Tamanho do Texto

        • Lauro Michels Sobrinho

          Foi prefeito entre 2013 e 2016 e eleito vereador por dois mandatos consecutivos (2004/2008 e 2009/2012). É sobrinho neto do ex-prefeito Lauro Michels (1964/1969 e 1977/1983). É advogado especialista em Direito Empresarial e Gestão Econômica. Tem 34 anos (13 de julho de 1982). Casado, tem duas filhas. 

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel. 4057-7712 / 7713

           

           

          Márcio Paschoal Giudício

          Formado em Farmácia, é comerciante há mais de 20 anos em Diadema. Elegeu-se vereador em 2008 com 6.319 votos, sendo o mais votado. Em 2012 foi reeleito. No governo Lauro Michels, em 2013, foi Secretário de Serviços e Obras. Em 2014, foi candidato a Câmara dos Deputados obtendo mais de 33 mil votos em Diadema. 

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel. 4057-7994

           

        • Márcio Paschoal Giudício

          Formado em Farmácia, é comerciante há mais de 20 anos em Diadema. Elegeu-se vereador em 2008 com 6.319 votos, sendo o mais votado. Em 2012 foi reeleito. No governo Lauro Michels, em 2013, foi Secretário de Serviços e Obras. Em 2014, foi candidato a Câmara dos Deputados obtendo mais de 33 mil votos em Diadema. 

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel. 4057-7994

           

          Tem como missão servir Diadema para garantir os direitos de seus cidadãos e melhorar a qualidade de vida. Humanizar o atendimento dos munícipes para que seja feito de forma eficiente e econômica.

          O Chefe de Gabinete é um cargo integrante do Gabinete do Prefeito e tem como atribuições: assistir e assessorar direta e indiretamente ao prefeito no desempenho de suas funções; expedição de atos normativos e decisórios, promovendo a respectiva publicação e preservação dos mesmos e o intercâmbio entre prefeito, secretarias municipais, associações de classe, entidades públicas e privadas, órgãos das esferas estadual e federal e munícipes. 

        • A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema tem o papel de articular interesses comuns regionais para implementação e fortalecimento de políticas públicas de gênero por meio de diversas ações Uma delas foi o encontro do Mês da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3), com caminhada e atividades voltadas para o público feminino.

          Além disso, a Coordenadoria atua, junto ao Conselho Municipal da Mulher, na proposta e monitoramento de propostas de políticas públicas voltadas às mulheres, de modo transversal no governo municipal e em conjunto com movimentos sociais e sociedade civil.

          Em 2013, houve a V Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que sucedeu quatro pré-conferências realizadas nas regiões Norte, Sul, Leste e Centro da cidade. O objetivo do encontro foi promover o debate para elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

          As discussões foram divididas nos seguintes eixos: fortalecimento da autonomia econômica e financeira das mulheres e da igualdade de gênero no mundo de trabalho; enfretamento de todas as formas de violência contra as mulheres e educação inclusiva não sexista, não racista, não homofóbica para superação da desigualdade de direitos entre mulheres e homens. Cerca de 250 pessoas participaram do debate.

          A vinda da Unidade Móvel Mulher Viver sem Violência do Governo Estadual para Diadema, em 2014, proporcionou às mulheres, principalmente as residentes na periferia da cidade, o atendimento relacionado às questões de violência doméstica e direitos familiares por uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogas, advogadas e educadoras.

          Durante a permanência do ônibus itinerante (três dias) na cidade, foram atendidas aproximadamente 800 mulheres. Praça Lauro Michels (Centro), Praça Presidente Prudente (Eldorado) e Pátio do antigo Hospital Infantil (Jardim das Nações) foram alguns do locais por onde a Unidade Móvel passou.

          Em 2014, também houve a participação da Coordenadoria no Fórum Nacional de Organismo Governamental de Políticas Públicas para Mulheres para discussão do tema Protagonismo dos Encontros de Organismos.

          Como resultado, a Prefeitura de Diadema reassumiu o compromisso de enfrentar desafios como a desigualdade entre mulheres e homens e outras desigualdades sociais. Reafirmando o objetivo principal de avançar rumo a uma cidade mais cidadã para as mulheres e que assegure os itens previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

          Coordenadora: Maria Alzair Guimarães
          Telefone: 4057-7602

          Diadema é a quarta maior cidade negra do país. Para trabalhar as políticas públicas afirmativas para discussão racial, combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação, a Prefeitura possui a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), sob coordenação do gabinete do prefeito. A entidade também está ligada aos movimentos negros da cidade, como o Movimento das Mulheres Negras do Campanário, a casa do Hip Hop (Centro Cultural Canhema), o Fórum Benedita da Silva e a Pastoral dos Negros Evangélicos do Brasil (PANEB), que é registrada e possui sede própria onde são realizadas atividades de recreação para crianças e atendimento médico a famílias cadastradas

          Dentre os eventos oficiais da Coordenadoria estão as festas Águas de Iemanjá e Kizomba. A Festa Águas de Iemanjá reúne palestras, exposições e música da cultura afro. O evento é realizado em fevereiro, em homenagem à divindade, considerada a rainha do mar.

          Em novembro, é promovida a Kizomba, instituída pela Lei Municipal 2.810 de 23 de outubro de 2008. A festa promove rodas de leitura, debates, apresentações de bandas e danças, saraus, seminários e exposições durante todo o mês, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro também foi declarado feriado municipal em 2006, pela Lei 2.573 de 12 de dezembro daquele ano.

          Coordenador: Joel Marques de Oliveira
          Telefone: 4057-7812

          A Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude de Diadema articula, de forma transversal, pois seus assuntos são intersetoriais, ou seja, o mesmo assunto é tratado em diferentes esferas do governo e estimula que sejam consideradas as múltiplas facetas da realidade da sociedade civil, possibilitando o atendimento a requisitos diversos ou a consideração particular de fatores de vulnerabilidade de diferentes grupos sociais, o cumprimento do Estatuto da Juventude, por meio do diálogo contínuo entre os jovens, secretarias, órgãos públicos, privados e organizações não governamentais, com conferências, conselhos, fórum, palestras, atividades e ações, além da manutenção de um canal aberto a toda sociedade organizada de jovens ou individual que procuram a Coordenadoria. 

          Ao todo, são 11 os direitos previstos no Estatuto: Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cultura; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde; Direito à Educação; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

          A Segunda Conferência Municipal, ocorreu em dezembro de 2013, deliberando diretrizes para o Plano Municipal de Juventude. Ao todo, foram elaboradas propostas como: comunicação ampla e personalizada de ações e programas voltados à juventude; criação e manutenção de aparelhos públicos voltados à cultura jovem; inclusão e capacitação para universidades e cursos técnicos voltados aos jovens, além de fortalecimento das parcerias com organizações não governamentais e outros movimentos jovens. 

          Diversos programas recebem interferência da Coordenadoria da Juventude em sua elaboração e execução, como Mulheres da Paz, beneficiada pela adesão da Juventude Viva, criação de um cursinho pré-vestibular gratuito pela Secretaria de Educação; parceria entre Unifesp e comunidade local; inclusão de esportes radicais em novos projetos de lazer e esporte, distribuição de mudas; e ainda:

          • Realização da Conferencia da Juventude e Eleição do Conselho da Juventude;

          • Jornada Mundial da Juventude;

          • Criação do Time de Futebol Americano de Diadema;

          • Campanha de doação de mudas;

          • Virada Cultural 2013 e 2014, e inclusão do skate na cultura dos jovens da cidade;

          • Apoio à Batalha de MCs da Praça Lauro Michels e incentivo ao grafite;

          • Campeonato Municipal de Skate com três etapas, incluindo street,  2013 e 2014;

          • Campeonato Brasileiro de Skate, Freestyle 2013 e 2014, e Slalom 2014;

          • 2º Colocado na classificação geral no skate nos Jogos Regionais 2013, 57º edição;

          • Manutenção de obstáculos de Skate e entrega da mini rampa móvel;

          • Iluminação na pista de skate do Paço Municipal e arquibancada;

          • Nova área de street coberta com iluminação no Parque do Paço;

          • Dia do Skate – passeata de skate 2013 e 2014;

          • Inauguração da Pista Móvel de skate;

          • Realização do Dia Mundial do Rotaract;

          • Adesão ao Programa do Governo do Estado “Recomeço”;

          • Redução de danos;

          • Elaboração do programa municipal para adesão ao programa federal “Crack, é Possível Vencer”;

          • Adesão ao programa federal “Juventude Viva”;

          • Participação da Conferência Nacional de Gestores de Políticas Públicas para Juventude e elaboração final do Estatuto da Juventude;

          • Representação no Consórcio Intermunicipal no Grupo de Trabalho Juventude 2013 e 2014;

          • Participação do Fórum Regional de Políticas Públicas;

          • Manifesto Diadema, Rolezinhos Diadema, CUTUGA (jovens adventistas);

          • Rock Underground Solidário, e ForroReggae Solidário no Paço;

          • Implantação do programa “Lutar pelo Futuro”, no Centro Público Serraria;

          • Aproximação da GCM e apresentação do Canil nas ações;

          • Inclusão de Esportes Radicais como esporte e lazer em áreas de vulnerabilidade;

          • Participação nas redes sociais;

          • Elaboração do benefício Passe Livre municipal.

          Coordenador: Dario Filho
          Tel: 4057-7811 

        • A Assessoria de Gabinete tem por objetivo auxiliar o prefeito em suas atribuições políticas, nos principais projetos, nas relações institucionais e com a sociedade civil, nos assuntos cotidianos, bem como nas respectivas ações, honrarias e eventos. Também atua na coordenação das ações políticas relativas à participação do prefeito em conselhos, comissões, autarquias, fundações e empresas públicas. 

          José Francisco Dourado

          Iniciou a vida pública na década de 1980. Em 1986, atuava como liderança de movimentos populares na área de habitação. Em 1993, assumiu como vereador. Também foi eleito conselheiro tutelar em 1994. A partir de então, esteve no legislativo por quatro mandatos, atuando como liderança de bancada, governo e presidência da Câmara Municipal da cidade.

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel. 4057 7700

           

          Lúcio Francisco Araújo

          Morador de Diadema há 30 anos, trabalhou como metalúrgico e, atualmente, atua no ramo de comércio. Entrou na vida pública no ano de 2004, quando se candidatou pela primeira vez. Foi assessor parlamentar entre os anos de 2011 e 2012. Em 2012, foi eleito vereador de Diadema para a gestão 2013-2016.

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel. 4057 7700

           

           

      • Caroline Rocha

        Formada em medicina veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vigilância Sanitária de Alimentos e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como voluntária em entidades assistenciais do município. Em 2013, quando o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema (FSS) foi reativado ficou à frente como presidente.

        Endereço: Rua Almirante Barroso, 225 - Vila Santa Dirce

        Tel.: 4057 7817

         

        A Secretaria de Assistência Social e Cidadania é a pasta responsável por planejar e coordenar as políticas de assistência social, tendo em vista reduzir as situações de vulnerabilidade, garantir a inclusão e a promoção humana para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

        Os equipamentos da Secretaria oferecem serviços de proteção social com apoio aos vários públicos, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas em situação de rua, e à família.

         

         

        • Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Centro-oeste

          Endereço: Av. Lico Maia, 256 – Serraria

          Tel: 4048-1519

           

          Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Leste

          Endereço: Rua Prudente de Moraes, 306 – Promissão

          Tel: 4069-8035

           

          Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul

          Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 1.090 – Eldorado

          Tel: 4049-5400

           

          CCMI Sul

          Endereço: Rua Manoel Mota, 35 – Eldorado 

          Tel. 4047-2049

           

          Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 

          Endereço: Rua das Turmalinas, 35 - Centro (Próximo a 1ª Delegacia de Polícia)

          Tel. 4092-7090 e 4043-3758

           

          Casa Beth Lobo 

          Endereço: Rua das Turmalinas, 35 - Centro (Próximo a 1ª Delegacia de Polícia)

          Tel. 4043-0737

           

          Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD) -

          Endereço: Rua Oriente Monti, 201 – Centro 

          Tel. 4053-8300 

           

          Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) 

          Endereço: Rua Paquetá, 23 – Jd. Rosinha - Centro

          Tel. 4056-8484

           

          Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Norte

          Endereço: Praça Celite, s/nº – Campanário

          Tel: 4044-3781

           

        • A política para pessoas idosas tem como objetivo prestar atendimento para o público da melhor idade no município. Um exemplo é o Centro de Convivência da Melhor Idade que realiza o serviço de proteção especial voltado aos idosos que atua trazendo orientação, atendimento, oferecendo cursos, eventos e atividades aos idosos. Nessas atividades se incluem oficinas de artesanato, bailes, ginástica, etiqueta e postura, teatro e coral. O Centro de Convivência da Melhor Idade realiza o serviço de proteção especial voltado aos idosos.

           

          Consiste no acompanhamento técnico de atividades realizadas pelas 18 entidades conveniadas e dos nove serviços de execução da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O objetivo principal é aprimorar e exercer com qualidade as políticas sociais de modo que beneficie o atendimento voltado à população.

          As 18 entidades conveniadas somam o total de 3.603 atendidos, dos quais os serviços oferecidos são:

          1 – Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; 

          2 – Núcleo de Atendimento Especializado de Proteção Social às Crianças e Adolescentes em situação de Violência; 

          3 – Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua; 

          4 – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes; 

          5 – Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI; 

          6 – Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); 

          7 – Serviço Especializado de Acompanhamento à Família Extensa; 

          8 – Núcleo de Apoio Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência.

           

           

          Para potencializar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMPEDE, a política para pessoa com deficiência visa estruturar o atendimento da pessoa portadora de necessidades especiais que tem seus direitos violados, conforme previsto nas diretrizes da tipificação dos serviços sócio assistenciais.

          Em virtude do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, comemorado em 3 de dezembro, foi instituída em Diadema a Lei Municipal que determina uma programação anual para a data, com palestras, debates, conferências e apresentações artísticas, além de instituir políticas para inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.

           

           

           

          Localizada no centro de Diadema, a Central de Cadastro tem como função principal atender todas as famílias de baixa renda que buscam algum benefício do Governo no município. O sistema do CadÚnico, para a inclusão nos programas sociais realiza o atendimento, cadastra, orienta, e encaminha para a rede socioassistencial, buscando promover o acesso e usufruto de direitos, contribuindo na melhoria da qualidade de vida.

          Além do programa Bolsa Família, também são disponibilizadas a tarifa social de energia elétrica, alíquota reduzida do INSS para donas de casa, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício do Idoso, Renda Mínima modalidade Bolsa Transporte, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isenção de Taxa de Concurso, Telefonia Popular, Minha Casa Minha Vida, entre outros. A Central de Cadastro também faz o recadastramento das famílias que já têm suas carteiras vencidas, a ação está sendo executada com o auxílio de uma empresa terceirizada, para que essas famílias não percam o benefício do Bolsa Família. 

           

          CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade - Tem por objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações com risco social.

          Endereço de atendimento do serviço

          CCMI Centro

          Rua Paquetá, 23, Jd. Rosinha

          Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

          Tel. 4056-8484

           

          CCMI Sul

          Rua Manoel Mota, 35, Eldorado

          Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

          Tel. 4047-2049

           

          A Casa Beth Lobo visa prestar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, cujo objetivo é fortalecer as mulheres em situação de vulnerabilidade doméstica para enfrentamento de seus problemas, proteção em caso de risco de morte e desenvolvimento de atividades de caráter educativo, prevenindo a violência doméstica, entre outros recursos.

          Endereço:

          Rua das Turmalinas, 35 - Centro, Diadema - SP, 09920-500

          Tel: (11) 4043-0737 e 4043-1918

          O Centro de Referência Especializado em Assistência Social para pessoas em situação de Rua realiza atendimento à pessoas que possuem em comum a pobreza extrema e os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. O CREAS acolhe e orienta a população carente, oferecendo apoio para obtenção de documentação pessoal, encaminhando para rede sócio assistencial do município e saúde. O Centro também promove visitas domiciliares, atendimento voltado ao mercado de trabalho, estudo social, fortalecimento de vínculos familiares e outros. 

          Diadema atua com um Grupo de Trabalho de Gênero com representantes das Secretarias Municipais e representantes da Sociedade Civil. O objetivo é potencializar as ações do serviço especializado de atendimento a mulheres vítimas de violência (Casa Beth Lobo) e articular a transversalidade de gênero nos serviços municipais.

          A Casa Beth Lobo é um dos primeiros equipamentos públicos do Estado a oferecer apoio psicológico, jurídico e assistência social para mulheres que sofrem violência. Oficinas de artesanato e de geração de renda são realizadas no local para garantia da independência financeira das mulheres. Vítimas em situação de incapacidade econômica podem ser inseridas no Bolsa-Aluguel, em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Renda Cidadã, e inserção no mercado de trabalho por meio de parcerias.

           

           

          O Programa é voltado para a realização de atendimento para toda população, especialmente vítimas de violência e vulnerabilidade social. Tem sob sua responsabilidade o atendimento aos idosos, crianças e adolescentes, mulheres e pessoas com necessidades especiais. 

           

      • Fernando Moreira Machado

        Nascido e criado em Diadema, Fernando Moreira é graduado em Direito pela Faculdade UniABC. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, advogado militante com escritório em Diadema. Exerceu funções na Assembleia Legislativa como assessor de Gabinete. 

        Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

        Tel.: (11) 4057-7941 e (11) 4057-7943

         

        O objetivo da Secretaria de Assuntos Jurídicos é assessorar o prefeito e os demais órgãos da Administração, oferecendo consultoria de natureza jurídica, além de representar o município em todas as instâncias, juízos e tribunais. Elabora minutas de atos do Executivo, tais como decretos e projetos de lei.

        A Secretaria é também responsável pelo PROCON, pelo Serviço de Assistência Judiciária e pela execução da dívida ativa no município. O PROCON oferece atendimento aos munícipes, no que se refere às relações de consumo, e a Assistência Judiciária atende pessoas de baixa renda que necessitam resolver questões judiciais, principalmente na área de família.

         

        • Procon

          Endereço: Rua Ari Barroso, 452, Centro

          Distribuição de Senhas: 8:30h e às 12:30

          Tel: 4053-7204

           

          Poupatempo 

          Endereço: Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro

           

          Universidade Aberta do Brasil (UAB) 

          Endereço: Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249 –Centro

          Tel. 4051-3634

           

          Central de Atendimento 

          Endereço: Rua Marechal Floriano, 289 - Centro 

          Portaria do estacionamento da Central de Atendimento 

          Tel. 4057-7404

           

        • A secretaria de Assuntos Jurídicos oferece Assistência Judiciária para famílias que precisam do auxilio de um advogado e não podem pagar. Quem solicitar o serviço passará por uma triagem para verificação do caso e então será auxiliado. Para realizar uma solicitação, o munícipe deverá entrar em contato direto pelo telefone 4053-7200 e encaminhar os dados. 

           

          A Fundação Procon de Diadema orienta e fiscaliza empresários, consumidores e fornecedores, além de palestras e ações de orientação nas ruas comerciais da cidade. As atividades são feitas por meio encontros e discussões com  lojistas e compradores sobre seus direitos e deveres, além de realizar vistorias e acompanhamento em comércios, verificando se todas as normas do Código de Defesa do consumidor (CDC) estão sendo cumpridas. 

           

      • Carla Dualib

        Publicitária com mais de 20 anos de carreira e MBA em Marketing na FIA/USP. Já trabalhou nas áreas de publicidade e propaganda em agências renomadas como Standard & Ogilvy, Salles atual Publicis, Rapp Collins e Merit Comunicação. No segmento de entretenimento e esportes atuou como Diretora de Comunicação e Marketing.  

        Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

        Tel.: (11) 4057-7700

        A Secretaria de Comunicação tem a responsabilidade de estabelecer canais eficientes para informar a população sobre as realizações do gabinete e de todas as secretarias, bem como gerenciar as necessidades de comunicação dos munícipes com a Administração, atendendo de forma precisa, rápida e satisfatória.

        Para isso, mantém o “Fale Conosco”, canal em que os munícipes podem obter informações sobre todos os assuntos que envolvem a Administração. Também é responsável pelas redes sociais, tirando dúvidas e esclarecendo a população sobre os atos municipais, e atualiza o site com notícias de interesse à população.

        A Secretaria também é responsável pelas relações com a Imprensa, atendendo suas solicitações de entrevistas e enviando informações de interesse público.

        Além de atender o gabinete do prefeito e todas as secretarias, é responsável pela comunicação institucional, padronização visual, criação de campanhas, organização de festejos e documentação visual, registrando em fotos e vídeos os principais momentos do cotidiano da cidade.

        Desde o início da atual gestão, a Secretaria intensificou o relacionamento com a Imprensa, assim como o uso de novas tecnologias, como as redes sociais, para interagir com a municipalidade com o objetivo de manter a população bem informada, adotando uma política de comunicação transparente e rápida.

         

      • A Secretaria de Cultura de Diadema tem como missão promover e preservar as manifestações artísticas e culturais da cidade. Criar oportunidades de acesso à Cultura por meio de seu patrimônio histórico, das diversas linguagens artísticas e culturais, e das festas populares, desenvolvendo cidadania e bem-estar social através dos eventos e oficinas culturais. 

        A Secretaria de Cultura, atualmente, conta com uma estrutura de cerca 130 funcionários, distribuídos entre 10 centros culturais, nove bibliotecas, dentre elas, a Biblioteca Olíria de Campos Barros (central) e a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Museu de Arte Popular, Centro de Memória de Diadema, CEFOM - Centro de Formação Musical Olímpio Martins, Cine Eldorado, Circo Escola Diadema, Lira Musical de Diadema, Cia de Danças de Diadema, Casa do Hip-Hop e Serviços de Formação e Difusão Culturais.

        Há uma programação mensal permanente na Agenda Cultural de Diadema que procura contemplar as mais diversas faixas de público, oferecendo espetáculos e shows para crianças, jovens e adultos, com artistas do grande circuito cultural, mas valorizando e incentivando principalmente o artista da cidade. 

        Um dos canais de participação e atuação da produção nas ações culturais da cidade está contemplado no Conselho Municipal de Cultura, cuja composição inclui agentes de cultura, produtores culturais e munícipes atuantes na área. 

         

        • Centro Cultural Nogueira 

          Endereço: Rua Marcos Azevedo, 240, Vila Nogueira

          Tel. 4071-9300

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira

          Endereço: Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira

          Tel. 4071-9684 / 4077-0122

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Taboão

          Endereço: Av. D. João VI – 1393 - Taboão 

          Tel: 4077-1643

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Biblioteca Santa Luzia

          Endereço: Rua Martins Fontes – 110 - Jd. Santa Luzia 

          Tel: 4072-3016

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Serraria

          Endereço: Rua Guarani, 790, Serraria   

          Tel: 4056-4950

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Vladimir Herzog / Biblioteca Paineiras

          Endereço: Rua Eduardo de Matos, 159 - Jd. Campanário 

          Tel: 4091-2299

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Biblioteca Santa Luzia

          Endereço: Rua Martins Fontes – 110 - Jd. Santa Luzia 

          Tel: 4072-3016

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Inamar / Biblioteca e Laboratório de Fotografia

          Endereço: Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1322 - Jd. Inamar

          Tel: 4043-5476

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Observatório Municipal

          Endereço: Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1322 - Jd. Inamar

          Tel: 4053-6457

          E-mail: observatorio.diadema.com.br

           

          Circo Escola Diadema

          Endereço: Av. Afonso Monteiro de Oliveira Cruz, 259 - Jd. União 

          Tel: 4044-5263

           

          Centro Cultural/Cine Eldorado

          Endereço: Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado

          Tel: 4059-1649

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Biblioteca Eldorado

          Endereço: Rua Frei Ambrosio de Oliveira Luz, 55, Eldorado

          Tel: 4059-5146

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Biblioteca Olíria de Campos Barros

          Endereço: Av. Sete de Setembro, 470, Vila Conceição

          Tel: 4055-9200

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Diadema/Teatro Clara Nunes

          Endereço: Rua Graciosa, 300 - Centro 

          Tel: 4056-3366

          E-mail: ccdiadema.sp.gov.br

           

          MAP – Museu de Arte Popular Diadema/Espaço Cândido Portinari

          Endereço: Rua Graciosa, 300 - Centro 

          Tel: 4051-5408

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro de Formação Musical Olímpio Martins – Cefom (Antiga Casa da Música)

          Endereço: Av. Alda, 255 - Centro 

          Tel: 4051-2628

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro de Memória Diadema

          Endereço: Av. Alda, 255/277 - Centro 

          Tel: 4043-0700

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Heleny Guariba

          Endereço: Rua Barão de Uruguaiana, 82, Jd. Ruyce

          Tel: 4067-4292

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Vladimir Herzog / Biblioteca Paineiras

          Endereço: Rua Eduardo de Matos, 159 - Jd. Campanário 

          Tel: 4091-2299

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          Centro Cultural Canhema

          Endereço: Rua 24 de Maio, 38 - Jd. Canhema 

          Tel: 4075-3792

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

        • O Centro de Memória de Diadema foi criado em 1993 com o objetivo de manter as múltiplas memórias da cidade, especialmente as que não têm mecanismos de preservação e se perdem com facilidade. O serviço é ainda o responsável por organizar as referências históricas do município, como o surgimento de Diadema, as transformações ocorridas ao longo do tempo, as suas lutas populares e manifestações culturais. O Centro também abre para pesquisas e consultas de seu acervo, formado por jornais, documentos oficiais e vídeos. Para isto, é necessário agendamento que deve ser feito pelo telefone 4043-0700. 

          Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h. 

          E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          O Cine Eldorado foi implantado no ano de 2008 e é um dos poucos cinemas público do Brasil. Criado por meio de convênio com a Cinemateca Brasileira ele é mantido pelo Município e não cobra ingresso para quem vai assistir aos filmes. Localizado no bairro Eldorado, o cinema tem plateia de 132 lugares, sistema de projeção em película 35 mm e sonorização Dolby digital. 

          Por mês, o Cine Eldorado exibe cerca de 40 filmes voltados para o público adulto e infantil. Além de produções do circuito comercial, exibe longas metragens trazidas por eventos como o “Festival Sul-Americano da Cultura Árabe”, “SESC Melhores Filmes” e “Mostra de Artes e Cultura de Diadema”. Integrante do Ponto MIS, o espaço exibe filmes do acervo Museu de Imagem e Som (MIS), colocando Diadema no circuito de filmes alternativos. 

          O Cine Eldorado atende demanda de escolas e entidades da região, mas para isso é necessário agendamento prévio via telefone 4059-1649. 

          Horário de funcionamento: de quinta a sexta em dois horários: 14h30 e 19h. Sábados em três horários, às 14h30, 17h e 19h.  Domingos em dois horários, às 14h30 e 16h30.

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

          Completando 20 anos em 2015, a Companhia de Danças de Diadema desenvolve, na cidade de Diadema, um programa de difusão e acesso à linguagem da dança, mantendo atividades artístico-sociais em 10 centros culturais. Dentre as atividades desenvolvidas, incluem-se oficinas e vivências em dança, circulação de espetáculos, sempre destinadas ao público do município e região. Seu repertório em dança contemporânea (23 obras) é levado a inúmeras cidades de todo o Brasil e também exterior.

          www.ciadedancas.apbd.org.br 

           

          Arquivos:
          Baixe este arquivo (sc_pdf_20131201190455_38_grid_apuracao.pdf) Edital 01/2016 convocação [asdçfalsdkfa sdasdçl jkçkl ]


          O Circo Escola Diadema, inaugurado em 2008, em parceria com a Secretaria de Cultura e Associação Tápias Voadores, tem capacidade de atendimento para 1800 usuários. Atualmente, disponibiliza vagas para comunidade, com oficinas de circo, circo-teatro, técnicas especiais de circo para Melhor Idade, circo-música, circo-dança e padaria artesanal que traz possibilidade de ações diretas com a comunidade. O projeto também tem título de utilidade pública municipal e é um Ponto de Cultura, oferecendo ações de empoderamento aos jovens do entorno. O local oferece oficinas, espetáculos e diversas ações, garantindo o direito à cultura por meio da arte circense, reconhecido por meio de prêmios em 2010, 2011 e 2012 do Ministério da Cultura.

          Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h às 17h.

          Site: www.ace-tapias.org.br 

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

          O Centro de Formação Musical Olímpio Martins tem sua história iniciada em 18 de maio de 1968, quando foi criada a Banda Lira Musical de Diadema pelo atual prefeito de Diadema. Em 1994, este espaço foi ampliado e possibilitou incluir um número maior de estudantes de música, sendo, em 1998, criada a Casa da Música de Diadema.

          Em 2013, considerando o aumento da demanda e a necessidade de implantação de novas metodologias de aprendizagem musical, foi criado o Centro de Formação Musical Olímpio Martins (CEFOM) em homenagem ao Sr. Olímpio Martins, ex-funcionário do município, professor de música, maestro da Banda Mirim de Diadema e músico da Banda Lira Musical Diadema. 

          O espaço cultural oferece cursos livres de música nas diversas modalidades, como: violão popular, violão clássico, violino, saxofone, canto-coral, entre outras, atendendo a todas as faixas etárias.

           

        • Inaugurado em 1992, o Centro Cultural e Biblioteca Inamar, atualmente, oferece oficinas de fotografia, dança urbana, grafite, teatro,  dança (cigana, do ventre, de salão e contemporânea), artes integradas e contação de histórias. Mantém uma programação mensal de difusão cultural, alternando contação de histórias, teatro infantil, bailes e saraus.  Há seis anos desenvolve atividades voltadas às tradições da cultura cigana e da cultura oriental.

          Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 16h30

           

          O Centro Cultural e Biblioteca Eldorado está situado no extremo sul da cidade, na região do manancial Billings. Desenvolve atividades de natureza artístico-cultural, como oficinas nas diversas linguagens artísticas, a partir de seis anos de idade. Além disso, apresenta espetáculos voltados à população, quais sejam, peças de teatro, shows musicais, contação de histórias, saraus, dentre outros. O Serviço de Biblioteca oferece acesso à leitura com consulta e empréstimo de livros e demais publicações além de funcionar como espaço de convivência com área para leitura e jogos de mesa. Inclui também o Cine Eldorado, sala de exibição voltada exclusivamente à difusão cinematográfica.

           

          O Centro Cultural e Biblioteca Promissão trabalha nos eixos de difusão e formação artísticas, procurando contemplar os anseios e necessidades da população, assim como proporcionar o acesso às leituras de mundo. Conta com biblioteca e três salas para as atividades culturais, oferecendo os seguintes serviços: biblioteca com acervo infantil, juvenil, adulto e escolar; 17 oficinas culturais nas diversas áreas artísticas; difusão de espetáculos, exposições, palestras e vivências;  atividades lúdico-culturais como jogos de tabuleiro e cooperativos; acesso à internet; e cessão de espaço a diversos serviços ligados à administração.

          O Centro Cultural Vladimir Herzog, inaugurado em 1989, foi o primeiro espaço cultural nos bairros de Diadema. Atendendo usuários de todas as idades, oferece oficinas nas modalidades de belas artes e culturas populares. Desenvolve ações formativas transversais através de encontros, workshops, vivências, ações de artistas orientadores, mestres, grupos, pesquisadores e parcerias. São suas principais ações de difusão cultural: a Mostra de Artes Integradas, com foco nas culturas populares; a Titiretada, com espetáculos de bonecos; teatro e contação de histórias para crianças; manifestações da cultura afrobrasileira, como dança, canto e palestras. A biblioteca oferece atividades de apoio e incentivo à leitura e à pesquisa.

          Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 17h

           

          O Centro Cultural Taboão, inaugurado em 1992, oferece atividades culturais para públicos de diversas faixas etárias a partir dos seis anos de idade. Atualmente,  desenvolve oficinas de dança contemporânea, dança de rua, dança cigana,  violão I e II, capoeira, musicalização, teatro (infantil, adolescente e adulto), artes integradas, artesanato e artes plásticas. Há também cessão de espaço para ensaios e reuniões.

          Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 8h às 17h

           

          O Centro Cultural Serraria está localizado na região Centro-Sul de Diadema e oferece serviços culturais como: palestras, encontros com a comunidade, espetáculos de dança, música, teatro e work-shops para público infantil, juvenil e adulto. O espaço também oferece oficinas culturais de iniciação em dança, teatro, música (violão), artes visuais e outras linguagens. O equipamento cultural tem um perfil voltado às artes cênicas.

          Horário de funcionamento: terça a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h

           

          O Centro Cultural Diadema (CCD), inaugurado em 1983 junto à Praça da Moça, conta com o Teatro Clara Nunes, acomoda 377 espectadores e possui uma programação cultural intensa, recebendo mensalmente mais de 20 espetáculos. Além disso, mantém em seu conjunto o Espaço Cândido Portinari, que oferece exposições regulares na área de artes visuais, sala de artes cênicas e ateliês frequentados por centenas de pessoas matriculadas em suas oficinas culturais de teatro, dança e artes plásticas. O CCD, como é conhecido popularmente, constitui-se num espaço privilegiado de difusão e formação cultural, despontando-se como um polo incentivador aos artistas da cidade e às diversas práticas socioculturais.

          Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h e sábado, das 13h ás 18h

           

          Inaugurado em 1990, em regime de mutirão, e reinaugurado, em 1994, com a denominação Centro Cultural Canhema. Em 1999, houve uma grande mudança com o lançamento do projeto Casa do Hip-Hop, que criou um espaço de referência à cultura de rua. O equipamento conta com oficinas de graffiti, dança de rua, Dj e composição de rimas. Além das oficinas de hip hop, o espaço oferece outras em várias linguagens artísticas, como: teatro, circo, balé, artes plásticas, samba-rock, capoeira, dança de salão e fotografia digital. Também acontecem os eventos de difusão cultural, entre eles, o Hip-Hop em Ação, atividades infantis e Baile da 3ª Idade. Localizado na Rua 24 de maio, 38 - Jd. Canhema. 

          Horário de atendimento: terça a quinta-feira, das 8h30 às 21h30; sexta e sábado, das 09h às 18h.

           

          O Centro Cultural Heleny Guariba homenageia a atriz e ativista política desaparecida durante ditadura militar. É frequentado por todos os públicos, especialmente, crianças e melhor idade. Oferece oficinas gratuitas de teatro, balé, artes integradas, música (percussão e violão), artesanato, dança cigana e do ventre, e dança de salão.  Possui espaço externo agradável para convivência, bem arborizado, com bancos, mesas e tabuleiros para jogos de xadrez e dama;  sala de leitura, sala  de ginástica e telecentro. Sua programação cultural é bem diversificada e dá ênfase às artes cênicas, a música e as artes plásticas.

          Horário de funcionamento: de terça asexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 17h.

           

          Inaugurado em 1992, o Centro Cultural Nogueira proporciona atividades de formação com ênfase nas artes cênicas. Oferece oficinas culturais nas diversas modalidades da dança (balé, salão, flamenca, ventre, contemporânea), teatro e circo. É um espaço adaptado para cultura inclusiva, sediando o Projeto Mão na Roda. Sua programação cultural, diversificada proporciona à população espetáculos de dança, teatro infantil e adulto, shows musicais e saraus.

          Horário de atendimento: de terça a sábado, das 9h às 18h.

           

        • Inaugurado em 1992, o Centro Cultural e Biblioteca Inamar, atualmente, oferece oficinas de fotografia, dança urbana, grafite, teatro,  dança (cigana, do ventre, de salão e contemporânea), artes integradas e contação de histórias. Mantém uma programação mensal de difusão cultural, alternando contação de histórias, teatro infantil, bailes e saraus.  Há seis anos desenvolve atividades voltadas às tradições da cultura cigana e da cultura oriental.

          Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado das 9h às 16h30

           

          O Centro Cultural e Biblioteca Eldorado está situado no extremo Sul da cidade, na região do manancial Billings. Desenvolve atividades de natureza artístico-cultural, como oficinas nas diversas linguagens artísticas, a partir de seis anos de idade. Além disso, apresenta espetáculos voltados à população, quais sejam, peças de teatro, shows musicais, contação de histórias, saraus, dentre outros. O Serviço de Biblioteca oferece acesso à leitura com consulta e empréstimo de livros e demais publicações, além de funcionar como espaço de convivência com área para leitura e jogos de mesa. Inclui também o Cine Eldorado, sala de exibição voltada exclusivamente à difusão cinematográfica.

           

          O Centro Cultural e Biblioteca Promissão trabalha nos eixos de difusão e formação artísticas, procurando contemplar os anseios e necessidades da população, assim como proporcionar o acesso às leituras de mundo. Conta com biblioteca e três salas para as atividades culturais, oferecendo os seguintes serviços: biblioteca com acervo infantil, juvenil, adulto e escolar; 17 oficinas culturais nas diversas áreas artísticas; difusão de espetáculos, exposições, palestras e vivências;  atividades lúdico-culturais como jogos de tabuleiro e cooperativos; acesso à internet; e cessão de espaço a diversos serviços ligados à administração.

           

          A Biblioteca Olíria de Campos Barros foi inaugurada em 6 de setembro de 1967 pela Lei nº 293/67, sendo considerada o primeiro equipamento cultural da cidade. Tem por objetivo estimular a leitura e promover o acesso à informação por meio dos livros, CDs, DVDs, revistas, gibis e internet, bem como saraus, oficinas culturais, contações de histórias, encontros com escritores e projetos de extensão da rede de bibliotecas como o Livro Solto e Leitura ao Pé da Árvore. 

          Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado das 9h às 14h

           

          A Biblioteca Serraria disponibiliza ao público serviços como: pesquisa e empréstimo de livros, revistas e gibis; oficinas de criação literária; uso de computador com acesso à internet, disponibilizando impressão de pequenos trabalhos e currículos; parceria com EMEI Mário Santalúcia; prática de jogo de xadrez; sessão de periódicos para leitura de jornais; e doação de livros repetidos no acervo. Encontra-se em fase de finalização da informatização de seu acervo.

          Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 17h,

           

          A Biblioteca Santa Luzia, inaugurada em 1992, oferece serviços como: pesquisas, palestras, Encontros com a Comunidade, empréstimos de livros e atividades para despertar o gosto e hábito pela leitura, como o Projeto Conta Prá Mim?! Há também atividades de difusão cultural como: leituras dramatizadas, Contação de Histórias, Círculos e Rodas de Leituras e espetáculos de teatro. O equipamento oferece oficinas culturais para Adultos e Terceira Idade - Dança Livre, e Artes Integradas e Criação Literária para crianças de 6 a 12 anos.

          Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

           

          A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira dispõe de equipamentos  para inclusão de pessoas com deficiência (regletes, máquinas de escrever em Braille, ampliador de texto). O espaço, totalmente adaptado, tem capacidade para produção de textos em Braille e em áudio. São oferecidas oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais, para comunicação com surdos) e Braille (sistema de comunicação escrita para deficientes visuais), Violão para Deficientes Visuais, Massoterapia e História em Quadrinhos. A biblioteca atende esta demanda específica e ao público em geral, com empréstimo de livros, leitura de periódicos (jornais e revistas) e pesquisas diversas.

          Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

           

          Contatos:

          Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

          Facebook: Biblioteca de Inclusão Nogueira

           

      • Marcel Lacerda Soffner

        Formado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (Aspirante da turma de 1987) e em Direito pela Universidade Mackenzie (1999). É especialista em marketing (CMM) pelo Insper (2013). O Coronel PM Marcel Lacerda Soffner atuou por mais de 31 anos em diversas unidades de policiamento ostensivo e de trânsito na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nos últimos dez anos atuou como chefe da divisão de Imprensa da PM e como porta-voz da Instituição e é doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Comandou o 24º Batalhão de Policia Militar Metropolitano em Diadema por dois anos, no período de 2013 e 2015 e chefiou, na sequência, o Estado Maior do CPA-M/6, órgão responsável pelo policiamento ostensivo nas sete cidades do ABCDMRR.

        Endereço: Rua João de Almeida, 352 – Centro

        Tel.: (11) 4044-0240

        A Secretaria de Defesa Social tem como meta planejar e coordenar políticas de gestão na área de segurança e bem-estar social, contribuindo com o trabalho de outras instituições. Sua atenção está também na formação de crianças e jovens como cidadãos. Para isso, busca a aproximação com os moradores e promove atividades como o Clubinho da Guarda durante as férias escolares, além da Campanha do Desarmamento Infantil que percorre as escolas municipais.

        A Guarda Civil Municipal  está sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Social. No final de 2013 foram entregues à GCM de Diadema mais 16 veículos, sendo 10 viaturas e seis motocicletas para o policiamento e incorporados 27 Guardas Civis Municipais (GCM) de Terceira Classe e 21 Guardas Civis Patrimoniais (GCP).

        Hoje, o efetivo da GCM é de 225 homens e mulheres, 40 viaturas, 1 caminhão baú de apoio e 20 motocicletas, além de 64 câmeras de monitoramento instaladas , utilizados para reforçar a segurança da cidade em apoio às polícias Militar e Civil.

        A Secretaria é responsável pelo Programa Diadema Legal (de combate à poluição sonora e controle do funcionamento de bares), pelo Cemitério Municipal, pela Mediação de Conflitos e também pela Defesa Civil (que presta assistência em casos de desastres naturais ou provocados pela ação humana e coordena a Campanha do Agasalho junto com outras secretarias).

        Além dos balanços do Programa Diadema Legal e da Mediação de Conflitos  que oferecem subsídios para a implantação de novas atividades, a Secretaria também elaborou minucioso plano para redução de riscos, voltado especialmente para período de chuvas. Também com o apoio do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) implantou pluviômetros que permitem um monitoramento preciso das precipitações no município dia a dia.

         

         

         

        • Sede Operacional GCM 

          Rua Marechal Floriano, 260 – Centro 

          Tel. 4053-7300

           

          Cemitério Municipal 

           Alameda da Saudade, 427 – Parque 7 de Setembro 

          Tel. 4048-1826

           

        • A Campanha do Desarmamento Infantil é uma atividade conjunta das Secretarias de Educação e de Defesa Social. É direcionada aos alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, entre 4 e 10 anos. As crianças recebem palestras para desestimular o uso de armas de brinquedo por parte dos alunos. A ação já está em sua 14ª edição. 

          Desde 2002 as 14 edições da Campanha já realizaram a troca de 20 mil armas de brinquedo pela mesma quantidade de revistas infantis, além de 95 mil desenhos temáticos entregues pelas crianças, que produzem ilustrações relacionadas ao aprendizado do tema nas escolas municipais. No total as “arminhas” renderam 4 toneladas de materiais enviados para o Programa Vida Limpa que realiza a coleta seletiva do mesmo.

           

           

          A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, em julho de 2014, o Projeto “Transitando nos CFCs” (Centros de Formação de Condutores)” e Escolas da EJA (Educação de Jovens e Adultos - suplência). Durante as palestras, os integrantes da GCM explicam aos futuros motoristas o que fazem os agentes de trânsito em seu dia a dia, e também oferecem dicas sobre postura e noções básicas de direção defensiva, evasiva e ofensiva. O projeto já realizou palestras para  6 mil alunos de CFCs da cidade, além de alunos das escolas municipais que recebem o EJA. 

          Essas aulas têm como objetivo principal a redução do número de acidentes e mortes no trânsito, por meio do entendimento de como atuam os agentes de trânsito e dicas seguras de direção. 

          Desde agosto de 2015 os alunos das escolas municipais que oferecem cursos do EJA também recebem as palestras e atividades do Transitando. 

           

          O Clubinho de Férias, realizado nas férias escolares de janeiro e julho em Diadema, chegou à sua 24ª edição em 2015.  Durante cinco dias, as crianças de Diadema podem participar de ações educativas e recreativas de férias promovidas pela Guarda Civil Municipal. O projeto já reuniu, em todas as suas edições, aproximadamente 90 mil pessoas. 

          São desenvolvidas atividades todos os dias, sempre das 9h às 14h. As ações percorrem cinco espaços ou equipamentos públicos, um de cada região da cidade. Cada local conta com a presença de viatura de patrulhamento comunitário da Guarda Civil Municipal, para as crianças visitarem, além de brinquedos infláveis. 

          Os GCMs também montam uma tenda nas praças dos bairros e fazem palestras para grupos de pedestres. Os temas abordados são: cuidados com cerol e pipas próximas à rede elétrica; prevenção de acidentes domésticos; cuidados com o patrimônio público (como ajudar a conservar parques e praças); cuidados com pessoas não conhecidas; e importância de ocupar espaços públicos com atividades de lazer.

           

          O Canil da GCM iniciou suas atividades em maio de 2008. Em sete anos já conquistou diversos títulos, incluindo o de bicampeão do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil. Atualmente conta com oito cães, além de sete CGMs cinotécnicos, qualificados para condução e treinamento.

          O Canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio às operações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos e escolas, por meio do Programa “Cidade na Escola - Canil nas Escolas.  A atividade tem como objetivo mostrar às crianças as atividades desenvolvidas pelo Canil da Guarda Civil Municipal. 

           

          Guardas civis municipais e policiais militares trabalham aos finais de semana com retaguarda da Operação Integrada de Fiscalização.  

          A Operação atende as reclamações da população relacionadas à emissão de sons e ruídos por automóveis estacionados nas vias públicas. Os valores das multas variam de acordo com a gravidade da infração e vão de R$ 305,00 a R$ 3.050,00. A penalidade é feita por agente público ou guarda municipal. 

           

          Serviço

          Denúncias 

          Tel.: 0800-770-5559/ 4044-0249 

          Por e-mail – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

          Rua João de Almeida, 352 – Centro

           

          Implantado em 2002, o Programa Diadema Legal percorre a cidade, em todos os dias de semana, vistoriando as ações de bares e outros infratores. Para melhorar e ampliar a fiscalização, em 2010 foi criado o Programa Operação Integrada de Fiscalização, que reúne a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e os fiscais da Prefeitura. Esta é realizada aos finais de semana e feriados, pois são os dias de maior movimento nas ruas e comércios.

           

          Outras obras que a Prefeitura vem executando para evitar enchentes na cidade são limpezas de bocas de lobos e reconstrução de galerias. Ainda nesta área, merece destaque o recapeamento e a drenagem nas ruas Bororós e Tapuias, no bairro Serraria. A finalidade desta obra de drenagem foi acabar com o alagamento que invadia as casas do bairro e provocava o afundamento do asfalto. A intervenção abrangeu 280 metros de drenagem e 2.000 m² de recapeamento. Com investimento de R$ 570.682,00, oriundos de emenda parlamentar, a obra beneficiou cerca de oito mil moradores.

           

          A Defesa Civil de Diadema, em conjunto com a Secretaria de Habitação realiza todos os anos, antes do início do período de chuvas, um plano de contingência para verificar as situações de risco desses locais. O plano prevê a ação integrada de setores da Prefeitura envolvidos nas ações de prevenção e atendimento às ocorrências, como:

          - Secretaria de Serviços e Obras – limpeza de córregos e obras emergenciais;

          - Secretaria de Habitação e  Desenvolvimento Urbano – remoções de risco;

          - Secretaria de Educação - na abertura de espaço para abrigamento quando necessário, além de outras áreas convocadas a partir da parceria necessária. 

          Após realizado o plano de contingência, as Secretarias de Habitação e a de Serviços e Obras elaboram um Plano de Habitação e de Obras, até uma intervenção definitiva. O Plano segue as definições de diagnóstico do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), e prioriza as intervenções no sentido de erradicação das situações de risco.

           

           

          A Campanha do Agasalho é realizada todos os anos entre maio e julho, com parceria entre a Secretaria de Defesa Social e o Fundo Social de Solidariedade.

          A Defesa Civil, órgão da Secretaria de Defesa Social, recolhe, em média, 57 mil peças de vestuário em cada edição.  A Campanha permanente percorre em todas as UBSs do município, que contam com um caixote para o depósito das roupas. 

          As doações são destinadas para três entidades assistenciais cadastradas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania: Lar do Alvorecer (Canhema); Lar São José (Campanário); e Obra São Francisco Xavier (Serraria), além da Associação de Moradores do Núcleo Vila Popular (Casa Grande). Uma parte do que é arrecadado também é destinada ao estoque estratégico da Defesa Social, utilizado em casos de desastres e acidentes naturais. 

           

           

        • O serviço de mediação de conflitos existe desde Junho de 2006 e oficializado como SMDC, em 2010, se tornando um setor subordinado a Secretaria de Defesa Social, o qual é responsável pela prestação do serviço público de mediação de conflitos legalmente reconhecido no atendimento de munícipes de Diadema. 

          A mediação é um meio de pacificação alternativo de solução de controvérsias, conflitos, divergências e disputas em geral com o objetivo de facilitar a solução amigável entre as partes.

          O setor consiste de 4 mediadores devidamente treinados que se revezam em dias e horários diferentes, pois existem duas salas para atendimento, portanto cada caso terá que ser previamente agendado antecipadamente. 

          O método funciona, inicialmente, com a reunião de apresentação do serviço e as regras do procedimento de mediação e esclarecidas dúvidas sobre a conduta ética e profissional do mediador à parte solicitante que busca o serviço. Logo após a reunião, é encaminhado  uma carta convite à parte solicitada convidando-a ao comparecimento no setor.  Ouvem-se as partes separadamente para primeiro levantamento de dados sobre o caso. 

          Após a terceira sessão, as partes se reúnem para juntas encontrarem uma solução pacífica, alternativa e satisfatória para todas envolvidas na divergência em questão.   

          Quando encontrada a solução satisfatória, o desfecho do processo funciona da seguinte maneira:

          ACORDO: quando se estabelece a solução e são formalizadas as responsabilidades e direitos das partes, sendo elaborado um Termo de Acordo, assinado pelas partes e pelo mediador, com cópia para cada uma das partes;

          IMPASSE: quando não se estabelece um acordo ou não há adesão ao processo de mediação, pois as partes não querem assumir compromissos. Elabora-se, então, o Termo de Impasse;

          PACIFICAÇÃO: não houve acordo, mas foram realizados avanços, amenizando, melhorando e pacificando a situação conflituosa;

          ENCAMINHAMENTO: não houve acordo, pois ocorreu o impasse ou pacificação.

          Encaminha-se o conflito para outro setor/serviço a fim de que o acesso à justiça seja garantido. 

           

          Rua João de Almeida, 352 – Vila Ida – Diadema – SP 

          Cep. 09920-140 

          Telefone (11) 4044-0255 / 4044-0255 

          mediaçãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

           

      • Laércio Pereira Soares

        Comerciante, eleito vereador em 1988, foi reeleito por mais cinco mandatos consecutivos e presidente da Câmara Municipal de Diadema em três mandatos. Atuou como assessor especial de Gabinete do prefeito, entre 2013 e 2016.

        Endereço: Rua Amélia Eugênia, 488 – Centro

        Tel.: (11) 4057-7400

        A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho tem entre suas metas estimular o crescimento da cidade atraindo novas empresas e, consequentemente, gerar emprego e renda, além de fomentar a economia solidária e aprimorar e consolidar o Núcleo de Cosméticos.

        A pasta é responsável pela Incubadora Pública, que promove a economia solidária e pelo Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) que informa sobre oportunidades de emprego nas empresas da cidade e promove cursos voltados à capacitação, atualização e reciclagem profissional. Desde o início da atual gestão, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) já encaminhou candidatos para as empresas do município e cidades vizinhas. 

        A Secretaria também fez a intermediação para a instalação do Poupatempo na cidade e gerencia a Central de Atendimento ao Cidadão.

         

        • Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR)

          Rua Professora Vitalina Caiafa Esquível, 101

          Tel. 4053-3570

           

          Poupatempo

          Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro

           

          Centro Público de Economia Solidária

          Rua Evandro Caiaffa Esquível, 137- Centro

          Tel. 4055-5162

           

          Procon Diadema

          Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro

          Tel. 4053-7204

           

          Universidade Aberta do Brasil (UAB)

          Avenida Nossa Senhora das Vitórias, 249 – Centro

          Tel. 4051-3634

           

        • Criado em setembro de 2015, o Espaço é uma parceria entre Casa da Economia Solidária, Fundo Social de Solidariedade e Shopping Praça da Moça e adota o conceito de sustentabilidade e reutilização de materiais.

          Localizada na loja 338/339 do Piso Paineiras e ambientada com luminárias feitas de PET e móveis confeccionados com troncos de árvore, pneus e pallets de madeira, como sofás, mesas de centro e balcões, a loja ainda reserva espaço para troca de livros, oficinas gratuitas de artesanato e de educação ambiental e recebimento de materiais que poderão ser utilizados como matéria-prima.

           

          A Casa da Economia Solidária foi criada para abrigar os projetos da IPEPS já existente, como Unimita (associação de construção civil), Okawango (recuperação de estofados e móveis, entre outros), costure bem, carrinho de churrasco, milho e tapioca, projetos Bem Viver Reciclar faz bem, cooperativa de materiais recicláveis, feira de economia solidária e artesanato, associação de deficientes visuais – massagem corporal em feiras e empresas, entre outros. 

          Realizadas em 19, 20 e 21 de agosto de 2014 e 20, 21 e 22 de 2015, as duas edições da Feira D’Beleza incentivaram o setor produtivo de Cosméticos e profissionais da beleza na cidade. A Feira trouxe novidades em produtos, serviços, equipamentos, tecnologias, além de possibilitar parcerias comerciais para impulsionar negócios e serviços de indústrias, distribuidores, comércio (atacado e varejo) dos setores de beleza e saúde.

           

          O Boletim é um periódico, desenvolvido pelo Observatório Econômico, que tem como objetivo mostrar, por meio da consolidação de informações, alguns aspectos da realidade econômica e social da cidade de Diadema. Além disso, gera visibilidade às políticas públicas de desenvolvimento econômico e social como economia solidária, articulação empresarial, turismo entre outros. 

          A fim de dar maior credibilidade e visibilidade ao boletim foram firmadas parcerias com as seguintes universidades e instituições que colaboram na produção do boletim: Universidade Federal do ABC (UFABC), Agência de Inovação da UFABC (Inova UFABC), Fundação Santo André (FSA), FATEC – Diadema, Escola Politécnica da USP (POLI).

          Boletim - Agosto 2014

          Boletim - Janeiro 2015

          Boletim - Março 2015

          Boletim - Abril 2015

           

          O Via Rápida Empresa (VRE) foi implantado em Diadema em fevereiro de 2014. É um ambiente virtual (www.institucional.jucesp.sp.gov.br) que reúne cinco órgãos de licenciamento: dois da Prefeitura de Diadema (Desenvolvimento Urbano e Vigilância Sanitária - VISA) e três do governo do Estado de São Paulo (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, Corpo de Bombeiros e Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP).

           O VRE permite que o empreendedor abra e licencie sua empresa num prazo de dois dias úteis (em média) para empreendimentos de baixo risco.

          Um exemplo da média de atendimento de dois dias úteis está no período entre outubro de 2014 a setembro de 2015. Em Diadema foram registradas 4.932 consultas de viabilidade (antiga certidão do uso do solo), destas 99,78% foram atendidas em até 2 dias úteis

          A fim de agilizar ainda mais os procedimentos, em agosto de 2015 foi criado um Grupo de Trabalho (GT) Contábil que, mensalmente, reúne representantes dos contadores da cidade e dos setores da Prefeitura. 

           

          A atualização do cadastro das empresas, produtos e serviços, que compõe o setor industrial do município de Diadema, teve início em agosto de 2015 e é uma iniciativa que permite a formulação mais precisa de políticas públicas para incentivar o desenvolvimento econômico e a geração de trabalho e renda em um segmento determinante para a estrutura econômica. 

          Com os dados obtidos, será possível disponibilizar às empresas um conjunto de informações essenciais para tomada de decisão, o que resultará na atração e ampliação de novas indústrias ou a substituição de produtos adquiridos de outras cidades por aqueles fabricados no município.

           

          O Arranjo Produtivo Local (APL) do Setor de Cosméticos de Diadema e região é uma articulação feita por quatro entidades: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), CIESP – Diadema, FATEC Luigi Papaiz e Prefeitura de Diadema. O APL visa fortalecer a indústria de cosméticos e sua cadeia produtiva, alem de promover inúmeras iniciativas como cursos de qualificação, workshops, ações de melhoria da infraestrutura logística disponível, melhoria do ambiente de negócios e da regulação e outras ações compartilhadas de cooperação. 

           

          Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

          Promover o desenvolvimento da atividade comercial de Diadema por meio da qualificação dos seus estabelecimentos, tornando-os mais atrativos para os consumidores. Parceria com Sebrae/SP e ACE/Diadema. O projeto visa cinco objetivos: capacitar os empresários para que administrem bem os negócios; promover a qualificação dos funcionários para que atendam adequadamente os clientes; e tornar os estabelecimentos mais atraentes. Os outros dois itens reafirmam a necessidade de melhorar a satisfação do consumidor quanto ao atendimento e ao serviço prestado para estimular as pessoas a comprarem em Diadema e evitar o fechamento dos estabelecimentos.

          A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua com a realização de diagnósticos dos empreendimentos participantes e qualificação para gestão do negócio.

           

          Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

          Programa que visa melhorar a competitividade das indústrias de Diadema e região por meio de ações práticas de aperfeiçoamento dos seus recursos empresariais financeiros, humanos, administrativos e mercadológicos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema desenvolve o Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) voltado para os setores do plástico e da borracha.

          O programa atua com capacitação gratuita e aborda temas como gestão de produção e segurança no trabalho. Em Diadema, os dois setores reúnem 350 indústrias e juntas geram mais de 3.200 empregos no município.

           

        • O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) é uma agência púbica de intermediação de mão de obra, que auxilia, gratuitamente, a população ativa e o empreendedor na emissão de sua carteira de trabalho; habilitação para seguro-desemprego, salas para processos seletivos, inserção no mercado de trabalho e recolocação profissional. 

        • O Banco do Povo Paulista é um convênio do Município com o Estado de São Paulo. Criado em 27 de maio de 2013, trabalha com linhas de crédito e empréstimos de até R$ 20 mil para micro-empreendedor com juros minimizados. A Unidade Diadema está localizada no Poupa Tempo.

