rua Santo Inácio; Praça Amélia Solano – da Rua Marechal Deodoro a 7 de Setembro; e da Rua Marechal Deodoro a Rua Joaquim Nabuco. 

As próximas seis escadarias a receber melhorias no Centro são: da Rua Benjamin Constant a Av. Antonio Piranga; da Rua Almirante Barroso a Rua Vinte Um de Abril; da Rua Benjamin Constant a Rua Cidade de Jundiaí; da Rua Orense a Rua Corunha; da Rua João de Almeida a Rua Barretos; e Passagem João de Almeida. 

Junho 2018
Do Se Te Qu Qu Se
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30