Tamanho do Texto

 

 Piloto será na EMEB Profª Letícia Beatriz Pessa 

Por: Renata Nascimento e Beatriz Lucas

Acompanhar o desempenho do aluno por computador ou celular passou a ser uma realidade na rede municipal de Educação de Diadema, a partir deste mês. O município é o primeiro da região do Grande ABC a contar com o sistema da Secretaria Escolar Digital (SED), uma plataforma digital que viabiliza o acesso a operações que envolvem o cotidiano diário da administração escolar, como a possibilidade da família acompanhar o desempenho do aluno.  A novidade foi possível graças a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Educação.

O site será um canal para acompanhar a atribuição de aulas das unidades de ensino, emitir comunicados aos funcionários e mensagens (via sms) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões, carteirinha escolar, além de disponibilizar relatórios de freqüência, boletim escolar e ocorrências na escola.

“Essa é uma importante ferramenta para gerenciar os dados escolares de maneira informatizada. Além de realizar a consulta pelo computador, também teremos um aplicativo (APP) para smartfone que agilizará e facilitará o acesso, sem consumir o pacote de dados móveis do portador”, explicou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

O sistema não terá custo para a Prefeitura e vai beneficiar aproximadamente 33.000 estudantes da rede municipal e da conveniada, além de 4.000 funcionários, diretos e indiretos, da secretaria Municipal de Educação.

Como vai funcionar

No início do ano letivo, a própria escola cadastrará os alunos, as classes e os professores. Os profissionais da Educação e professores entram, no sistema por meio de login e senha, para alimentar com informações de presença, faltas e as notas dos estudantes. Os responsáveis pelos alunos poderão acessar estas informações via internet bimestralmente. Assim que o sistema estiver acessível, a escola em que a criança está matriculada irá liberar a senha de acesso. 

Atualmente, as escolas utilizam o sistema apenas para as informações básicas como cadastro de matrículas e quantidade de classes. O uso de 100% da Secretaria Escola Digital está em fase de testes e a primeira a participar, como piloto, é a EMEB Profa. Letícia Beatriz Pessa, com 1.250 alunos. A expectativa é que até o final do ano, todas as 88 unidades escolares, da rede direta e conveniada, estejam incluídas no Sistema da SED.

Pioneirismo 

A parceria entre Secretaria de Educação de Diadema e Secretaria do Estado de Educação foi firmada em 8 de dezembro do ano passado. Assim, Diadema passou a ser a primeira cidade do Grande ABC a adotar o sistema SED. Em todo o estado, apenas Diadema e Carapicuíba integram o projeto piloto para utilização do sistema.

Por ser pioneira, Diadema foi convidada para participar do evento “Secretaria Escolar Digital, integração de sistemas Estado e Municípios”, realizado pela secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 8/2. “2018 inaugura um novo tempo para a escola pública em Diadema, uma vez que temos trabalhado para baixar custo e ampliar investimentos que assegurem a qualidade da educação. Neste sentido, temos firmado parcerias importantes com o Governo do Estado e com o Governo Federal, tais como a implantação da Secretaria Escolar Digital, livro didático gratuito e de qualidade e material escolar com amplo custo-benefício”, afirmou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Serviço:

Secretaria Escolar Digital:

https://sed.educacao.sp.gov.br/

 

Fevereiro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3