Tamanho do Texto

 

Por: Natielly Santos  Foto: Marcos Luiz

Nesta quarta-feira, 11/10, profissionais do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) realizaram, no Parque Ecológico do Eldorado, uma roda de conversa com os participantes do Programa Caminhando Bem/Academia da Cidade, após a prática de atividade física.

No encontro, foi discutido os princípios e malefícios das dietas da moda que estão na mídia atualmente, a exemplo das dietas Low Carb e Detox. 

Segundo a nutricionista Renatielly Rosiany é preciso tomar cuidado com esse tipo de dieta porque pode trazer problemas de saúde a longo prazo. “Isso acontece porque as dietas são feitas sem o incentivo à prática de atividade física e, principalmente, sem a mudança de hábitos alimentares. É necessário ter um equilíbrio entre esses fatores para que a dieta traga benefícios ao corpo”, explica.

O grupo também participou de um café da manhã saudável, organizado pela turma do Programa Caminhando Bem/Academia da Cidade, que trouxe os alimentos de casa para compor a refeição.

Roda de conversa

A roda de conversa é uma ação do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND), promovida pela Secretaria de Segurança Alimentar, e tem como objetivo disseminar informações e orientações relativas à alimentação e nutrição, estimulando a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis para a prevenção e controle de doenças.

“Esses encontros também são importantes porque incentivam a sociabilização entre os moradores participantes do Programa Caminhando Bem”, diz o secretário municipal de Segurança Alimentar, Atevaldo Leitão.

O tema dos encontros muda a cada dois meses, tempo necessário para atender a todos os polos do Programa Caminhando Bem/Academia da Cidade.

A ação já rendeu duas premiações estaduais: Menção Honrosa pelo 2º Lugar no Prêmio Josué de Castro 2013 – Melhor Programa ou Projeto de Política Pública - Governo do Estado de São Paulo/ CONSEA-SP e menção Honrosa pelo 2º Lugar no V Fórum de Promoção da Saúde – Experiências bem-sucedidas em Promoção da Alimentação Saudável - Observatório da Promoção da Saúde – Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – 2013.

Serviço

Para participar das rodas de conversa, o munícipe precisa integrar o Programa Caminhando Bem/Academia da Cidade. O cadastro pode ser feito presencialmente, com os professores de Educação Física que ministram as aulas em um dos 23 polos de Diadema, próximos às UBSs. Basta levar o RG e o CPF.

Polos

Praça dos Emancipadores (Redondão) - Av. São José, s/nº - Jardim Rosinha

Parque do Paço - Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

Praça Paul Harris - Avenida Dom Pedro I, s/nº - Vila Conceição

Sanko - Rua Sul, s/nº - Parque Industrial

Vila Socialista - Av. Vereador Gentil Santo de Paula, s/nº - Vila Socialista

Vereador Juarez Rios de Vasconcelos - Av. Vereador Juarez Rios de Vasconcelos, s/nº - Centro

Parque Saned - Rua Santa Cruz, s/nº - Jd das Nações

Complexo ABC - Rua Martins Fontes, 30 – Jardim ABC

Espaço Kaleman - Rua Luis Carlos Prestes, s/nº - Jd Campanário

Parque Antônio de Lucca Filho - Takebe

Parque Pôr do Sol - Rua Pôr do Sol, 267 - Piraporinha

Isaac Aizemberg - Rua Isaac Aizemberg, s/nº - Vila Nogueira

Miosótis - Rua Miosótis, s/n – Vila são José

Casagrande - Rua Mem de Sá,s/n°

Santo Ivo - Rua Santo Ivo s/n°- Jardim Arco Íris

Gazuza - Rua do Projeto s/n - Jardim 

Parque Ecológico - Av. Nossa Senhora dos  Navegantes, s/nº - Eldorado

Inamar - Rua Ipitá, 193 - Jardim Inamar

PEC - Travessa Monteiro da Cruz, s/nº - Serraria

Jardim Amuhadi - Rua Apóstolo Pedro s/n°- Jardim Amuhadi

Terminal Eldorado

Campo do Serraria - Travessa Monteiro da Cruz, s/nº - Serraria

Outubro 2017
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4