Portal Diadema

Portal Diadema
Prefeitura de Diadema
Portal Diadema


Prefeitura lança publicação com textos escritos por detentos do CDP de Diadema

05/12/11


Por Iara Santos Luz

Nesta terça-feira (6/12), às 10h, nas dependências do Centro de Detenção Provisória de Diadema (CDP) será lançada a publicação “Marcas e Reflexões” com textos produzidos pelos próprios detentos. O livreto de quarenta paginas é resultado de três oficinas - Musicalização, Produção de Cordel e Comunicação e Expressão – realizadas pela Secretária de Cultura do Município dentro do presídio, com o objetivo de oferecer aos presos o exercício da cidadania e contribuir para a sua preparação educacional e profissional quando estiverem fora dele.

“Marcas e Reflexões”  terá edição de dez mil exemplares e será distribuída em escolas, centros de cultura, população em geral e aos parentes dos presidiários. A  realização do projeto contou com a parceria da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNDAP), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), do CDP de Diadema e também da Secretaria Municipal de Comunicação.

Oficinas - A publicação do livreto está diretamente ligada a três oficinas culturais que começaram em novembro de 2010 e se encerraram em novembro deste ano. Com participação da FUNDAP elas foram realizadas para 160 presidiários, com idades entre 18 a 25 anos, sendo 80% dele moradores de Diadema.

As aulas aconteciam três vezes por semana e os detentos eram estimulados a ler, a ouvir música e poesia e a conhecer a cultura do Cordel. Depois eles faziam reflexões sobre os materiais apresentados e escreviam os próprios textos.

Desta forma os participantes tiveram contato com autores brasileiros e de outros países, entre eles os escritores Rubens Alves (Jardineiro) e Hilda Hilst (Homens de Palavra); os poetas Jorge Luis Borges (Ao Filho) e Rosana Chrispim (Nau); e a música do compositor e cantor americano Bob Dylan. Neste caso a canção estudada foi Blowing in the Winddo.

Textos/Recados - Os textos chamados pelos detentos de recados também tiveram origem do contato com o Cordel e assim surgiram versos a partir de temas como tabagismo, alcoolismo e o cotidiano na prisão. No escrito rimado “O Linguajar da Cadeia- Raio 24” alguém escreveu: “Tenho certeza de que/ Estou aqui de passagem/ Tão logo saia, desejo/Empreender grande viagem/ Para um lugar onde eu possa/ Contemplar nova paisagem”.  Em “Raio 34” os versos anseiam pela liberdade. “Se já tropecei na vida/ Hoje só quero alegria/ Nem pensar mais em tristeza!/ Quero paz, quero harmonia.../Para resumir: só quero/ Liberdade todo dia.”

As oficinas foram ministradas pelo arte-educador e produtor cultural Carlos Lotto, pelo cantor e violonista Jara Arrais e pelo cordelista Moreira de Acopiara. A iniciativa contou ainda com apoio da equipe de educação do Centro de Detenção Provisória de Diadema.

De forma inédita, a partir dessa experiência, o Poder Judiciário de Diadema concederá aos presidiários envolvidos no projeto, remição de pena de um (01) dia a cada 12 horas de oficinas. Depois, quando estiveram em liberdade, aqueles que quiserem, terão vagas garantidas nas oficinas culturais que Prefeitura realiza semestralmente nos bairros.

Serviço:
Lançamento da publicação “Marcas e Reflexões. Dia: 6/12, às 10h
Local: CDP de Diadema- Rua Caramuru, 1255, Vila Conceição, Diadema. Tel. 4044-9464

Comentários (0)

Escrever Comentário

 

Serviços

Dúvidas?

Você pode entrar em contato com a Prefeitura de Diadema para esclarecer dúvidas sobre programas e serviços municipais.

Fale Conosco

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8h às 17h

4057-7700
Rua Almirante Barroso, 111
Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900

Defesa Civil: Plantão 24 hs - Para serviços emergenciais ligar no 199 ou no 0800-770-5559

2011 - Prefeitura de Diadema | O conteúdo do Portal é produzido pela Secretaria de Comunicação | Política de Privacidade | e-mail: site@diadema.sp.gov.br
O seu navegador no tem suporte para frame.