Tamanho do Texto

 

A cerimônia teve homenagem feita pelos alunos ao Dia Internacional do Voluntário

Por: Alana Calixto 

Nesta terça-feira, 5/12, foi realizada a entrega de certificados de conclusão para os cursistas e para as entidades parceiras do Programa Escola Social, Escola de Pais, na Fundação Florestan Fernandes , às 16h30. A iniciativa ofereceu diversas oficinas, como artesanato, ballet, inglês, zumba, boxe e cursos de capacitação profissional de pintura predial, fachadas escolares e marcenaria. O Programa está em sua primeira edição e, ao longo de 2017, já atendeu cerca de 3.000 alunos, entre jovens, adultos e terceira idade.  

O Programa Escola Social, Escola de Pais procura ampliar e valorizar o território educativo, promovendo oficinas, debates e palestras para trazer ação e reflexão para a comunidade. Os cursos de capacitação promovem a troca de conhecimentos entre alunos e comunidade. Assim, os alunos de marcenaria, pintura predial e fachadas de escolas, aprenderem a teoria e realizam a parte prática nas próprias escolas fazendo melhorias, como pinturas e conserto de mobílias. O projeto possui cinco polos: Eldorado, Inamar, Nações, Thereza Lino e Paineiras.

A secretária municipal de Educação, Tatiane Ramos, conta que essa iniciativa tem ajudado a mobilizar a comunidade e, principalmente, difundir o respeito. “Os trabalhos que foram realizados têm aproximado a comunidade da escola, favorecendo o zelo ao patrimônio público, permitindo a corresponsabilidade e coautoria na elevação na qualidade de ensino e trazendo soluções imediatas aos problemas”, afirmou.

Para o próximo ano, o programa terá continuidade e dará seguimento ao Fórum do Voluntário, Multiplicadores Comunitários e os Conselhos de Compromisso, que são incentivadores de projetos voluntários e parceiros das escolas .

“Muitos conseguiram emprego após o curso de capacitação e sentem-se mais valorizados. Foi uma transformação na vida dos alunos e nas comunidades das escolas participantes”, ressalta Elaine Oliveira, coordenadora do programa. 

Durante a cerimônia de entrega de certificados, houve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes. Os alunos fizeram, ainda, uma homenagem ao Dia Internacional do Voluntário, 5/12, e aos professores que se voluntariaram no programa.

Serviço:

Entrega de certificados do Programa Escola Social, Escola de Pais para multiplicadores sociais e entidades parceiras

Local: Fundação Florestan Fernandes. Alameda da Saudade,186 – Vila Conceição

Dezembro 2017
Do Se Te Qu Qu Se
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6