Por Renata Nascimento

O curso de Padaria Artesanal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema e o Circo Escola, está com inscrições abertas para as edições do primeiro semestre. As aulas são direcionadas a moradores da cidade a partir de 16 anos de idade. A primeira turma de 2017 tem início em 11 de março.

A padaria tem capacidade para atender 10 alunos por turma. As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h às 12h, durante um mês. Na capacitação, o participante vai aprender a produzir receitas base para pães doces e salgados, além de alternativas como suco detox, pão de caqui e bolo de alface.

Em 2016, foram oferecidas edições do curso para o público adulto e o infantil. “A padaria artesanal não é apenas uma fábrica de pão, é uma oportunidade de aprender novas receitas, novas trocas de experiências de vida, pois o curso trabalha com a realidade da dona de casa, com receitas simples e de fácil acesso. Quando focamos na padaria kids, é sempre uma surpresa. As crianças utilizam a padaria como um grande ateliê, um espaço de experiências culinárias, com receitas que levam ao conceito matemático, a descobertas de cores e sabores”, explica a coordenadora do Circo Escola, Viviane Tápia.

Ainda restam vagas para as turmas de abril, maio e junho. Para se inscrever é preciso ir até o Circo Escola, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Padaria Artesanal

Desde 2014, a parceria da Associação Tapias Voadores com o Fundo Social de Solidariedade de Diadema formou mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças, no curso de Padaria Artesanal.

“É de fundamental importância a presença da Padaria Artesanal dentro de nosso espaço. Foi uma forma simples de realizar duas grandes ações: uma, o projeto com a confecção de pães com a comunidade e, a outra, melhorar a alimentação das crianças que frequentam o espaço do circo nas atividades”, afirma Viviane.

Durante as atividades práticas, os alunos mantêm uma produção média de 700 pães por semana. Parte da produção das aulas vai para a degustação dos alunos e a outra parte é incluída no cardápio do lanche oferecido para crianças atendidas no Programa Cidade na Escola.

Circo Escola

Criado em 2008, possui uma lona de 1.200 m2 de área construída. A parceria entre a Prefeitura e o Grupo Tápias Voadores resultou em oficinas circenses oferecidas para o público geral, por meio da Secretaria de Cultura, e atividades de circo oferecidas no Programa Cidade na Escola. Atualmente, o circo atende 1.800 crianças e mais de mil jovens nas oficinas culturais.

Fundo Social de Solidariedade

Retomado em 2013, o FSS formou mais de 1.900 alunos em capacitações nas áreas de Artesanato, Beleza, Construção Civil e Padaria Artesanal, além de ações para bem-estar e qualidade de vida como o Projeto Diademais Saúde, que oferece gratuitamente terapias complementares como auriculoterapia, reiki, florais de Bach, quick massage, entre outras.

Serviço:
Inscrições para curso de Padaria Artesanal no Circo Escola
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Local: Circo Escola. Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 – Jardim União.
Tel.: 4044-5263

Fundo Social de Solidariedade de Diadema
Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce.
Tel.: 4057-7788

Agosto 2017