      • Tatiane Ramos

        Professora há 22 anos, na Rede Municipal de Ensino, Pedagoga, professora de Educação Física e gestora, tem atuado à frente de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação nos últimos 14 anos, contribuindo com importantes conquistas para o município, tais como o Prêmio Itaú-Unicef de Educação Integral/2015. Tem artigo publicado no livro Caminhos da Educação Integral no Brasil, de Jaqueline Moll (org), Editora Penso, 2011.

        Endereço: Rua Canadá, 26 - Centro de Diadema (antiga Saned)

        Tel.: (11) 4072-7034

         

        A Secretaria de Educação está preparada para formar cidadãos competentes, éticos e comprometidos com a cidade e que busquem o crescimento intelectual e moral para deixar educação e conhecimento às futuras gerações.

        É a Secretaria responsável pelas escolas municipais de Ensino Fundamental, pelas creches e pelos programas Educação de Jovens e Adultos (EJA); Movimento de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Mova). Diadema conta, ainda, com o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

        O município conta com 61 escolas de Educação Básica e 40 creches conveniadas de acordo com a demanda de cada uma das suas regiões.

        Os principais objetivos da Administração referentes à Educação são a expansão de vagas nas creches, investimento na formação dos profissionais da Educação, melhorias na infraestrutura das escolas e a qualidade da alimentação escolar.

        Desde o início dessa gestão, foram implantados os Programas Alimentação Saudável, Cidade na Escola, Trato na Escola, além da adoção de novo material escolar, novos uniformes e o sistema de ensino do SESI. Também participou da Campanha de Desarmamento Infantil, com a Secretaria de Defesa Social e, em parceria com a Secretaria de Transportes, realiza a Campanha de Educação no Trânsito.

         

        • E.M. José Rodrigues Pinto

          Endereço: Rua Sebastião F. Tourinho, 60

          Tel. 4071-6815

           

          E.M. Mário Quintana

          Endereço: Rua Marcos de Azevedo, 300

          Tel. 4072-1517

           

          E.M. Deputado Freitas Nobre

          Endereço: Rua Gaspar Lemos, 405

          Telefone: 4069-8039

           

          Creche Conveniada Stella Maris

          Endereço: Rua Dona Maria Leite, 257 

          Tel. 4066-4766

           

          Associação de Assistência Social Presbiteriana Independente de Diadema (ASPI) 

          Endereço: Rua Tominko Nakajima, 64 – Vila Nogueira 

          Tel. 4071-6093/4076

           

          Creche Presbiteriana 

          Endereço: Rua Tominko Nakajima, 64 – Vila Nogueira 

          Tel. 4072-2939/ 2375-4945

           

          Creche Conveniada Pequeninos do Futuro

          Endereço: Rua Sotoe Shimizu, 111/135

          Tel. 4075-4498

           

          EMEB Jorge Amado 

          Endereço: Rua Martins, 144 – Taboão 

          Tel. 4071-0346

           

          EMEB Lázara Silveira Pacheco 

          Endereço: Rua Luiz Carlos Prestes, s/nº - Taboão 

          Tel. 4056-4083

           

          Creche Conveniada Dom Bosco

          Endereço: Rua Sulamérica, 157, Jd. das Nações

          Tel. 4091-4948

           

          Creche Conveniada Lar do Alvorecer

          Endereço: Rua Santa Efigênia, 79 Jd. Santa Rita

          Tel. 2758-6651

           

          E.M. Henrique Souza Filho (Henfil)

          Endereço: Rua Havana, 125

          Tel. 4091-3170

           

          Sociedade Beneficiente Shekinah 

          Endereço: Avenida do Taboão, 4330 – SBC 

          Tel. 4361-1569

           

          E.M. Manoel Fiel Filho

          Endereço: Rua Índia, 15 – Jd. Nações

          Tel. 4071-4897

           

          E.M. Sociólogo Herbert de Souza

          Endereço: Rua Graça Aranha, 224 Jd. Maravilha

          Tel. 4076-1534

           

          E.M. Tom Jobim

          Endereço: Av. Dom João VI, 926 Jd. Santa Rita

          Tel. 4071-6944

           

          E.M. Carlos Drummond Andrade

          Endereço: Rua Antonio Cardoso Barros, 87 – Jd. Novo Lar

          Tel. 4066-5534

           

          E.M. Ministro Francisco De Paula Quintanilha Ribeiro

          Endereço: Rua Pau do Café, 1552- Jd. Promissão

          Tel: 4055-3202

           

          E.M.E.B. Zélia Gattai Amado

          Endereço: Rua Paganini, 105 – Jd. Arco 

          Tel. 4066 5598

           

          E.M. Jardim Marilene

          Endereço: Rua Luiz de Vasconcelos, 320

          Tel. 4066-5713

           

          E.M. Vinicius de Moraes

          Endereço: Rua André Vidal Negreiros, 32 – Jd. Marilene

          Tel. 4066-5647

           

          Creche Conveniada Espaço Nova Conquista

          Endereço: Rua Guaricica, 45 Vila São José

          Tel. 4077 3727

           

          Creche Conveniada Espaço Criança

          Endereço: Avenida Juscelino, 927 Nova Conquista –

          Horário de Funcionamento: 7h às 17h

          Tel: 4077-2703

           

          E.M. Devanir J. Carvalho

          Endereço: Rua Padre Antonio Tomaz, 75

          Tel. 4066-5863

           

          E.M. Zilda Gomes dos Reis Almeida

          Endereço: Rua Maria Emília, 100 Jd. Boa Vista

          Tel: 4044-6283

           

          E.M. Humberto M. Mendonça

          Endereço: Rua Maria Helena, 331 - Piraporinha

          Tel. 4066-1835

           

          E.M. Senador Teotônio Brandão Vilela

          Endereço: Rua Barão de Iguape, 384 Vila São José

          Tel. 4071-4850

           

          Associação Beneficiente Nova Conquista (Abenco) 

          Endereço: Avenida Juscelino, 931 – Nova Conquista 

          Tel. 4077-2703

           

          EMEB Machado de Assis 

          Endereço: Avenida Tietê, 295 

          Tel. 4091-9848

           

          E.M. Luiz Gonzaga

          Endereço: Rua Javari, 674

          Tel. 4091-9641

           

          Creche Conveniada Comunidade Inamar e Assistência Social

          Endereço: Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1451 

          Tel. 4059-6006 / 4059-6007

           

          Creche Conveniada Navegantes 

          Endereço: Avenida Antonio Sylvio C. Bueno, 846 Jd. Inamar 

          Tel. 4049 4433

           

          E.M. Inspetor Reinaldo José Santana - Piró

          Endereço: Avenida Antônio Sylvio da Cunha Bueno, 1184 – Jd. Inamar 

           Tel. 4055-1678

           

          E.M.E.B. Carolina Maria de Jesus

          Endereço: Rua Vega, 198 Jd. Inamar 

          Tel. 4043-5414

           

          E.M. Professora Fabíola Lima Goyano

          Endereço: Avenida Antônio S. C. Bueno, 34 - Jardim União

          Tel: 4043-3858

           

          EMEB Profª Letícia Beatriz Pessa

          Endereço: Rua Linda, 114 – Jd. União 

          Tel. 4057-2271

           

          Centro Público Eldorado

          Endereço: Rua Bituva, 40 

          Tel. 4059-2011

           

          Creche Conveniada Eldorado

          Endereço: Rua Prof. Arthur Riedel, 171

          Tel. 4049 2797

           

          Associação Cultural Comunitária Dom Décio Pereira 

          Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 144 – Eldorado 

          Tel. 4049-4433

           

          Creche Frei Ambrósio 

          Endereço: Rua Maria Helena, 22 – Eldorado 

          Tel. 4049-5572

           

          Creche Conveniada São Judas

          Endereço: Rua Perobas, 430 – Jd. Sapopema

          Tel. 4043 5945

           

          E.M. Chico Mendes

          Endereço: Rua Pau Brasil, 130 – Jd. Sapopema

          Tel. 4059-5151

           

          E.M. Profº. Florestan Fernandes

          Endereço: Rua Afrânio Peixoto, 599 Vila Paulina

          Tel. 4059-5452

           

          E.M. Hercilia Alves da S. Ribeiro 

          Endereço: Rua Bituva, 40 Jd. dos Navegantes

          Tel. 4049-2440

           

          E.M. Novo Eldorado

          Endereço: Estrada Pedreira Alvarenga, 275

          Tel. 4059 4663

           

          E.M. Profª Annete Melchioreto

          Endereço: Rua Manoel Mota, 20

          Tel. 4043-5019

           

          E.M. Tarsila da Amaral

          Endereço: Rua Pau Brasil, 125 – Jd. Sapopema – 

          Tel. 4071-4850

           

          E.M. Dr. José Martins da Silva

          Endereço: Rua Guatambus, 69 – Jd. Sapopema

          Tel: 4049-6835

           

          Creche São Marcos

          Endereço: Rua Cachalote, 470/472 – Eldorado 

          Tel. 4043-6692

           

          E.M. Dr. Átila Ferreira Vaz

          Endereço: Rua Badejo, 70 - Eldorado

          Tel: 4049-6833

           

          Creche Conveniada Cecília Meireles

          Endereço: Rua Guarani, 121, Vila Conceição 

          Tel. 4054-2600

           

          Creche Nossa Senhora de Fátima 

          Endereço: Avenida Fernando Martinez Guebara, 134 – Jd. Santa Cândida 

          Tel. 4054-0200/3426-7921

           

          EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho 

          Endereço: Praça Lauro Michels, 30 – Vila Conceição 

          Tel. 4044-8598

           

          Creche Conveniada Núcleo Infantil Rananan – Unidade VI

          Endereço: Rua Renato Barbosa, 213

          Horário de Funcionamento: 7h às 17

          Tel. 4044-3388

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário VIII (Rachel de Queiróz)

          Endereço: Avenida Dom Pedro I, 776 - Vila Conceição

          Telefone: 4056-1878

           

          E.M. Elza Freire

          Endereço: Rua Emilio Ribas, 30 Parque Real 

          Tel. 4051-2296

           

          E.M. Irmã Dulce

          Endereço: Rua Armelina Antônio Francisco Coutinho, 320 – Parque Real 

          Tel. 4051-2982

           

          EMEB Profª Elza de Lourdes Sagres 

          Endereço: Rua São Luiz, 81 – Chácara Húngara –

          Tel. 4051-1307

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário I e II

          Endereço: Rua São Rafael, 299

          Tel. 4044-2551

           

          Espaço Solidário Associação Assistencial 

          Endereço: Rua Marechal Deodoro, 311- sala 01, Centro

          Tel. 4056-4022

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário VII

          Endereço: Rua Coimbra, 531 Parque 7 de Setembro

          Tel: 4055-1494

           

          Creche Conveniada Núcleo Infantil Rananan – Unid.III

          Endereço: Rua Estados Unidos, 206 Mulford

          Tel. 4056-5537

           

          E.M. Anita Catarina Malfatti

          Endereço: Rua Ari Barroso, 290 Jd. do Parque 

          Tel. 4044-3515

           

          E.M. Cecília Meireles

          Endereço: Rua Marechal Deodoro, 46 Vila Santa Dirce

          Tel. 4055-3215

           

          E.M. Cora Coralina

          Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1149 – Centro

          Tel. 4044-2839

           

          E.M. Monteiro Lobato

          Endereço: Rua José Ramos Teixeira, 213 Jd. Elisa 

          Tel. 4057-2765

           

          E.M. Olga Benário Prestes

          Endereço: Rua São Genaro,149 Jd. Santa Cecília 

          Tel. 4055-3555

           

          E.M. Prof. Evandro Caiaffa Esquível

          Endereço: Rua Procópio Ferreira, 17

          Tel. 4056-8633

           

          E.M. Prof. Marieta F. Martins

          Endereço: Rua Parapuã, 77 Vila Ida

          Tel. 4057-3239

           

          E.M. Prof. Paulo Freire

          Endereço: Rua Vicente Zara, 257 - Jardim Rosinha

          Tel. 4055-4664

           

          E.M. Heitor Villa Lobos

          Endereço: Rua São Paulo, 46– Jd. São Vicente –

          Tel. 4057-1915

           

          E.M. Vereador Jorge Ferreira

          Endereço: Rua Ten. Oscar Nunes, 20 Vila Élida

          Tel. 4056-1180

           

          E.M.E.B. Marieta de Freitas Martins

          Endereço: Rua Parapuã, 77– Vila Ida 

          Tel: 4057-3239

           

          E.M. Professor Francisco Daniel Trivinho

          Endereço: Praça Lauro Michels, 30 Vila Conceição 

          Tel: 4056-7026/2015 / 4044-8598

           

          E.M. José da Silva Filho 

          Endereço: Rua Barão de Uruguaiana, 31 Jd. Ruyce

          Tel. 4066-5524

           

          EMEB Terezinha Ferreira dos Santos 

          Endereço: 198 – Jd. Portinari 

          Tel. 4055-2883

           

          E.M Sagrado Coração de Jesus

          Endereço: Avenida Fundibem, 670 Jd. Casa Grande

          Tel 4044-5138

           

          EMEB Mário Santalúcia 

          Endereço: Rua Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2050 – Jd. Ruyce 

          Tel. 4091-3029

           

          E.M. Cândido Portinari 

          Endereço: Rua Cândido Portinari, 7 Jd. Portinari

          Tel. 4066-5534

           

          E.M. Aurélio Buarque Holanda Ferreira 

          Endereço: Rua Mem de Sá, 206, Jd. Casa Grande

          Tel. 4066-7570

           

          Creche Conveniada Santo Ivo

          Endereço: Rua Santo Antonio de Pádua, 289

          Tel: 4066-1929

           

          E.M.E.B. Creuza Aparecida de Lima Pinho

          Endereço: Rua Albatroz, 237

          Tel: 4091-8722

           

          EMEB Rachel de Queiróz 

          Endereço: Praça Buriti, s/nº - Jd. Santa Terezinha 

          Tel. 4091-8699

           

          Creche Conveniada Santa Marta

          Endereço: Rua Alfenas, 622  Jd. Maria Tereza

          Tel: 4091-9795

           

          Creche Conveniada Santa Casa - Unidade Santa Terezinha

          Endereço: Rua Macaúba, 185/187

          Horário de Funcionamento: 8h às 17h

          Tel: 4091-4871

           

          Creche Conveniada Futura Geração 

          Endereço: Avenida Paranapanema, 551 - Jd. São Judas

          Tel: 4091-4564

           

          Creche Lázara Silveira Pacheco

          Endereço: Av. Luiz Carlos Prestes, s/nº 

          Horário de Funcionamento: 7h às 17h

          Tel: 4056-4083

           

          Creche Conveniada Estado de Israel

          Endereço: Rua Dois de Julho, 465

          Tel. 4071-1300

           

          Núcleo Educacional Santa Casa de Diadema 

          Endereço: Rua 02 de Julho, 465 – Jd. Canhema

          Tel. 4071-1300

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário III

          Endereço: Rua Flórida, 227, Vila Alice

          Tel. 4077-4040

           

          EMEB Perseu Abramo

          Endereço: Rua Aires da Cunha, 59 – Vila Alice 

          Tel. 4072-1516

           

          Grupo Esprírita Cairbar Schutel 

          Endereço: Rua Santa Efigênia, 79 – Santa Terezinha 

          Tel. 4075.3389

           

          EMEB Santo Dias da Silva

          Endereço: Rua 26 de Abril, 301 – Jd. Canhema 

          Tel. 4059-4157

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário IV (Santa Maria)

          Endereço: Rua Vinte e Um, 30

          Tel. 4051-1196

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário V

          Endereço: Av. Afonso M. da Cruz, 1555

          Tel. 4044-9298

           

          Creche Conveniada Solidário VI

          Endereço: Rua Vênus, 124

          Tel. 4056-4420

           

          EMEB Eremita Gonçalves da Costa

          Endereço: Rua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº Jd. dos Eucaliptos

          Tel. 4056-4112

           

          E.M. Profº Albino de Freitas

          Endereço: Rua Dª Divina P. Chaves, 45

          Tel. 4055-3417

           

          E.M. Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes

          Endereço: Rua dos Botocudos, 395

          Tel. 4057-2655

           

        • A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Direito da Pessoa com Deficiência, oferecem cursos profissionalizantes para alunos surdos com o objetivo de estabelecer a inclusão social no mercado de trabalho e incentivar a geração de renda. Com o programa, os alunos podem participar de oficinas de imagem profissional, forração de caixas e hortas. São atendidos por esse programa, alunos da EMEB Olga Benário Prestes. 

           

          Atendendo às ações do magistério para estabelecer uma educação de qualidade, Diadema passou a aplicar padrões mínimos de para as escolas públicas.  A Lei Federal 11.738/08  estabelece um Piso Salarial e reorganiza a jornada de trabalho do professor, de modo que, parte dela seja para desenvolver atividades fora da regência estabelecendo, no máximo, 2/3 da sua jornada sejam em sala da aula. 

          Comissão: De acordo com a Resolução  005/2015 foi constituída e designada pela Secretaria Municipal de Educação a Comissão responsável pelas discussões da proposta de implementação de 1/3 (um terço de Jornada em Formação, composta por representantes dos segmentos:

          - Educação Infantil Parcial;

          - Educação Infantil Integral (Creche);

          - Ensino Fundamental e Educação Especial;

          - Educação de Jovens e Adultos, Especialistas de Artes e Educação Física;

          - Secretaria de Educação;

          - Outras Secretarias;

          - Sindema.

           

          Iniciou-se em agosto de 2015 a distribuição dos Kits da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Diadema. São 2400 kits que serão entregues para os alunos do segmento. Composto por (2 cadernos universitários, 1 caderno cartográfico, 1 apontador, 2 borrachas, 3 lápis preto, 1 estojo escolar, 2 canetas azuis, 1 caneta vermelha, 1 régua e 1 pasta). A primeira escola a receber foi a EMEB Mario Santa Lucia, com mais de 300 alunos matriculados, que atende a população residente na região Centro-Oeste da cidade. 

          O Simpósio da Educação traz como foco a reflexão sobre ensino e aprendizagem, tendo como tema “A Reinvenção dos tempos, espaços e oportunidades de aprender na cidade que é uma escola – O papel do professor investigador da práxis pedagógica a favor do protagonismo estudantil”. Além da realização de palestras, o Simpósio terá também oficinas de Trocas de Experiências, onde os profissionais da rede poderão compartilhar suas práticas. 

          O Programa Escola Aberta, realizado em parceria com o Governo Federal, foi ampliado, em 2013, passando de 6 para 14 escolas e de 2.400 para 5.000 atendimentos por mês.

          Aos sábados, são oferecidas oficinas diversas nas escolas, tais como futsal, capoeira, manicure, artesanato, corte e costura, ballet, violão, bateria e canto, língua portuguesa, línguas estrangeiras, matemática e informática, nas seguintes escolas:

          EMEB Anita Catarina Malfatti 

          EMEB Annete Melchioretto (Profª)

          EMEB Átila Ferreira Vaz (Dr)

          EMEB Fabíola Goyano (Profª)

          EMEB Florestan Fernandes 

          EMEB Dr. José Martins 

          EMEB Letícia Beatriz Pessa (Profª)

          EMEB Sagrado Coração de Jesus 

          EMEB Olga Benário Prestes

          EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho

          EMEB Profª Zilda Gomes de Almeida

          EMEB Deputado Freitas Nobre

          EMEB Inspetor Reinaldo José Santana (Piró)

          EMEB Dr. Mário Santalúcia

          As oficinas acontecem nos horários da manhã (9h às 12h) e da tarde (13h às 16h). 

          Para inscrever-se basta procurar uma destas unidades nos horários de atendimento do Programa Escola Aberta, aos sábados.

