SECRETÁRIO

Osvaldo Misso

Contato: 

11 4075-8000

SMT EM DESTAQUE

Crianças das EMEBs de Diadema aprendem conceitos de trânsito seguro
Linha 35D passa a ter três itinerários em novos horários
Prefeitura entrega ciclofaixa no Taboão e anuncia ciclovia na avenida Casa Grande

A equipe da Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema participou do primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP, realizado na semana passada em São José dos Campos. Com o tema Aproximando Cidades e Impulsionando Ações para Segurança Viária no Estado de São Paulo, o evento reuniu técnicos de 15 cidades paulistas para a realização de debates sobre a melhoria da relação entre automóveis, pedestres e ciclistas.

O seminário inclui pacote criado em 2021 pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), com coordenação e apoio técnico de cinco organizações: WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

Em Diadema, o Plano Municipal de Mobilidade, aprovado no fim do ano passado, estabeleceu novas diretrizes para a mobilidade urbana no município. Um dos principais objetivos da proposta é reduzir o volume de transporte individual, valorizar o transporte coletivo e fomentar a utilização de modais “limpos”, como bicicletas.

Duas ciclofaixas já foram instaladas, uma na Avenida Ulysses Guimarães e outra na Avenida Paranapanema, e há planejamento para construção de ciclovia na Avenida Casa Grande. Junto a isso existe estímulo para instalação de corredores exclusivos de ônibus.

Durante a agenda em São José dos Campos, a equipe da Secretaria de Mobilidade e Transporte de Diadema participou de debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas. Também visitou ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta.

“Diadema tem particularidades, por ser a cidade com maior densidade populacional de São Paulo, uma das maiores do Brasil. Mas isso não impede a Prefeitura, sob gestão do prefeito José de Filippi Júnior, de pensar soluções para que nosso trânsito seja mais amigável e respeitoso com o ciclista e o pedestre. Participar de eventos como esse em São José dos Campos faz parte de a gente achar alternativas para fazer a mobilidade de Diadema mais democrática”, ponderou o secretário Osvaldo Misso.



Texto: Raphael Rocha
Fotos: Divulgação