Tamanho do Texto

Por: Tayna Vismari    Foto: Tayna Vismari

O agente de serviço de cozinha José Wagner Oliveira, que trabalha na EMEB Marieta de Freitas Martins, em Diadema, foi classificado para a etapa estadual do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, com a receita de Cação à moda Marieta com purê de cará. O nome do prato é uma homenagem ao seu local de trabalho.

O concurso, que teve início no dia 11 de abril, é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) com o Ministério da Educação (MEC). Tem por objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros, promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de selecionar as receitas mais caprichadas de cada região e divulgar preparações saudáveis e saborosas em todo o país.

A receita criada por José Wagner passou da etapa eliminatória para a fase estadual. Nesta fase, os nutricionistas ligados ao FNDE e membros do Conselho de Alimentação Escolar votam e escolhem cinco receitas inscritas que irão para a etapa regional. As receitas classificadas seguem então para a etapa nacional.

O vencedor do concurso nacional ganhará uma viagem internacional, além do prêmio em dinheiro, que corresponde a R$ 6.000,00. Os segundos e terceiros colocados também receberão prêmio em dinheiro. O resultado será conhecido no dia 26 de setembro. As etapas podem ser acompanhadas pelo site http://melhoresreceitas.mec.gov.br/.

“Incentivamos a rede a participação em concursos, premiações e registros internos e externos, e felizmente temos obtido bons resultados. A validação da receita elaborada pelo servidor José Wagner reforça mais uma vez que temos profissionais dedicados, competentes e repletos de potencial, o que procuramos incentivar e fortalecer, como forma de reconhecimento e de carinho com os profissionais da Educação, cuja atuação é extremamente importante para uma sociedade melhor”, afirma a secretária da Educação, Tatiane Ramos.

José Wagner tem expectativa que vá chegar a etapa final e se classificar. “Eu entrei nesse concurso para dar visibilidade à escola. Cozinho por prazer e sempre crio receitas novas. O prato ‘Cação a Moda Marieta com Purê de Cará’ foi criado exclusivamente por mim, e me classificou na segunda fase. Ele já foi servido na escola e gostaram muito. Espero ganhar”, 

A nutricionista Angela Freitas da Secretaria de Educação  comenta sobre os benefícios da receita de José Wagner. “Esta receita utiliza como principais ingredientes o peixe cação e o cará. O cação é uma importante fonte de proteína, com baixa concentração de gordura saturada, além de ser rico em vitamina B3 e fósforo. Já o cará, é um tubérculo, rico em carboidratos”, explica.

 

Agosto 2017
Do Se Te Qu Qu Se
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2