           

          O Programa Trato na escola consiste na manutenção corretiva e preventiva nas unidades escolares por ordem de prioridade/grau de deterioração, uma vez que há muitos anos as escolas municipais não passam por intervenção. Dentre os serviços realizados incluem-se a troca de lâmpadas, vidros, filtros, limpeza de caixa d´água em todas as escolas, limpeza de calhas e toneladas de folhas retiradas dos telhados.

           

          O Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos nas escolas municipais. Por meio de seleção pública foram contratados seis nutricionistas e 300 agentes de cozinha que são responsáveis pelo cardápio nutricional e preparo das refeições nas escolas. Atualmente, quatro empresas são responsáveis pelo fornecimento de hortifrúti, pães e bolos, carnes e estocados, como arroz, feijão, macarrão, enlatados, entre outros. Os itens são entregues na própria escola, o que melhorou a logística de distribuição de alguns alimentos perecíveis. Além disso, é elaborado o cardápio específico para os alunos que tem algum tipo de restrição médica e nutricional, com base em recomendação medica e nutricional avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas. 

           

          O Programa Cidade na Escola tem por objetivo ampliar as oportunidades educativas dos alunos, desde a creche até a educação de Jovens e Adultos, compreendendo as artes, a cultura, o letramento, a matemática e a educação ambiental como facilitadoras do sucesso escolar. Neste sentido, várias atividades tem sido realizadas, dentre elas incluem-se esporte de quadra, xadrez, cultura, meio ambiente, letramento, matemática, oficina de circo, inglês, natação, Horta Escolar, Baby Circo, Canil da Guarda, Educação para o Trânsito, Jogos da EJA, Contação de Histórias, Violeiros de Diadema, Lira na Escola, Programa Bem Viver (de reciclagem) e Workshow com Matéria Rima para todos os alunos do Ensino Fundamental.

           

          Desde o início desta gestão, está pautada a construção do Plano Municipal de Educação, antes mesmo de ser uma exigência do MEC e prevista para 2015 a discussão e 2016 a publicação. Já está formada a Comissão Coordenadora do Processo de Elaboração do Plano Municipal de Educação, que é composta pelo Conselho Municipal de Educação e Equipe Técnica constituída por membros da Secretaria.

          As Comissões organizam todo o processo para a construção do Plano Municipal com vigência 2015/2025, que ainda conta com a participação de representantes do Poder Legislativo, Executivo Municipal e Estadual, da Sociedade Civil Organizada, Entidades Sociais, Escolas, Conselhos de Direito e vários outros órgãos e instituições.

          O Plano Municipal é um planejamento da educação de toda a cidade e tem como propósito integrar todos os objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo no período de dez anos. Após passar pela aprovação do Poder Legislativo e ser sancionado pelo prefeito, deverá ser transformado em Lei.

           

           

        • EMEB Eremita Gonçalves da Costa

          Endereço: Rua Afonso Monteiro da Cruz, s/nº Jd. dos Eucaliptos

          Tel. 4056-4112

           

          EMEB Perseu Abramo

          Endereço: Rua Aires da Cunha, 59 – Vila Alice 

          Tel. 4072-1516

           

          EMEB Santo Dias da Silva

          Endereço: Rua 26 de Abril, 301 – Jd. Canhema 

          Tel. 4059-4157

           

          EMEB Creuza Aparecida de Lima Pinho

          Endereço: Rua Albatroz, 237

          Tel: 4091-8722

           

          EMEB Rachel de Queiróz 

          Endereço: Praça Buriti, s/nº - Jd. Santa Terezinha 

          Tel. 4091-8699

           

          EMEB Terezinha Ferreira dos Santos 

          Endereço: 198 – Jd. Portinari 

          Tel. 4055-2883

           

          EMEB Mário Santalúcia 

          Endereço: Rua Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2050 – Jd. Ruyce 

          Tel. 4091-3029

           

          EMEB Profª Elza de Lourdes Sagres 

          Endereço: Rua São Luiz, 81 – Chácara Húngara –

          Tel. 4051-1307

           

          EMEB Marieta de Freitas Martins

          Endereço: Rua Parapuã, 77– Vila Ida 

          Tel: 4057-3239

           

          EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho 

          Endereço: Praça Lauro Michels, 30 – Vila Conceição 

          Tel. 4044-8598

           

          EMEB Carolina Maria de Jesus

          Endereço: Rua Vega, 198 Jd. Inamar 

          Tel. 4043-5414

           

          EMEB Profª Letícia Beatriz Pessa

          Endereço: Rua Linda, 114 – Jd. União 

          Tel. 4057-2271

           

          EMEB Machado de Assis 

          Endereço: Avenida Tietê, 295 

          Tel. 4091-9848

           

          EMEB Zélia Gattai Amado

          Endereço: Rua Paganini, 105 – Jd. Arco 

          Tel. 4066 5598

           

          EMEB Jorge Amado 

          Endereço: Rua Martins, 144 – Taboão 

          Tel. 4071-0346

           

          EMEB Lázara Silveira Pacheco 

          Endereço: Rua Luiz Carlos Prestes, s/nº - Taboão 

          Tel. 4056-4083

           

        • Creche Conveniada Espaço Solidário IV (Santa Maria)

          Endereço: Rua Vinte e Um, 30

          Tel. 4051-1196

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário V

          Endereço: Av. Afonso M. da Cruz, 1555

          Tel. 4044-9298

           

          Creche Conveniada Solidário VI

          Endereço: Rua Vênus, 124

          Tel. 4056-4420

           

          Creche Conveniada Estado de Israel

          Endereço: Rua Dois de Julho, 465

          Tel. 4071-1300

           

          Núcleo Educacional Santa Casa de Diadema 

          Endereço: Rua 02 de Julho, 465 – Jd. Canhema

          Tel. 4071-1300

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário III

          Endereço: Rua Flórida, 227, Vila Alice

          Tel. 4077-4040

           

          Creche Conveniada Santa Marta

          Endereço: Rua Alfenas, 622  Jd. Maria Tereza

          Tel: 4091-9795

           

          Creche Conveniada Santa Casa - Unidade Santa Terezinha

          Endereço: Rua Macaúba, 185/187

          Horário de Funcionamento: 8h às 17h

          Tel: 4091-4871

           

          Creche Conveniada Futura Geração 

          Endereço: Avenida Paranapanema, 551 - Jd. São Judas

          Tel: 4091-4564

           

          Creche Lázara Silveira Pacheco

          Endereço: Av. Luiz Carlos Prestes, s/nº 

          Horário de Funcionamento: 7h às 17h

          Tel: 4056-4083

           

          Creche Conveniada Santo Ivo

          Endereço: Rua Santo Antonio de Pádua, 289

          Tel: 4066-1929

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário I e II

          Endereço: Rua São Rafael, 299

          Tel. 4044-2551

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário VII

          Endereço: Rua Coimbra, 531 Parque 7 de Setembro

          Tel: 4055-1494

           

          Creche Conveniada Núcleo Infantil Rananan – Unid.III

          Endereço: Rua Estados Unidos, 206 Mulford

          Tel. 4056-5537

           

          Creche Conveniada Cecília Meireles

          Endereço: Rua Guarani, 121, Vila Conceição 

          Tel. 4054-2600

           

          Creche Nossa Senhora de Fátima 

          Endereço: Avenida Fernando Martinez Guebara, 134 – Jd. Santa Cândida 

          Tel. 4054-0200/3426-7921

           

          Creche Conveniada Núcleo Infantil Rananan – Unidade VI

          Endereço: Rua Renato Barbosa, 213

          Horário de Funcionamento: 7h às 17

          Tel. 4044-3388

           

          Creche Conveniada Espaço Solidário VIII (Rachel de Queiróz)

          Endereço: Avenida Dom Pedro I, 776 - Vila Conceição

          Telefone: 4056-1878

           

          Creche Conveniada Eldorado

          Endereço: Rua Prof. Arthur Riedel, 171

          Tel. 4049 2797

           

          Creche Frei Ambrósio 

          Endereço: Rua Maria Helena, 22 – Eldorado 

          Tel. 4049-5572

           

          Creche Conveniada São Judas

          Endereço: Rua Perobas, 430 – Jd. Sapopema

          Tel. 4043 5945

           

          Creche São Marcos

          Endereço: Rua Cachalote, 470/472 – Eldorado 

          Tel. 4043-6692

           

          Creche Conveniada Comunidade Inamar e Assistência Social

          Endereço: Av. Antonio Sylvio Cunha Bueno, 1451 

          Tel. 4059-6006 / 4059-6007

           

          Creche Conveniada Navegantes 

          Endereço: Avenida Antonio Sylvio C. Bueno, 846 Jd. Inamar 

          Tel. 4049 4433

           

          Creche Conveniada Espaço Nova Conquista

          Endereço: Rua Guaricica, 45 Vila São José

          Tel. 4077 3727

           

          Creche Conveniada Espaço Criança

          Endereço: Avenida Juscelino, 927 Nova Conquista –

          Horário de Funcionamento: 7h às 17h

          Tel: 4077-2703

           

          Creche Conveniada Dom Bosco

          Endereço: Rua Sulamérica, 157, Jd. das Nações

          Tel. 4091-4948

           

          Creche Conveniada Lar do Alvorecer

          Endereço: Rua Santa Efigênia, 79 Jd. Santa Rita

          Tel. 2758-6651

           

          Creche Conveniada Stella Maris

          Endereço: Rua Dona Maria Leite, 257 

          Tel. 4066-4766

           

          Creche Presbiteriana 

          Endereço: Rua Tominko Nakajima, 64 – Vila Nogueira 

          Tel. 4072-2939/ 2375-4945

           

          Creche Conveniada Pequeninos do Futuro

          Endereço: Rua Sotoe Shimizu, 111/135

          Tel. 4075-4498

           

        • E.M. Profº Albino de Freitas

          Endereço: Rua Dª Divina P. Chaves, 45

          Tel. 4055-3417

           

          E.M. Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes

          Endereço: Rua dos Botocudos, 395

          Tel. 4057-2655

          E.M. José da Silva Filho 

          Endereço: Rua Barão de Uruguaiana, 31 Jd. Ruyce

          Tel. 4066-5524

           

          E.M Sagrado Coração de Jesus

          Endereço: Avenida Fundibem, 670 Jd. Casa Grande

          Tel. 4044-5138

           

          E.M. Cândido Portinari 

          Endereço: Rua Cândido Portinari, 7 Jd. Portinari

          Tel. 4066-5534

           

          E.M. Aurélio Buarque Holanda Ferreira 

          Endereço: Rua Mem de Sá, 206, Jd. Casa Grande

          Tel. 4066-7570

           

          E.M. Anita Catarina Malfatti

          Endereço: Rua Ari Barroso, 290 Jd. do Parque 

          Tel. 4044-3515

           

          E.M. Cecília Meireles

          Endereço: Rua Marechal Deodoro, 46 Vila Santa Dirce

          Tel. 4055-3215

           

          E.M. Cora Coralina

          Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1149 – Centro

          Tel. 4044-2839

           

          E.M. Monteiro Lobato

          Endereço: Rua José Ramos Teixeira, 213 Jd. Elisa 

          Tel. 4057-2765

           

          E.M. Olga Benário Prestes

          Endereço: Rua São Genaro,149 Jd. Santa Cecília 

          Tel. 4055-3555

           

          E.M. Prof. Evandro Caiaffa Esquível

          Endereço: Rua Procópio Ferreira, 17

          Tel. 4056-8633

           

          E.M. Prof. Marieta F. Martins

          Endereço: Rua Parapuã, 77 Vila Ida

          Tel. 4057-3239

           

          E.M. Prof. Paulo Freire

          Endereço: Rua Vicente Zara, 257 - Jardim Rosinha

          Tel. 4055-4664

           

          E.M. Heitor Villa Lobos

          Endereço: Rua São Paulo, 46– Jd. São Vicente –

          Tel. 4057-1915

           

          E.M. Vereador Jorge Ferreira

          Endereço: Rua Ten. Oscar Nunes, 20 Vila Élida

          Tel. 4056-1180

           

          E.M. Professor Francisco Daniel Trivinho

          Endereço: Praça Lauro Michels, 30 Vila Conceição 

          Tel: 4056-7026/2015 / 4044-8598

           

          E.M. Elza Freire

          Endereço: Rua Emilio Ribas, 30 Parque Real 

          Tel. 4051-2296

           

          E.M. Irmã Dulce

          Endereço: Rua Armelina Antônio Francisco Coutinho, 320 – Parque Real 

          Tel. 4051-2982

           

          E.M. Chico Mendes

          Endereço: Rua Pau Brasil, 130 – Jd. Sapopema

          Tel. 4059-5151

           

          E.M. Profº. Florestan Fernandes

          Endereço: Rua Afrânio Peixoto, 599 Vila Paulina

          Tel. 4059-5452

           

          E.M. Hercilia Alves da S. Ribeiro 

          Endereço: Rua Bituva, 40 Jd. dos Navegantes

          Tel. 4049-2440

           

          E.M. Novo Eldorado

          Endereço: Estrada Pedreira Alvarenga, 275

          Tel. 4059 4663

           

          E.M. Profª Annete Melchioreto

          Endereço: Rua Manoel Mota, 20

          Tel. 4043-5019

           

          E.M. Tarsila da Amaral

          Endereço: Rua Pau Brasil, 125 – Jd. Sapopema – 

          Tel. 4071-4850

           

          E.M. Dr. José Martins da Silva

          Endereço: Rua Guatambus, 69 – Jd. Sapopema

          Tel: 4049-6835

           

          E.M. Dr. Átila Ferreira Vaz

          Endereço: Rua Badejo, 70 - Eldorado

          Tel: 4049-6833

           

          E.M. Inspetor Reinaldo José Santana - Piró

          Endereço: Avenida Antônio Sylvio da Cunha Bueno, 1184 – Jd. Inamar 

          Tel. 4055-1678

           

          E.M. Professora Fabíola Lima Goyano

          Endereço: Avenida Antônio S. C. Bueno, 34 - Jardim União

          Tel: 4043-3858

           

          E.M. Luiz Gonzaga

          Endereço: Rua Javari, 674

          Tel. 4091-9641

           

          E.M. Devanir J. Carvalho

          Endereço: Rua Padre Antonio Tomaz, 75

          Tel. 4066-5863

           

          E.M. Zilda Gomes dos Reis Almeida

          Endereço: Rua Maria Emília, 100 Jd. Boa Vista

          Tel: 4044-6283

           

          E.M. Humberto M. Mendonça

          Endereço: Rua Maria Helena, 331 - Piraporinha

          Tel. 4066-1835

           

          E.M. Senador Teotônio Brandão Vilela

          Endereço: Rua Barão de Iguape, 384 Vila São José

          Tel. 4071-4850

           

          E.M. Carlos Drummond Andrade

          Endereço: Rua Antonio Cardoso Barros, 87 – Jd. Novo Lar

          Tel. 4066-5534

           

          E.M. Ministro Francisco De Paula Quintanilha Ribeiro

          Endereço: Rua Pau do Café, 1552- Jd. Promissão

          Tel: 4055-3202

           

          E.M. Jardim Marilene

          Endereço: Rua Luiz de Vasconcelos, 320

          Tel. 4066-5713

           

          E.M. Vinicius de Moraes

          Endereço: Rua André Vidal Negreiros, 32 – Jd. Marilene

          Tel. 4066-5647

           

          E.M. Henrique Souza Filho (Henfil)

          Endereço: Rua Havana, 125

          Tel. 4091-3170

           

          E.M. Manoel Fiel Filho

          Endereço: Rua Índia, 15 – Jd. Nações

          Tel. 4071-4897

           

          E.M. Sociólogo Herbert de Souza

          Endereço: Rua Graça Aranha, 224 Jd. Maravilha

          Tel. 4076-1534

           

          E.M. Tom Jobim

          Endereço: Av. Dom João VI, 926 Jd. Santa Rita

          Tel. 4071-6944

           

          E.M. José Rodrigues Pinto

          Endereço: Rua Sebastião F. Tourinho, 60

          Tel. 4071-6815

           

          E.M. Mário Quintana

          Endereço: Rua Marcos de Azevedo, 300

          Tel. 4072-1517

           

          E.M. Deputado Freitas Nobre

          Endereço: Rua Gaspar Lemos, 405

          Telefone: 4069-8039

           

      • Manoel José da Silva (Adelson)

        Natural de Passira, em Pernambuco, e veio para Diadema em 1980, onde trabalhou na área do comércio desde então. Em 1997 foi eleito membro para o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (COMPED) para mandato de dois anos. Nesse período também foi chefe de frota da Prefeitura de Diadema até 2000. Atuou como vereador de Diadema de 2001 a 2004 e secretário de Segurança Alimentar entre 2010 e 2012 e na gestão anterior.

        Endereço: Rua Cariris, 195 – Piraporinha.

        Tel.: (11) 4053 3570 

        A Secretaria de Esporte e Lazer se destaca por entender que uma população adepta aos esportes e com diversas opções de lazer tem melhor qualidade de vida. Para isso, estimula atividades em diversos bairros do município apoiando tanto o esporte amador como o profissional.

        Diadema oferece 7 ginásios municipais, 20 salas de ginástica e 41 campos e quadras para atender a população em momentos de lazer, competição e prática de exercícios físicos, de modo a atender todos os gostos esportivos. 

        A atual gestão ampliou o Programa Mulheres em Movimento (que conta com 25 professores de educação física no desenvolvimento das atividades), e criou os programas Acqua Vida e Acqua Kids que, ao todo, envolvem cerca de 6.000 pessoas. 

        Eles são desenvolvidos por intermédio de convênio com entidade de prática desportiva, que disponibiliza profissionais formados em Educação Hísica. Também foi criado o Programa Liberdade Marcial de Diadema. Ele teve início em janeiro de 2014, sendo desenvolvidos em 10 polos espalhados pelo município. O programa ensina os fundamentos e disciplinas das artes marciais, que incluem 4 modalidades: capoeira, taekwondo, kúng fu e karatê. O Programa Atleta Saudável em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar atende todas as crianças das escolas de futebol e escola de esportes, totalizando aproximadamente 5.000 crianças.

        Também mantém o Água Santa, time de futebol profissional, e fez a regularização do Estádio Inamar, para torná-lo apto a receber jogos da divisão A2.

        As melhorias são relacionadas à troca de gramado e aumento do número de assentos, além de mudanças nos vestiários. A Secretaria também cede o campo Estádio do Taperinha para os treinamentos do Clube Atlético Diadema (CAD). As duas equipes mandam seus jogos no Estádio do Inamar.

        A Secretaria também é responsável pelo Clube Mané Garrincha, que conta com quadra esportiva, piscina aquecida e salas de ginástica. O telhado e a quadra do ginásio passarão por reformas, com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar. 

        Comprometida com a formação de crianças e jovens, a escola de esportes conta com 6 núcleos e 4 modalidades: futsal, handebol, basquetebol e voleibol, assim atendendo em torno de 500 alunos, lembrando que vislumbra atletas com alto potencial na modalidade lhe dando todo um suporte sendo encaminhados para “Equipes Representativas”, havendo todo um acompanhamento físico e tático, para realizar o sonho do atleta. 

