Tamanho do Texto

 

Plano existe desde 2014 e prevê diminuição de acidentes naturais causados pelo acúmulo de água das chuvas

Por: Natielly Santos  Fotos: Mauro Pedroso e Thiago Benedetti

Com a chegada do verão, a Coordenadoria Municipal de Prevenção e Defesa Civil reforça, nas áreas de risco de Diadema, as ações preventivas de caráter emergencial previstas no plano “Operação Período de Chuvas”. As ações tiveram início em outubro do ano passado, período anterior ao da operação, que vai de 1 de dezembro de 2017 a 15 de março de 2018, e têm o objetivo de realizar atendimento emergencial e diminuir acidades naturais, durante o período de tempestades. Para divulgar a campanha foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação textos com orientações sobre como prevenir acidentes naturais.

Outra prática da Operação Período de Chuvas está em execução a obra do muro de arrimo que desmoronou em abril do ano passado e deixou algumas casas interditadas, no Núcleo Habitacional Jardim Marilene.

Para o secretário interino de Defesa Social, Valdinar Siliro, a operação é importante porque é preventiva. “A equipe sempre toma cuidado para que não aconteça nenhum fato muito grave, como ocorrência de morte”, diz. “Na operação do ano passado, por exemplo, ocorreu uma enchente próxima ao piscinão Piraporinha/Casa Grande. Graças aos nossos procedimentos, não houve nenhum ferido”, explica o secretário.

Para realizar a fiscalização e atender aos chamados, a equipe de Defesa Civil passou por um treinamento, nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, que também disponibilizou um de kit estiagem, com luvas, lanternas, abafadores, facões e cantil, para combater fogo em mata. No mesmo mês, a equipe participou do Curso Cidade Resiliente, organizado pela Agência da ONU (Organização das Nações Unidas), em parceria com o Governo Estadual, para as cidades inscritas no Programa Cidade Resiliente.

A Defesa Civil também limpou e aperfeiçoou oito pluviômetros existentes no município e organizou o estoque de material informativo, cestas básicas, colchões e cobertores, para doar aos moradores em caso de enchentes e outros desastres naturais.

Plano Operação Período de Chuvas

O plano preventivo de Defesa Civil de Diadema, denominado “Operação Período de Chuvas”, vigora conforme o Decreto nº 6960 - 07/12/2014, e atende ocorrências provenientes de desmoronamento, alagamento/enchente, risco estrutural, tempestade, raios e ventos fortes e queda de árvore.

 

Serviços:

Secretaria de Defesa Social: 4044-0267

GCM - Central de Operações: 153

Defesa Civil: 199

SAMU: 192

Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190