Tamanho do Texto

 

Por: Gabriella Camilo              Fotos: Mauro Pedroso

“A saúde começa pela boca”, afirma o odontologista Luis Furini, que ministrou nesta terça-feira (13/06), uma capacitação sobre higiene e saúde bucal para agentes comunitários de saúde (ACS) da rede municipal de Diadema. O evento foi realizado para 350 ACS, nos períodos da manhã e da tarde, no Teatro Clara Nunes.

Por realizarem as visitas domiciliares, os agentes comunitários da saúde são considerados a “porta” entre a informação e a comunidade. A capacitação é muito importante. Eles recebem o conteúdo técnico para multiplicar as informações nas comunidades ajudando a melhorar a condição bucal da população de Diadema. O conteúdo técnico apresentado durante o evento, com informações sobre a interferência da saúde bucal na saúde geral, doenças bucais, prevenções e o que fazer em casos de emergências, irá auxiliar os ACS a multiplicarem as informações sobre prevenção e promoção da saúde na comunidade e, assim, incentivar a população a procurar a equipe da Unidade Básica da Saúde (UBS) quando necessário e melhorar a saúde bucal da população. “Essa capacitação foi importante porque estamos sempre nas ruas e às vezes nos perguntam algo que não sabemos responder. Como foi ensinado com termos fáceis e não técnicos, fica mais fácil falar com as pessoas. Foi bem produtiva e deveria ter mais vezes”, conta a agente comunitária da saúde, Denise Ribeiro. 

A qualificação foi uma realização da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a empresa Colgate.  O secretário da Saúde Luis Claudio Sartori explica porque a capacitação e a preparação dos agentes é importante. “ A Secretaria está qualificando e ampliando as equipes de saúde bucal na cidade. O ACS tem um papel importante também na saúde bucal, de chegar mais próximo da família para a prevenção. Quando ele está melhor preparado para esse trabalho, todos ganham”.

Os agentes que estavam presentes receberam um Manual de Capacitação em Saúde Bucal, que utilizaram durante a explicação e poderão consultar posteriormente; uma bolsa, para levar o material recebido, com nécessaire, escova de dente, creme dental e sabonete; um kit infantil, distribuído para 10 mil crianças em algumas escolas e um pôster com informações para fixarem em local de fácil visualização pela comunidade. 

O município conta com equipes de saúde bucal para atendimento nas UBSs, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde.

 

Outubro 2017
Do Se Te Qu Qu Se
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4