         

         

        • Campo Distrital Taperinha

          Rua Ruyce Ferraz Alvim, s/nº - Vila Nogueira

           

          Sala de Ginástica Nogueira

          Rua Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira

           

          Quadra Nogueira

          Rua Sebastião F. Tourinho, s/nº

           

          Quadra Nogueira

          Rua Isaac Aizemberg, s/nº

           

           

          Campo de Futebol ABC

          Rua Cerejeiras, 240 – Taboão

           

          Sala de Ginástica Tereza Lino

          Rua Santa Bárbara, s/nº - Santa Rita

          Tel. 4071-6800

           

          Sala de Ginástica Santa Luzia

          Rua Martins Fontes, 30 – Santa Luzia

          Tel. 4072-3016

           

          Sala de Ginástica Jd. Nações

          Rua Havana, 133

           

          Quadra Henfil 

          Rua Havana, s/nº

           

          Quadra Jardim Dupont

          Rua Manoel P. dos Santos, 30 – Taboão

           

          Quadra Nações

          Rua Iraque, s/nº

           

          Quadra Santa Luzia

          Rua Martins Fontes, 30 – Taboão

           

          Campo de Futebol Serraria

          Travessa Monteiro da Cruz, s/nº - Serraria

           

          Sala de Ginástica Serraria

          Av. Lico Maia, 475 – Serraria

           

          Quadra Serraria

          Rua Divina F. Chaves, s/nº - Serraria

           

          Ginásio Claudio Kanno

          Rua Prudente de Morais, s/nº - Promissão

          Tel. 4066-5627

           

          Sala de Ginástica Marilene

          Praça da Bíblia, s/nº - Jd. Marilene

          Tel. 4066-5627

           

           

          Clube Municipal Mané Garrincha

          Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha

          Tel. 4067-3007 / 4067-1418

           

          Campo de Futebol Distrital Padre Anchieta

          Rua Dona Ida Cerati Magrini, 645 – Piraporinha

           

          Sala de Ginástica Mané Garrincha

          Rua Cariris, 195 – Piraporinha

          Tel. 4067-3007 / 4067-1418

           

          Paineiras (Campo de Futebol Ouro Verde)

          Rua Purus, 540 – Paineiras

           

          Sala de Ginástica Paineiras

          Rua Javari, 647 – Paineiras

          Tel. 4093-1466

           

          Sala de Ginástica Santa Luzia

          Rua Martins Fontes, 30 – Santa Luzia

           

          Campo de Futebol Inamar – Concessão E.C Água Santa

          Av. Nossa Senhora dos Navegantes, s/nº - Inamar

          Tel. 9888-0460

           

          Sala de Ginástica Inamar

          Rua Veja, 198 – Jardim Inamar

          Tel. 4043-5414

           

          Sala de Ginástica União

          Rua Linda, 30 – Jardim Inamar

           

          Quadra União

          Rua Linda, 30 – Jardim União

           

          Quadra Inamar

          Rua Antônio Vieira, 240 

           

          Quadra Inamar

          Av. Antônio Silvio Cunha Bueno, 1233 – Jardim Inamar. 

           

          Campo de Futebol Eldorado

          Av. Nossa Senhora dos Navegantes, s/nº - Eldorado

           

          Sala de Ginástica Chico Mendes

          Rua Pau Brasil, s/nº - Sapopema

          Tel. 4059-5151

           

          Sala de Ginástica Hercília

          Rua Bituva, 224 – Eldorado

          Tel. 4049-2440

           

          Sala de Ginástica Ruyce

          Rua Barão de Uruguaiana, s/nº - Jd. Ruyce

          Tel. 4067-4292

           

          Sala de Ginástica Vila Paulina

          Rua Afrânio Peixoto, 599 – Vila Paulina

          Tel. 4059-5452

           

          Parque Ecológico

          Av. Nossa Sra. Navegantes, s/nº - Eldorado

          Tel. 4047-2032

           

          Quadra Cedros

          Rua dos Cedros, s/nº - Eldorado

           

          Quadra Hercília

          Rua Bituva, 244 – Eldorado

           

          Quadra Margaridas

          Rua das Margaridas, s/nº - Eldorado

           

          Quadra Palmeiras

          Rua das Palmeiras, s/nº - Eldorado

           

          Quadra Paulina

          Rua Afrânio Peixoto, 599 – Eldorado

           

          Ginásio Vila Conceição – Sala de Ginástica

          Rua Caramuru, 1230 – Vila Conceição

          Tel. 4054-2481

           

          Sala de Ginástica Sanko

          Av. dos Signos, 233 – Jd. Santa Cândida

          Tel. 4057-1519

           

          Sala de Ginástica Vila Conceição

          Rua Sul, 157

           

          Quadra Vila Conceição

          Praça Paul Harris, s/nº

           

          Quadra Caramuru

          Rua Caramuru, 300 – Vila Conceição

           

           

           

          Quadra e Campo Casa Grande, Escola de Futebol e Caminhando Bem

          Rua Mem de Sá, s/nº - Casa Grande

           

          Ginásio Rômulo Arantes

          Atividades: Mulheres em Movimento (sala de ginástica), Escola de Esportes

          Av. Casa Grande, 483 – Jardim Portinari

          Tel. 4066-5745

           

          Pista de Skate

          Av. Casa Grande, 483 – Jardim Portinari

           

          Campos de Futebol

          Mulheres em Movimento, Escola de Futebol e Capoeira

          Rua Barão de Uruguaiana, s/nº - Jardim Ruyce

           

          Quadra Vila Alice

          Rua Aires da Cunha, s/nº - Vila Alice

           

          Quadra Casa Grande

          Rua Men de Sá, s/nº

           

          Quadra Santo Ivo

          Rua Santo Ivo, s/nº

           

          Ginásio Eduardo de Jesus

          Av. Brasília, s/nº - Campanário

          Tel. 4055-7725

           

          Sala de Ginástica Campanário

          Av. Brasília, s/nº - Campanário

          Tel. 4057-7725

           

          Sala de Ginástica Wladimir Herzog

          Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário

           

          Sala de Ginástica do Grupo Mulheres em Movimento

          Rua Eduardo de Matos, 159

           

          Distrital Ricardo Farina Menegon (Campo de Futebol Albatroz)

          Rua Albatroz, 100 – Campanário

           

          Ginásio João do Pulo

          Rua El Salvador, s/nº - Canhema 

          Tel. 4071-9482

           

          Campo Vila Alice

          Rua Guairá, 345 – Vila Alice

           

          Quadra Vila Alice

          Rua Aires da Cunha, s/nº - Vila Alice

           

          Sala de Ginástica Canhema

          Rua El Salvador, s/nº - Canhema

          Tel. 4071-9482

           

        • O Projeto teve início em março de 2015 e diferencia-se por disponibilizar capoeira adaptada à terceira idade e as necessidades físicas das mulheres, com objetivo de queimar calorias, tonificar o músculo e trabalhar o bem estar de um modo geral. Hoje o projeto está espalhado por seis localidades na cidade e atende cerca de 500 pessoas. As aulas são abertas ao público e são ministradas em quadras abertas, incluindo o Parque do Paço e Parque Ecológico. 

          Dias, horários e locais:

          Parque do Paço

          Terça-feira, quinta-feira e sábado: 8h

          Terça-feira e quinta-feira: 19h

          Vila Nogueira

          Segunda-feira e sexta-feira: 7h30 

          Praça Pôr do Sol

          Quarta-feira e sexta-feira: 17h30

          Vila São José

          Segunda-feira e quarta-feira: 19h

          Taboão/ Santa Luzia

          Segunda-feira: 9h

          Parque Ecológico

          Domingo: 8h30

          O programa conta com 4 modalidades, sendo elas: Basquetebol, Handebol, futsal e voleibol, com disponibilidade de 2 quadras e 4 ginásios, onde são realizadas atividades de aquecimento, exercícios, coordenativos e exercícios específicos com fins de desenvolver coordenação motora, intelectual e social do aluno. O programa também conta com competições internas, e oferecem ainda atividades extras como passeios ao SESC, parques, museus e a jogos da modalidade.

          Dias, períodos e locais:

          Ginásio Claudio Kanno - Rua Prudente de Moraes, s/n - Promissão

          Segunda-feira: noite - Futsal

          Terça-feira: manhã - Handebol

          tarde - Handebol

          Quarta-feira: manhã - Futsal

          tarde - Futsal

          noite - Futsal

          Quinta-feira - manhã - Handebol

          tarde - Handebol

          Sexta-feira: manhã - Futsal

          tarde - Futsal

          Clube Mané Garrincha - Rua Cariris, 195 - Piraporinha

          Terça-feira: manhã - Handebol

          Quarta-feira: manhã - Futsal

          Quinta-feira: manhã - Handebol

          Sexta-feira: manhã - Futsal

          Ginásio João do Pulo - Rua El Salvador, s/n - Canhema

          Terça-feira: tarde - Futsal

          Quinta-feira: tarde - Futsal

          Ginário Rômulo Arantes - Avenida Casa Grande, 483 - Portinari

          Terça-feira: manhã - Futsal

          Quarta-feira: manhã - Basquete

          tarde - Basquete

          Quinta-feira: manhã - Futsal

          Sexta-feira: manhã - Basquete

          tarde - Basquete

          Ginásio Vila Conceição - Rua Caramuru, s/n - Vila Conceição

          Terça-feira: manhâ - Futsal

          tarde - Basquete

          Quarta-feira: manhã - Futsal e Volei

          tarde - Futsal

          Quinta-feira: tarde - Futsal e Basquete

          Sexta-feira: manhã - Futsal e Volei

          tarde - Futsal

          Quadra da empresa Schuler

          Quarta-feira: manhã - Futsal

          tarde - Futsal 

          Sexta-feira: manhã - Futsal

          tarde - Futsal

          Associação dos Funcionários Públicos de Diadema - Rua São Marcos, 183 - Jd. Pitangueiras

          Terça-feira: manhã - Volei e Futsal

          tarde - Volei e Futsal

          Quinta-feira: manhã - Volei e Futsal

          tarde - Volei e Futsal

          O programa foi fundado em janeiro de 2014 atendendo 1.500 pessoas, com sede no Clube Mané Garrincha. O programa é livre e atende todos os públicos de todas as idades. 

          A principal finalidade é apoiar novos talentos, promover a inclusão de crianças, adolescentes e adultos com distúrbios mentais leves, pela pratica da natação. Deste modo, é possível proporcionar uma vida saudável, evitando doenças cardiovasculares e melhoria do condicionamento físico. O Programa conta com uma equipe de profissionais formados na área de educação física e fisioterapia. 

          Dias, horários e local:

          Clube Mané Garrincha - Rua dos Cariris, 195, Piraporinha

          De terça-feira a sexta-feira: das 6h às 12h/ 14h às 23h20

          O programa visa gerenciar visitas de nutricionistas em instituições para explicar a importância de uma alimentação correta, com os principais nutrientes voltados para a saúde dos atletas. Boa parte das palestras são realizadas com ginástica, para facilitar o entendimento das crianças. O programa teve origem em janeiro de 2014 sendo realizadas as atividades nos campos aonde há escolinhas de futebol.

          O projeto foi criado em agosto de 2013 com parceria do clube Água Santa. O principal objetivo é preparar as crianças para o futuro, para que possam se tornar adultos disciplinados, centrados, obtendo uma vida saudável com pratica de esporte.

          A Escolinha Água Santa atende crianças e adolescentes e conta com um corpo técnico formado por 3 coordenadores, 1 gerente e monitores de equipamento.

          O programa teve início em 1974, com objetivo de ocupar o tempo livre das mulheres de Diadema e, hoje, consegue atender uma média de 28.000 atendimentos por mês. O trabalho é desenvolvido para proporcionar melhoria da qualidade de vida das mulheres. Além das atividades físicas, são desenvolvidas ações que propiciam o convívio social, a melhoria da auto estima e a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Dentre as atividades desenvolvidas se incluem:

          • Alongamento.

          • Danças Circulares.

          • Lian Gong.

          • Intercâmbios e Aulas Abertas.

          • Caminhadas.

          • Festivais Esportivos.

          • Palestras.

          • Orientação Nutricional.

          • Oficinas.

          • Passeios Culturais, Turísticos e de Lazer.

          Dias, horários e locais:

          Sala Ayrton Senna - Rua Oriente Monti,115 – Centro

          Segunda e quarta-feira: das 17h20 às 20h50

          Terça-feira: das 18h às 21h30

          Terça-feira e quinta- feira: das 08h às 11h/ das 13h às 16h40

          Quarta-feira e sexta-feira: das 7h10 às 10h40/ das 13h10 às 16h50

          Sala Jardim Rosinha - Rua Vicente Adamo Zara, 425

          Quarta-feira e sexta-feira: das 07h20 às 10h10

          Sala Sanko (Santa Cândida) - Rua dos Signos, 233

          Terça-feira e quinta-feira: das 8h às 11h30

          Sala Serraria - Avenida Lico Maia, 475

          Segunda-feira e quarta-feira: das 17h30 às 21h

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h30 às 11h10/ das 14h30 às 16h50

          Sala Vila Conceição - Rua Caramuru, s/n

          Terça-feira e quinta-feira: das 8h às 10h30

          Sala Campanário - Avenida Brasília, s/n

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h30 às 9h40

          Sala João do Pulo - Rua El Salvador, s/n

          Quarta-feira e sexta-feira: ddas 8h ás 10h20

          Sala Jardim Nações - Rua Havana, 133

          Quarta-feira e sexta-feira: das 7h20 às 10h50

          Sala Jardim Paineiras - Rua Javari, 647

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h às 11h10

          Terça-feira e sexta-feira: das 18h às 21h

          Sala Santa Luzia - Rua Martins Fontes, 30

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h15 às 11h15 

          Sala Vila Nogueira - Rua marcos de Azevedo, 240

          Quarta-feira: das 8h às 11h

          Sexta-feira: das 8h ás 11h

          Sala Jardim Portinari - Avenida Casa Grande, 483

          Quarta-feira e sexta-feira: das 8h às 11h30

          Sala Jardim Ruyce - Rua Barão de Uruguaiana, s/n

          Terça-feira e quinta-feira: das 08h  às 11h30

          Sala Vila São José - Rua Barão de Iguape, s/n

          Quarta-feira e sexta-feira: das 8h às 11h30

          Sala Chico Mendes - Rua Pau Brasil, 124

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h30 ás 11h

          Sala Parque Ecológico - Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n

          Quarta-feira e sexta-feira: das 6h30 às 10h

          Sala C. P. Eldorado – Neilza (Iza) - Rua Bituva, 244

          Terça-feira e quinta-feira: das 17h às 20h30

          Quarta-feira e sexta-feira: das 7h30 às 11h

          Sala Jardim Inamar - Rua José Vicente, 198

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h30 às 11h/ 14h20 às 16h40

          Sala Jardim União - Rua Linda, 114

          Segunda-feira e quarta-feira: das 18h às 20h20

          Sala C. P. Tereza Lino - Rua Santa Bárbara, s/n

          Terça-feira e quinta-feira: das 07h às 10h30/ das 18h às 21h

          Sala Mané Garrincha - Rua Cariris, 195

          Terça-feira e quinta-feira: das 7h20 às 10h50/ das 13h às 16h20/ das 18h30 às 21h30

          Quarta-feira e sexta-feira: das 7h20 às 10h50

          Sala Jardim Marilene - Rua Afonso Pena, s/n

          Segunda-feira e quarta-feira: das 18h às 21h

          Terça-feira e quinta-feira: das 8h às 11h30

          Sala Vila Paulina - Rua Afrânio Peixoto, 25

          Terça-feira e quinta-feira: das 13h00 às 16h20

          A Prefeitura Municipal de Diadema mantém equipes com treinamentos voltados à competições em diversas Federações Estaduais e Ligas, nas seguintes modalidades: atletismo, handebol, voleibol, basquetebol, ginástica artística e futsal. Entre outras modalidades inclusas estão: ciclismo, judô, Karate, taekwondo, bocha e futebol de campo.

          Atletismo: Participa de competições da Federação Paulista de Atletismo, Confederação Paulista de Atletismo e Coordenadoria de Esportes do Estado de São Paulo.

          Handebol: O handebol conta com quatro professores nas categorias adulto, masculino, feminino, cadetes e juvenis feminino. Contando com aproximadamente 80 atletas disputando competições. 

          Voleibol feminino e masculino: O voleibol masculino dispõe de 1 professor e 20 atletas na categoria adultos, disputando a liga LMN, com preparação para os jogos Regionais.

          Futsal: Os times de Futsal dispõem de 1 professor e 1 estagiário com a categoria adulto, treinando 22 atletas disputando a serie A3 Paulista, e as categorias sub 15 e sub 17 em treino havendo media de 40 atletas nestas categorias.

          Ginástica Artística Feminina: Dispõe de 1 professora e 1 estagiaria, treinando 5 meninas na categoria sub 14, e mais 30 em fase de treinamento e aprendizado, disputando apenas campeonatos amistosos.

          Basquetebol: Dispõe de 3 professores com as equipes sub 18 e sub 16, contando com aproximadamente 40 atletas, somando a parte de formação e aprendizado com mais uns 30 alunos.

          O programa teve início no ano de 2008 na cidade de Diadema com o nome de Caravana do Lazer. Hoje, conhecido como Expresso Alegria, atende cerca de 1000 a 4000 crianças por mês. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira e atende todos os programas do governo, visando o bem estar das crianças do município. O programa também oferece atendimento às entidades que trabalham em conjunto com governo, disponibilizando os seguintes brinquedos: cama elástica; tobogã inflável; castelinho inflável e brincadeiras recreativas.

          O Programa Liberdade Marcial de Diadema (LMD), teve seu início em janeiro de 2014 com o objetivo incentivar crianças, jovens e adultos à prática de Artes Marciais, principalmente como forma de manutenção a saúde e aquisição de condicionamento físico, além de regras de disciplina e auto estima.  O programa atende crianças, jovens e adultos e possuí 10 polos distribuídos dentro da cidade de Diadema, assistidos por profissionais especializados nas respectivas modalidades de lutas. As principais modalidades que compõem o Programa são: Karatê, taekwondo, Judô, Jiu-Jítsu, Kong Fú, Capoeira e como complemento a Yoga.

          Dias, horários, locais e modalidades:

          Ginásio Eduardo de Jesus - Campanário - Avenida Brasilia s/n

          Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: das 18h30 às 19h30 - Yoga

          Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: das 19h30 às 21h - Kung Fu

          Terça-feira e quinta-feira: das 19h às 20h30 - Capoeira

          Sexta-feira: das 8h30 às 10h/ das 10h às 11h - Capoeira (Deficientes)

          Sexta-feira: das 14h às 15h30 - Capoeira

          Jardim União - Rua Linda, 114

          Terça-feira e quarta-feira: das 9h às 13h30 - Capoeira Emeb Fabíola

          Quinta-feira e sexta-feira: das 9h às 11h - Capoeira Emeb Fabíola

          Serraria - Av. Lico Maia, 475

          Terça-feira e quinta-feira: das 19h às 21h - Capoeira

          Mercedes Benz

          Terça-feira e quinta-feira: das 18h30 ás 19h30/ das 19h30 às 20h30 - capoeira

          Terça-feira e quinta-feira: das 19h30 às 20h30 - Karatê

          Ginásio Conceição 

          Sábado - das 10h às 12h - Karatê

          Clube Mané Garrincha - Rua Cariris, 195

          Segunda-feira: das 9h15 às 10h15/ das 10h15 às 11h15/ das 13h às 14h - Capoeira Emeb Zilda

          Segunda-feira: das 16h às 17h - Yoga

          Segunda-feira: das 15h às 16h - Kung Fu

          Sábado: das 15h às 16h - Yoga

          Sábado: das 17h às 18h - Karatê

          Academia Lira

          Terça-feira e quinta-feira: das 8h30 às 9h30/ das 16h30 às 17h30 - Taekwondo

          Quarta-feira e sexta-feira: das 17h30 às 18h30/ das 18h30 às 19h30/ das 20h às 21h - Taekwondo

          Sábado: das 16h30 às 17h30 - Taekwondo

          Terça-feira e quinta-feira: das 10h às 11h30/ das 14h30 às 16h - Karatê

          Ayrton Senna - Rua Oriente Monti, 115

          Terça-feira e quinta-feira: das 8h às 9h/ das 14h às 15h - Judô

          Segunda-feira e quinta-feira: das 15h ás 16h - Judô

          Quarta-feira e sexta-feira: das 9h às 10h - Judô

          Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: das 19h às 20h30/ das 20h30 às 22h - Jiu-Jitsu

          O projeto visa diretamente na qualidade de vida dos munícipes, garantindo um espaço para a prática de atividades físicas com orientação adequada quanto à intensidade e volume de exercícios para a melhoria de saúde dos frequentadores. Em parceria com a Secretaria de Saúde é realizada palestra de orientação nutricional, além de avaliação e monitoramento das condições de saúde dos participantes.

