Tamanho do Texto

Texto e Foto por: Beatriz Lucas

Na manhã desta sexta-feira, 12/01, mais de 20 profissionais do Hospital Municipal (HM) de Diadema participaram da palestra “Relação Entre Comida e as Emoções”, promovida pelo projeto “Cuidando de Quem Cuida” da Prefeitura. O objetivo é influenciar de forma positiva o funcionário a cuidar de seu bem-estar e sua saúde mental. 

O encontro, realizado no próprio HM, orientou os profissionais sobre a ligação entre as emoções e o sobrepeso. A enfermeira de Gerenciamento de Risco e responsável pelo programa, Geni da Silva Nascimento, ressaltou a importância da palestra e a criação de vínculo entre funcionários que atividades como esta proporcionam. “O objetivo é estimular e dar espaço para que o funcionário cuide de si próprio”, afirma.

O secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Sartori, explica que a realização deste projeto promove a abertura de um espaço no qual os profissionais podem ser ouvidos de uma maneira mais humana. “O curso tem por objetivo proporcionar uma visão mais ampla dos casos atendidos no Hospital Municipal, ressaltando a importância da psicologia junto a toda equipe de saúde e objetivando oferecer um trabalho multiprofissional que englobe, além dos usuários, os seus cuidadores”, ressalta o secretário.

O Projeto

O projeto “Cuidando de Quem Cuida” teve início em 2016, durante a Semana da Enfermagem, somente com terapias alternativas. De lá pra cá, as atividades foram ampliadas e oferecidas de acordo com a demanda dos profissionais da rede 24h. A enfermeira e também responsável pelo programa, Maria Ângela Netto de Souza, conta que o grande interesse do público e a necessidade do profissional da área da saúde que possui jornada de trabalho intensa fez com que novas atividades fossem criadas. “A maioria tem a carga horária muito grande que o impossibilita de ter acesso a palestras como essa. Os servidores muitas vezes estão cuidando da saúde do outro e não são tão cuidadosos com a própria saúde”, relata. 

Os encontros são mensais e proporcionam atividades relacionadas à saúde, cuidado com o corpo e bem-estar. “Quando nos sentimos melhor, isso reflete no trabalho. O profissional tem outra visão e mais disposição para cuidar do paciente”, completa a enfermeira.