Construção do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatros anos teve a colaboração de moradores e funcionários da área

Por: Renata Nascimento

A Prefeitura de Diadema disponibiliza em seu site, neste mês, o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021. O documento apresenta as principais características sociais e de saúde da população, como está estruturado o atendimento e contêm 25 diretrizes, objetivos, metas e ações para os próximos quatro anos.

Em seu primeiro ano, o plano vai dar destaque para a recomposição das equipes da Estratégia de Saúde da Família e o fortalecimento das ações do Programa Saúde na Escola e da linha de cuidado materno-infantil. Para isso, haverá ampliação de atividades de saúde bucal nas escolas da cidade, da oferta de atividades físicas nas UBSs, manutenção das ações de vigilância à saúde e de atenção às pessoas com deficiências, além de apoio aos conselhos municipal e popular.

O secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori, explica que o plano vai além de reformas e construções e prevê aspectos ligados às ações de cuidado à saúde. “Estas ações estão organizadas sob os eixos como atenção básica, especializada, urgência e emergência, entre outros. Além disso, o plano integra os diferentes níveis de atenção e pensando na transversalidade do cuidado em linhas como saúde da mulher, do idoso, atenção psicossocial, entre outras”, afirmou.

Além de disponível no site, o PMS será distribuído para os serviços de saúde da rede municipal.

Conferência

Para subsidiar a elaboração do Plano, a Secretaria de Saúde realizou mais de 30 reuniões com profissionais e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros serviços municipais para planejar e discutir as ações da área e disponibilizou, no site da Prefeitura, formulário eletrônico para enviar propostas para a Secretaria. Além disso, durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde, entre 24 e 26 de agosto, foram colhidas mais de 400 propostas de objetivos e ações para serem incluídas no Plano.

Serviço:

Plano Municipal de Saúde 2018-2021

Disponível em http://www.diadema.sp.gov.br/dmp/comunicacao/Comunicacao/Site2/PMSDiadema2018-2021.pdf

Maio 2018
Do Se Te Qu Qu Se