          A Academia da Cidade oferece a possibilidade de prática de atividades aeróbicas nas pistas de corrida e caminhada e exercícios de resistência com os aparelhos de extensão lombar, leg press duplo, puxador duplo, espaldar, esqui duplo, remador e uma placa contendo orientações de alongamento, de um lado, e dicas de como utilizar os aparelhos, do outro. 

          Dias, horários e locais:

          Praça dos Emancipadores (Redondão) - Av. São José, s/nº - Jardim Rosinha 

          Terça-feira a sexta-feira: das 06h30 às 09h30

          Parque do Paço - Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce  

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Praça Paul Harris - Av. Dom Pedro I, s/nº - Vila Conceição 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Sanko - Rua Sul, s/nº - Parque Industrial 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Vila Socialista - Av. Vereador Gentil Santo de Paula, s/nº - Vila Socialista 

          Quarta-feira e sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Vereador Juarez Rios de Vasconcelos - Av. Vereador Juarez Rios de Vasconcelos s/nº - Centro 

          Terça-feira e quinta-feira - das 06h30 às 09h30

          Praça da Moça - Rua Graciosa. s/nº - Centro 

          Quarta-feira e sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Parque Saned - Rua Santa Cruz, s/nº - Jd. das Nações 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Complexo ABC - Rua Martins Fontes, 30 - Jd. ABC

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Espaço Kallemmam - Rua Luis Carlos Prestes, s/nº - Jd. Campanário 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Parque Antônio de Lucca Filho - Takebe - Rua Yohohama, 141 - Jd. Takebe 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Praça Nações - Rua Irlanda s/nº - Jd. das Nações 

          Quarta-feira e sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Parque Pôr do Sol - Rua Pôr do Sol, 267 - Piraporinha 

          Terça-feira a sexta-feira: das 6h30 às 9h30

          Isaac Aizemberg - Rua Isaac Aizemberg, s/nº - Vila Nogueira 

          Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira - das 06h30 às 09h30

          Miosótis - Rua Miosótis, s/nº - Vila São José 

          Terça-feira e quinta-feira - das 06h30 às 09h30 

          Casa Grande - Rua Mem de Sá, s/nº 

          Terça-feira a sexta-feira - das 07h às 10h

          Santo Ivo - Rua Santo Ivo s/nº - Jardim Arco Íris

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Arco-íris - Rua Beethoven s/nº - Jardim Arco Íris 

          Terça-feira a sexta-feira - das 06h30 às 09h30

          Terminal Eldorado - Rua Baleia s/nº - Eldorado 

           Terça-feira a sexta-feira: das 6h30 às 9h30

      • Jorge Luiz Demarchi

        Formado em Ciências Contábeis, iniciou a vida pública em 1999 como fiscal de Tributos em Diadema e atuou como chefe de serviço na Tesouraria. Em Osasco, foi assessor orçamentário na pasta de Educação entre 2001 e 2004 e entre 2006 e 2013. Nos anos de 2005 e 2006, assumiu o cargo de diretor econômico financeiro da Prefeitura de Itu. Em 2013, voltou a Diadema como diretor orçamentário na Educação e assumiu, em 2015, como diretor econômico financeiro na Secretaria de Finanças. 

        Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

        Tel.: (11) 4057-7850

        A Secretaria de Finanças tem a responsabilidade pela gestão dos recursos monetários da administração, alinhando receitas e despesas para viabilizar serviços de diversas secretarias e manter a saúde financeira do município.

        Para isso, mantém a eficiência na legislação tributária, com vistas a realizar a necessária arrecadação municipal e desenvolve programas para aumentar a receita do município sem onerar o munícipe e as empresas.

        Entre os principais programas da atual gestão destacam-se a criação da Nota Fiscal Cidadã, a campanha de transferência de emplacamento de veículos para o município e a negociação de dívidas do contribuinte, com desconto de juros e ampliação do prazo para quitar o saldo devedor.

        A Secretaria viabiliza a aquisição dos suprimentos necessários à administração, buscando o melhor preço e qualidade.

        Além disso, faz parte das ações da pasta registrar e expor com transparência os controles contábeis e fiscais, alertando sobre as medidas a serem adotadas para atingir a excelência.

        Os desafios da atual administração estão voltados para assegurar a busca de recursos e arrecadação de tributos, manter o compromisso com o equilíbrio fiscal aprimorando a prevenção e mitigação de riscos fiscais, contribuir para a manutenção do equilíbrio econômico e financeiro, combinar responsabilidade fiscal com atendimento às demandas e buscar excelência no atendimento ao cidadão. 

        Desde o início do atual governo, destacam-se a implantação de serviços da Central de Atendimento na internet, a ampliação da Central de Atendimento e a inauguração do Poupatempo Diadema. 

         

        • Central de Atendimento

          Rua Amélia Eugênia, 397

          Tel. 4057-7400

           

          Compras

          Rua Almirante Barroso, 111, Vila Santa Dirce 

          Tel. 4057-7774

          e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

           

        • Os recursos do IPVA são utilizados em investimentos e benefícios para a população. Por essa razão, ao emplacar o carro em Diadema, o munícipe contribui para a melhoria de serviços e equipamentos da cidade. Com a Lei Complementar 394/14, o contribuinte que faz a transferência ainda contará com o incentivo financeiro. Com a aplicação do serviço, em 2013, Diadema recebeu repasse aproximado de R$ 36 milhões como retorno do imposto. Em 2014, até outubro, foram repassados ao município cerca de 38,3 milhões. 

           

          Com o objetivo de incrementar a arrecadação por meio das fontes disponíveis, como créditos tributários e não tributários inscritos na dívida ativa, a Prefeitura aprovou na Câmara, em 2013, a lei estabelecendo o Refis (Programa de Recuperação Fiscal). Em 2013 foram realizados 41.808 acordos, que renderam aos cofres públicos o valor de R$ 32.232.598,75. No ano seguinte foram feitos 51.707 acordos, que geraram R$ 25.129.836,82. O número atingiu as expectativas da Secretaria de Finanças, de arrecadar entre 10 e 15% do passivo total de tributos, estimado em R$ 377 milhões (R$ 37 milhões e R$ 56 milhões). O refinanciamento de dívidas municipais é concedido a todos os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas. Todos os impostos municipais, exceto multas de trânsito, ou débitos em juízo, puderam ser pagos com desconto de 100%. 

           

          A Prefeitura de Diadema colocou à disposição da população o Programa “Nota Fiscal Cidadã”, que estabelece uma nova cultura de participação popular e cidadania, pois incentiva as pessoas a pedirem nota fiscal pela prestação de serviços. 

          O Programa tem por objetivo orientar os empresários do setor de serviços e atender a população na administração do município. Quando utilizar serviços em Diadema, o consumidor deve pedir a emissão de nota fiscal e informar seu CPF. Ele deve também realizar, uma única vez, um cadastro no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br/nfc), para gerar cupons e concorrer a prêmios em dinheiro pela Loteria Federal. 

           

          A Nota Fiscal Cidadã proporciona ao consumidor parte do Imposto recebido de cada nota fiscal pedida. Ao pedir a nota, a cidade devolve à pessoa cadastrada, na forma de crédito em dinheiro, 30% do valor do Imposto Sobre Serviço (ISS) recebido. O crédito em dinheiro será usado para o contribuinte quitar ou parcelar débitos com a Prefeitura. Quem para quem tiver taxas e impostos em dia, poderá usar esse dinheiro para pagar até 100% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano seguinte ou receber esse valor em conta bancária. 

          Quem não quiser esses benefícios, pode continuar pedindo nota fiscal, mas sem a indicação de CPF. A nota fiscal sem CPF pode ser entregue a uma instituição de caridade cadastrada na Prefeitura, que receberá os benefícios provenientes do Programa. 

           

      • Embora não seja oficialmente uma Secretaria, a Fundação Florestan Fernandes é uma instituição pública de natureza jurídica privada, fundada em 1996 sob a concepção de ‘Centro Público de Formação Profissional’, sendo um centro de referência na qualificação e requalificação do trabalhador. É voltado exclusivamente aos moradores da cidade.

        Atualmente, seus cursos abrangem as áreas da beleza, terapias naturais, decoração e eventos, construção civil, informática, comércio e serviços, gastronomia, e promoção à juventude.

         

        Carlos Augusto Vianna

        Formado em Direito, foi coordenador de ações comunitárias na prefeitura de São Bernardo do Campo. Entre os anos de 2013 e 2016, atuou como secretário de Comunicação de Diadema e assessor especial de gabinete do prefeito.

        Endereço: Alameda da Saudade, 186 – Conceição

        Tel.: 4053-2600

        • Beleza

          Cabeleireiro

          Depilação Básica/Artística

          Estética Facil

          Manicure e Pedicure

          Estética Corporal e Drenagem Pós-Operatória

          Maquiagem 

          Barbeiro e Corte Masculino

           

          Informática

          Informática – Nível Básico: Inclusão Digital Melhor Idade

          Informática – Nível Básico: Inclusão Digital

          Informática – Nível Intermediário: Powerpoint e Excel

          Informática – Nível Básico: Inclusão Digital para a Juventude e Socialização através do Uso de Computadores (p/ pessoas com necessidades especiais)

          Autocad

          Montagem e Manutenção de Microcomputadores

           

          Juventude

          Preparação para 1º Emprego e Auxiliar de Escritório para Juventude

           

          Comércio e Serviços

          Cuidador de Idosos

          Auxiliar Administrativo

          Matemática Financeira e Uso da HP 12C

          Auxiliar de Depto Pessoal

          Auxiliar de Serviços Contábeis

          Inglês Básico

          Fotografia

          Desenho Arquitetônico

           

          Construção Civil e Indústria

          Eletricista Instalador Predial

          Instalações Hidráulicas com Combate e Perdas de Carga e Vazamento

          Jardinagem

          Auxiliar de Produção Industrial

          Tapeçaria e Montagem de Móveis e Estofados

           

          Terapias Naturais

          Auriculoterapia, Dermatovacum e Pedras Quentes

          Quick Massage, Reflecologia, Florais de Bach e Cromoterapia e Esparadrapoterapia

           

          Eventos

          Decoração de Festas e Organização de Eventos

           

          Gastronomia

          Confeitaria Básica

          Panificação Artesanal

           

          Cursos Externos nos Bairros

          Instalações Hidráulicas com Combate a Perdas de Carga e Vazamento

          Informática Nível Básico – Inclusão Digital Melhor Idade

          Preparação para 1º Emprego e Auxiliar de Escritório para Juventude

          Manicure e Pedicure

          Decoração de Festas e Organização de Eventos

          Jardinagem

          Tapeçaria e Montagem de Móveis e Estofados

          Eletricista Instalador Predial

          Confeitaria Básica

          Panificação Artesanal

          Informática Nível Básico – Inclusão Digital para a Juventude e Socialização através do Uso de Computadores (para pessoas com necessidades especiais)

          Informática Básica – Inclusão Digital

          Auxiliar de Depto Pessoal

          Auxiliar Administrativo

           

      • Sérgio Luiz Lucchini

        Com formação em Economia, pela Fundação Santo André, e pós-graduação em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, é servidor municipal de Diadema desde 1994. Atuou como chefe de divisão de Administração de Pessoal (2000), chefe de divisão de Gestão de Pessoas (2013-2014 e 2014-2016), secretário de Gestão de Pessoas em 2014 e secretário interino em 2016.

        Endereço: Rua Cidade de Jundiai, nº 40 – 3º, 4º e 5º andar – Vila Santa Dirce

        Tel.: 4057-6770

         

        A Secretaria de Gestão de Pessoas tem como meta ser referência no desenvolvimento dos funcionários da municipalidade com foco na excelência organizacional e nos serviços prestados.

        A atual gestão promoveu o recadastramento de funcionários, adotou mecanismos de informação e integração da equipe e trabalha na sua motivação com ações como o Torneio do Servidor. Por meio da Escola Diadema de Administração Pública (EDAP) oferece cursos e treinamentos destinados à capacitação do funcionalismo. Desde o início do atual governo, a secretaria ofereceu 40 cursos para 1800 funcionários.

        Os desafios da atual administração estão voltados para a implantação dos pontos biométricos a serem instalados nos próximos meses, com objetivo de dar agilidade nos serviços de apontamento e folha de pagamento. 

        Outro desafio é adotar políticas para redução de absenteísmo, que repercute na produtividade e nos serviços prestados aos munícipes. Diagnosticadas as causas, vamos combater de forma enérgica esse problema que gera custo à administração publica. 

         

        ESCOLA DIADEMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 

        Criada em 2003, a Escola Diadema de Administração Pública está ligada à Secretaria de Gestão de Pessoas. Por meio de cursos, a EDAP aprimora e qualifica os servidores, oferecendo capacitação técnica, desenvolvimento pessoal e profissional. Os cursos oferecidos envolvem qualificação nas áreas de comunicação, gestão pública, tecnologia da informação e informática.

        A EDAP também avalia e oferece prêmios de reconhecimento para as secretarias e autarquias da Prefeitura que mais investem em seus servidores. O prêmio "Distinção em Capacitação e Desenvolvimento do Servidor", é entregue no final de cada ano para as três áreas que tiverem maior participação nos cursos oferecidos. 

        Endereço:

        Rua Oriente Monti, 28 - Centro de Diadema

        Tel: 4053-5246/52

        Clique aqui e conheça o site

         

        O Serviço de Folha de Pagamento da Secretaria de Gestão de Pessoas informa que está disponível o link para acesso ao portal e-consig (https://www2.econsig.com.br/diadema/login/login_servidor.jsp), destinado à solicitação de empréstimo consignado em folha de pagamento. Para tanto no primeiro acesso, o servidor precisará informar o número da matrícula+01 (vínculo PMD), CPF e cadastrar uma senha pessoal.  

         

        1º passo - No campo matrícula, o servidor irá informar a matrícula+01 (XXX.XXX01) – O “01” refere-se ao numero de vinculo do servidor junto a PMD.

         

        2º passo – No campo senha, o servidor deverá informar o número do CPF sem o digito, bem como informar o “código” com os caracteres que o sistema informa abaixo.

         

        Após realizados os procedimentos acima, o servidor irá cadastrar uma senha pessoal, que será utilizadas nos próximos acessos ao LINK.

         

        As dúvidas devem ser solucionadas com o respectivo banco (Bradesco, Caixa, BMC) ou os correspondentes bancários. 

         

      • Regina Gonçalves

        Graduada em Arquitetura e Direito, Regina Gonçalves está há mais de 30 anos na vida pública. Foi vice-prefeita, vereadora (por dois mandatos), secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assistência Social e Cidadania e Chefe de Gabinete. Elegeu-se deputada estadual em 2010 com 37.618 votos. Na Assembleia Legislativa, foi membro efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e da Comissão de Infraestrutura, foi coordenadora estadual da Frente Parlamentar contra o Bullying nas escolas e outras formas de violência e foi relatora da LDO/2012 e 2013, conseguindo aprovar a regionalização do orçamento do Estado a partir de 2013. Atualmente é secretária de Finanças do PV estadual e membro da nacional. 

        Endereço: Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro

        Tel.: (11) 4057-8088

        Tem como missão estruturar o planejamento urbano da cidade, modernizando a legislação urbana. Gerenciar e executar os projetos habitacionais e de melhoria social, atuar na regularização fundiária dos loteamentos.

         

         

         

        • Com o objetivo de assegurar a organização administrativa, a FUMAPIS da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, formada representantes do governo e representantes da sociedade civil, atribui para o direcionamento para aplicação dos recursos destinados à moradia. 

          Além de desenvolver serviços e projetos voltados para a moradia na cidade, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano também realiza ações para o setor empresarial, disponibilizando serviços de cartografia como certidões de diretrizes para projetos de impacto, de loteamentos, numeração, núcleos habitacionais e logradouros, declarações de utilidade pública, certidões de uso de solo, alvarás de funcionamento, conservação, desdobro e construção, fiscalização de obras e posturas.

          O empresário que quiser solicitar estes serviços deve entrar em contato com a secretaria pelo número 4057 – 8127, ou comparecer pessoalmente no endereço: Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro.

          Com o intuito de planejar e organizar alternativas para melhorar o desenvolvimento urbano, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano realiza serviços voltados para a urbanização de assentamentos precários, obras de contenção, regularização fundiária de áreas, loteamentos e empreendimentos de interesse social, além da produção de novas moradias. Para 2016, diversos projetos já se encontram em fase de finalização, assim como Pau do Café, 160; Beira Rio, 79; Yamberê, 24; Naval, 17; Loteamento Nossa Senhora das Graças, 26; Núcleo K, 83, Novo Habitat, 24.

           

      • José Sergio Mastrantonio

        Economista trabalhou durante 46 anos na Prefeitura de Diadema e se aposentou pelo IPRED em 1998. Foi assessor econômico da Assembleia Legislativa do Estado de SP em 1984, secretário Financeiro da Prefeitura de Ribeirão Pires em 1996 e exerceu a função de Conselheiro Fiscal Deliberativo por vários anos.

        Endereço: Rua Cidade de Jundiaí, 40 - Vila Diadema

        Tel.: 4043-3779

      • Tatiana Capel 

        Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Bandeirante de São Paulo com mais de 10 anos de experiência na área pública. Coordenou a divisão de cadastro da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de 2005 a 2009 e o gabinete da Secretaria de Meio Ambiente de 2009 a 2012. De 2013 e até 2016, trabalhou em projetos de arquitetura no setor empresarial. 

        Endereço: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

        Tel.: (11) 4059-7600

         

         

        Tem como missão trabalhar em prol da sustentabilidade ambiental do município para a promoção da qualidade de vida da população.     

        A pasta é responsável pela gestão das áreas verdes, manejo de vegetação arbórea, educação ambiental, ações em espaços como parques, praças, áreas de preservação permanente, além de fiscalização e concessão de licenciamento ambiental.

        A sede administrativa da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), fica dentro do Jardim Botânico da cidade, junto com a Divisão de Educação Ambiental, Sala Verde, estufa e viveiro de produção de mudas. O local possui importância paisagística para o meio ambiente e oferece educação ambiental para a população, como as atividades monitoradas nas trilhas e no Borboletário.   

        Na atual gestão, as reformas do Parque do Paço, do Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves e do Parque Takebe devolveram à população o prazer de frequentar esses espaços com segurança para caminhar, praticar esporte ou passear com a família. Destaca-se, ainda, o plantio de 600 árvores no município e campanhas de castração de animais em parceria com o Centro de Zoonoses.

