Tamanho do Texto

Cinco escolas municipais são finalistas com peças desenvolvidas por alunos e professores

Por: Alana Calixto

Na próxima segunda-feira, 30/10, Diadema realiza a Mostra Teatral Final do Projeto Ecoviver 2017 no Teatro Clara Nunes, das 14h às 17h. Essa é a primeira edição do evento no município e contará com apresentações das cinco escolas finalistas do projeto, que serão premiadas pela EcoRodovias com kit de livros para as bibliotecas.

O Ecoviver existe desde 2006 e tem como objetivo conscientizar as escolas e comunidade a respeito da preservação ao meio ambiente e sustentabilidade, por meio das reflexões e debates, promovendo oficinas de artes cênicas. O projeto é uma iniciativa entre EcoRodovias em parceria com estados e municípios. 

Em cada escola participante, os alunos criam o planejamento de uma peça teatral, de acordo com os temas que foram abordados no projeto e as orientações dos educadores. Eles trabalham o roteiro,  figurino e cenário. Neste ano, o tema escolhido foi sustentabilidade. As apresentações vão recriar as competências desenvolvidas, como a criatividade, colaboração, conscientização e educação. 

Participam do concurso, professores e alunos do 5º ano do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas. Entre as escolas municipais estão a EMEB Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Polo Inamar,EMEB Florestan Fernandes, EMEB Annete Melchioretto e EM José Martins.

A secretária municipal de Educação, Tatiane Ramos, explica que os professores partem da realidade dos alunos para discutir assuntos complexos e conscientizá-los a respeito da ação cidadã com meio ambiente. “A Mostra Teatral e a Formação em parceria com a Ecoviver amplia a participação e o protagonismo estudantil. Por meio deste trabalho, temos conseguido fortalecer a sustentabilidade, despertando respeito, carinho e zelo pelo patrimônio público”, afirmou. 

Participaram da capacitação aproximadamente 54 profissionais da educação, com aulas teorias sobre a importância e a influência do Meio Ambiente e oficinas teatrais. 

Patrícia Queiroz é coordenadora do projeto ECOVIVER há oito anos e conta que a ação é baseada no uso da intervenção artística para escolas e comunidades. “Amo participar do projeto. Saí das salas de aula para me dedicar a essa iniciativa e vejo que o teatro conseguiu despertar o interesse das pessoas”, disse.  

A Mostra Teatral é gratuita e aberta ao público. O Teatro Clara Nunes tem 377 lugares.

Serviço:

30 de outubro de 2017, segunda-feira, das 14h às 17h.

Mostra Teatral Final do Projeto Ecoviver 2017

Local: Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300 – Centro.

Novembro 2018
Do Se Te Qu Qu Se
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1