        A SEMA promove cursos de Jardinagem como forma de educação ambiental e conscientização para a defesa do meio ambiente, como forma de estimular a criação de pequenos jardins nas residências, incentivar novas habilidades profissionais, ou até como fins terapêuticos. Desde sua implantação os cursos foram frequentados por 90 pessoas.

        Os desafios da atual administração estão voltados para a eficiência das ações que promovam qualidade de vida, sejam elas revitalização de parques, arborização da cidade, coleta seletiva, diminuição dos impactos ambientais e promoção de educação ambiental a fim de que todos exerçam práticas ecologicamente corretas.

        A missão da Secretaria de Meio Ambiente é garantir a execução das políticas públicas de modo a promover a qualidade de vida da população sem agredir ou prejudicar o meio ambiente. A pasta é responsável pela gestão e manutenção das áreas verdes.

        A secretaria também faz Monitorias na Educação Ambiental.   

         

        • Parque Takebe

          Rua Yokohama, s/nº, Taboão Jd. Takebe

           

          Jardim Botânico (Sede da Secretaria do Meio Ambiente)

          Rua Ipita, 193, Jd. Inamar

          Tel. 4059-7600

           

          Borboletário Municipal

          Rua Ipita, 193, Jd. Inamar

          Tel. 4059-7600

           

          Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves 

          Av. Nossa Senhora dos Navegantes, s/nº, Jardim Alvorada

           

          Parque do Paço

          Rua Almirante Barroso, 111, Centro Vila Sta.Dirce

           

          Parque Pousada dos Jesuítas

          Rua Vitalina Caiafa Esquível, 4071, Centro

           

          Praça dos Emancipadores (Redondão) 

          Av. São José, s/nº - Jd. Rosinha

           

          Praça da Moça – entre Avenida Alda e Rua Graciosa 

           

          Praça Kaleman

          Av. Luís Carlos Prestes, s/nº, Campanário

           

          Parque Sabesp 

          Rua Santa Cruz, s/nº, Jd. Das Nações

           

        • Os alunos aprendem a preparar e manusear a terra e as mudas e elaborar hortas verticais com matérias reciclados, como garrafas pet e paletes, para quintais pequenos e varandas de apartamentos. Cada aula tem uma hora e meia de duração e é realizado durante seis semanas. O curso é feito em parceira com a Fundação Florestan Fernandes e os alunos que se destacam são encaminhados para o curso técnico na Fundação, de onde saem preparados para o mercado de trabalho. 

           

          O Borboletário de Diadema, fundado em 2005, abriga cerca de 800 borboletas de três espécies e é aberto para visitação. Durante o passeio, é possível se aproximar da natureza e observar as borboletas em seu habitat natural, interagindo com os seres humanos. O borboletário é uma forma de ecoturismo, educação ambiental, conservação e pesquisa de borboletas. As visitas devem ser agendadas e são feitas com monitoria de biólogos

           

          O Projeto foi implantado em fevereiro de 2015 e o objetivo é capacitar profissionais da Secretaria de Educação (diretores, professores e estagiários) e sensibilizar a comunidade do entorno das unidades escolares sobre as questões referentes ao meio ambiente. Durante o curso, são abordados os princípios da agenda 21, que funciona como instrumento de planejamento para a construção de uma sociedade sustentável, temas voltados para a ecologia, meio ambiente, reciclagem e trabalhando o conceito da interação do ser humano com o ambiente. 

           

          No Pedágio Ecológico são entregues mudas para motoristas nos semáforos da cidade. A ideia surgiu em 2013 e tem como objetivo conscientizar os munícipes da importância da preservação das áreas verdes. A atividade é realizada a cada dois meses com apoio dos alunos da UNIFESP.

           

          Os ecopontos são unidades distribuídas pelo município disponibilizadas para o descarte de pequenos volumes de entulhos e materiais recicláveis. Com o término da programação do CARA LIMPA nos bairros, os moradores poderão utilizar os ecopontos sem cobrança de taxas. A quantidade máxima permitida por descarte equivale a 1m³, ou seja, 20 sacos de 50 litros.

          Confira abaixo os endereços:

          Ecopontos 

          1 - DLU – Av. Pirâmide, 844, Inamar – Seg-Sab  8h às 17h – (entulhos, volumosos e recicláveis)

          2 – Nova Conquista – Trav. ETCD,0210 – Seg-sexta 8h às 16h - (entulhos, volumosos e recicláveis)

          3 – Coopcent – Rua Caracas, 120, Centro - Seg-sexta 8h às 17h - (entulhos, volumosos e recicláveis)

          4 – Vila Nogueira – R. S. J. Batista/Pass. Verde Paris – Caçambas – (entulhos e volumosos)

          5 – Casa  Grande – Av. Maria Cândida de Oliveira, 730 - (entulhos e volumosos)

          6 – Fundibem – Av. Fundibem, esquina c/ Agepê - - (entulhos e volumosos)

           

          Endereços dos postos Coleta Seletiva

          Taboão – Av. Prestes Maia, 2080 – Taboão (em reforma)

          Nova Conquista – Travessa ETCD, 210 – Nova conquista – Piraporinha

          Chico Mendes - Av. Chico Mendes, 18 – Jd. União 

          Cooperlimpa – Departamento de Limpeza Urbana –Av. Pirâmide, 144 – Inamar

           

          O Vida Limpa é um programa da Prefeitura de Diadema que tem os catadores como parceiros. A inclusão social de trabalhadores, melhoria das condições de vida dos moradores da cidade, qualidade e limpeza urbana, redução e reaproveitamento dos resíduos estão entre os principais objetivos do programa. 

          A coleta seletiva é realizada pelos catadores, que percorrem diariamente as ruas em contato direto com a população e as empresas parceiras. Cada grupo de catadores é responsável por uma região da cidade.

           

        • Francisco José Rocha 

          Formado em Economia e pós-graduado em Administração Pública Contábil. Já foi professor na Fundação Santo André e atuou como Secretário de Finanças em cidades como Osasco, Bertioga, Piracicaba e Bragança.

          Endereço: Rua Almirante Barroso, 111 - Vila Santa Dirce

          Tel.: (11) 4057-7766

           

          A Secretaria de Planejamento e Gestão Pública (SEPLAGE) tem como atribuição coordenar o planejamento das ações municipais com o estabelecimento de prioridades e garantia dos recursos orçamentários e financeiros necessários à efetiva realização. É responsável também pelo acompanhamento dos recursos captados do Governo Federal, Estadual e Internacional. Utiliza como instrumentos de planejamento e gestão o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei de Orçamentária Anual (LOA), os Planos Municipais e Regional e dados do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema (OPPES).

          A Lei Municipal Complementar n° 282, de 22 de dezembro de 2008, alterada pela Lei Municipal Complementar n° 310, de 19 de março de 2010 criou e estruturou a pasta. É composta por três departamentos: Planejamento e Modernização da Gestão, Departamento de Orçamento e Departamento de Tecnologia da Informação.

           

          • Plano Plurianual Regional (PPAR): O Plano Plurianual Regional define-se como um encontro organizado para discutir ações e serviços que englobam toda a região do Grande ABC. Os encontros contam com a participação direta de prefeitos, secretários, vereadores e são especialmente abertos à população para  que ela avalie e sugira novos planos e ações intermunicipais.

            O Plano Plurianual (PPA): O Plano Plurianual define estratégias de ações e realizações para o período de quatro anos. O PPA é determinado pelo plano de governo e pelas demandas mais frequentes e propostas pela população. Os serviços e as obras  a serem realizados , e que abrangem todas as secretarias de forma direta e indireta, são catalogados e organizados pela Secretaria de Planejamento. O último PPA foi realizado em 2013 e se refere aos anos de 2014 a 2017.

            Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as linhas de ações que o governo municipal pretende realizar dentro dos parâmetros orçamentários. Assim como o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária, a Lei de Diretrizes Orçamentárias também passa por um processo de aprovação em audiência pública e da Câmara Municipal de Diadema.  

            Lei Orçamentária Anual (LOA): A Lei Orçamentária Anual é definida como uma ferramenta baseada e alinhada à realização das obras e dos serviços estruturados pelo Plano Plurianual. A LOA também passa por uma audiência pública, organizada a partir das demandas e análises levantadas de acordo com a necessidade de toda a população.  

             

            Desenvolve análises, promove a integração das ações e dos programas da administração municipal e acompanha o planejamento das atividades, monitorando o desenvolvimento das etapas necessárias à sua realização.

             

            O Departamento de Informática é responsável pela aquisição, registro, atualização e controle de equipamentos (hardware) e programas (software); desenvolvimento de sistemas para atendimento das demandas internas e externas, além de gestão e suporte da rede. O objetivo é garantir funcionamento, desempenho e segurança, elaboração e acompanhamento de projetos próprios em informática, além do gerenciamento, manutenção da infraestrutura tecnológica de suporte a sistemas eletrônicos e de websites da Prefeitura do Município de Diadema.

             

            A proposta principal do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema – OPPES é a de gerar, manter, organizar e disseminar informações e indicadores socioeconômicos que possam qualificar os processos de formulação, monitoramento e avaliação das Políticas Públicas adotadas pela Administração.

            O OPPES é resultado de um trabalho integrado entre as Secretarias de Planejamento e Gestão Pública (SEPLAGE), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e Assistência Social e Cidadania (SASC), e contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES , por meio do Programa de Modernização da Administração Pública Tributária e Social – PMAT II.”

             

            Plenárias Regionais: As Plenárias Regionais se fundamentam por meio de discussões e análises realizadas com a população, atendendo às necessidades de cada região do município, por meio de encontros entre munícipes, prefeito e secretários.  Estes encontros, popularmente conhecidos como “Planejando com o Prefeito”, também são organizados para discutir e definir as ações que poderão ser concretizadas no ano seguinte. 

             

            O Serviço de Captação de Recursos efetua a gestão dos projetos a serem contratados, bem como a execução físico-financeira dos já contratados.

             

                • Em funcionamento desde agosto de 2013, o “Planejando com o Prefeito – Diadema de Cara Nova”, estabelece uma linha de trabalho anual, por meio do diálogo e aproximação direta com a população. Durante as seis plenárias que percorrem toda a cidade, é feita uma apresentação com o balanço das ações realizadas e em execução de cada uma das regiões. Após a explicação, feita por integrantes da administração, os presentes são divididos em grupos temáticos (Saúde; Segurança; Conservação de Vias; Educação; Desenvolvimento Econômico e Trabalho) para debater e eleger as prioridades de cada região. A divisão dos participantes, por eixo temático, obedece a escolha feita por cada um ao chegar no evento. 

                  Após a apresentação das prioridades eleitas pelos moradores, a Secretaria de Planejamento e Gestão realizará, junto à Secretaria de Finanças e técnicos de cada área, um estudo para verificar a viabilidade das propostas no Orçamento Municipal de 2016. O prazo para as devolutivas junto à população é de 60 dias, contados a partir do término da primeira etapa das plenárias. 

                   

              • Luiz Claudio Sartori

                56 anos, dentista, especialista e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), MBA executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. 25 anos de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na área de gestão. Passagem pelo Ministério da Saúde onde coordenou nacionalmente a expansão estratégica do Programa Saúde da Família nos grandes municípios brasileiros. Recentemente, foi secretário Municipal de Saúde na Região dos Lagos-RJ. Está em Diadema desde 1988.

                Endereço: Avenida Antonio Piranga, 655 – Centro

                Tel.: (11) 4057-7003

                A Secretaria de Saúde tem como missão reorganizar o sistema municipal de Saúde de Diadema para trazer qualidade e eficiência aos serviços de forma a corresponder às necessidades e expectativas da população. 

                Diadema conta com 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de serviços como o Hospital Municipal de Diadema com Pronto Socorro, Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado, Centro de Especialidades, Quarteirão da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adultos, um infantil e um relacionado a álcool e drogas, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, entre outros. Também conta com uma frota de 46 veículos, entre ambulâncias e vans para atender à população.

                São quatro mil funcionários trabalhando na rede municipal de Saúde, sendo cerca de 600 médicos. No acumulado até 31/12/2014, 34,12% da arrecadação municipal foi investido na Secretaria, demonstrando a determinação da atual gestão em oferecer serviços de qualidade para a população.  

                Apenas o Hospital Municipal realizou, nos últimos 12 meses, 217.422 atendimentos, com uma média de 18.119 por mês. 

                Desde que assumiu, a atual gestão implantou o Programa Saúde em Movimento, percorrendo todos os equipamentos da Secretaria de Saúde e envolvendo os pacientes que frequentam as Unidades de Saúde, com  olhar especial para os pacientes do Projeto Vida (Saúde Materno-Infantil), diabéticos, hipertensos, idosos, procurando atingir a totalidade dos usuários de cada Unidade. A Educação Continuada tem como objetivo o aprimoramento e a formação constantes dos colaboradores e atinge também a população usuária de nossas unidades. Já no primeiro ano,foram reformadas as UBSs Ruyce e Promissão (2013). Em 2014, iniciaram-se as reformas das UBSs Inamar, Reid e Real, com previsão de término para o primeiro trimestre de 2015. Em seguida, as UBSs Nações, Nova Conquista e Conceição passarão por melhorias. Também foram adquiridos itens para as Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal como mesa cirúrgica, foco cirúrgico e equipamentos para anestesia.

                Também é desenvolvida junto aos usuários do Sistema de Saúde a informação dos benefícios do aleitamento materno e planejamento familiar. Em parceira com o Governo Estadual, o Município faz parte do Programa Recomeço, de reabilitação de usuários de drogas. A Secretaria também realizou mutirão de Papanicolaou diagnóstico do câncer de útero, com o atendimento de 300 mulheres.

                A parceira com o Governo Estadual vai trazer, em breve, benefícios aos moradores com a implantação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que funcionará no Quarteirão da Saúde. 

                O Departamento de Vigilância à Saúde realiza as campanhas de vacinações destinadas às crianças e adultos para evitar doenças e epidemias, como sarampo, rubéola, paralisia infantil e gripe.  Também é responsável pelas  ações de prevenção e tratamento às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), além de realizar a inspeção sanitária de estabelecimentos que lidam com saúde e com alimentos.

                 

                 

                • UBS Nogueira 

                  Endereço: Rua Sebastião F. Tourinho, 285 

                  Tel. 4071-1491 

                   

                  UBS Nações 

                  Endereço: Rua Itália, 249 – Jardim das Nações 

                  Tel. 4076-2700 

                   

                  CAPS III Norte 

                  Endereço: Rua das Macieiras, 124 – Taboão 

                  Tel.: 4071-9899 / 4044-9250

                   

                  UBS Serraria 

                  Endereço: Avenida Lico Maia, 803 – Serraria 

                  Tel. 4055-3216

                   

                   

                  UBS Promissão 

                  Endereço: Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão

                   

                  Hospital Municipal 

                  Endereço: Av. Piraporinha, 1808 – Piraporinha 

                  Tel. 4061-7000

                   

                  UBS Nova Conquista 

                  Endereço: Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José 

                  Tel. 4071-9595 

                   

                  UBS Piraporinha 

                  Endereço: Praça Rui Barbosa, 27 

                   

                  UBS São José 

                  Endereço: Rua Barão de Iguape, 315 – Vila São José

                  Tel. 4071-0120 

                   

                  UBS Paineiras 

                  Endereço: Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras 

                  Tel. 4091-8395

                   

                   

                  UBS Jardim Inamar

                  Endereço: Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar 

                  Tel. 4043-5918

                   

                  Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) 

                  Endereço: Rua Ipoá, 40 – Jardim Inamar 

                  Tel. 4059-5892

                   

                  UBS Ruyce 

                  Endereço: Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce 

                  Tel. 4066-5566

                   

                  UBS Vila Paulina

                  Endereço: Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina 

                   

                  CAPS III Sul/Oeste 

                  Endereço: Rua Guatambus, 410 – Sapopema 

                  Tel.: 4056-4009 

                   

                  UBS Eldorado 

                  Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado 

                  Tel. 4043-6100

                   

                  UBS Conceição 

                  Endereço: Rua Bororós, 80 – Vila Conceição 

                  Tel. 40774-626

                   

                  UBS Parque Real 

                  Endereço: Rua do Tanque, 129 – Parque Real

                   

                  Quarteirão da Saúde 

                  Endereço:Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro 

                  Tel. 4043-8000

                   

                  UBS Centro 

                  Endereço: Avenida São José, 472 

                  Tel. 4092-4042

                   

                  Farmácia Popular I 

                  Endereço: Rua Vitalina Caiaffa Esquível, 54 – Centro 

                  Tel. 4044-5454

                   

                  Farmácia Central 

                  Endereço: Rua Oriente Monti, 28 – Centro 

                   

                  Vigilância Sanitária 

                  Endereço: Av. Antonio Piranga, 700 – Centro 

                  Tel. 4043-8216

                   

                  Centro de Atenção PsicoSocial (CAPS) III Leste 

                  Endereço: Av. Sete de Setembro, 18 – Centro 

                  Tel.: 4055-1528 / 4056-3727

                   

                  CAPS III AD (álcool e drogas) 

                  Endereço: Espaço Fernando Ramos da Silva - Rua Oriente Monti, 28 – 3º andar 

                  Tel.: 4053 5300 / 4044 7387 (Centro)

                   

                  CAPS Infantil 

                  Endereço: Rua Oriente Monti, 28 – 2º andar 

                  Tel.: 4053 5300 / 4053 5245 

                   

                  UBS Casa Grande 

                  Endereço: Rua Mem de Sá, 280 

                  Tel: 4066-5943

                   

                  UBS Jardim Ruyce

                  Endereço: Av. Eldorado, 885

                  Tel: 4066-5596 / 4067-1411

                   

                  UBS Maria Tereza

                  Endereço: Rua Iguaçu, 165

                  Tel. 4043-7069

                   

                  UBS Parque Reid 

                  Endereço: Rua Serra do Maracujá, 49

                  Tel. 4043-1162 / 

                   

                  Farmácia Popular II

                  Endereço: Av. Luiz Carlos Prestes, 712, Campanário

                  Tel. 4092-5340

                   

                  UBS Jardim Canhema 

                  Endereço: Rua 22 de Abril, 113

                  Tel. 4071-1342/4071-1330

                   

                • REMUME - Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

                  Diadema regularizou a compra de medicamentos e atualizou a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), uma listagem com mais de 400 produtos para os principais tratamentos oferecidos na rede municipal. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) recebem uma cesta de medicamentos e insumos de acordo com a frequência e a necessidade de cada item.

                  Todas as UBSs possuem farmácia para dispensação de medicamentos e insumos e a cidade também conta com a Farmácia Central para medicamentos controlados. Além dos medicamentos gratuitos na rede municipal, a população também pode adquirir alguns itens com preço bem acessível no Programa Farmácia Popular.

                  Farmácia Central. Rua Oriente Monti, 28 – Centro.

                  Farmácia Popular I. Rua Profª Vitalina Caiaffa Esquível, 54 – Centro.

                  Farmácia Popular II. Avenida Antônio Carlos Prestes, 712 – Campanário.

                  O Projeto Vida, implantado na rede municipal em julho de 2013, tem o objetivo de diminuir a mortalidade infantil no primeiro ano de vida. Os profissionais que atuam diretamente no cuidado de mãe e bebê passaram por capacitação e as mudanças começaram com um novo protocolo de atendimento à gestante, desde a suspeita da gravidez até o bebê completar dois anos de idade.

                  Ao chegar à UBS com a suspeita de gravidez, é feito o teste e, em caso positivo, é realizada uma consulta imediata com a enfermagem, com solicitação de exames do pré-natal e agendamento de ultrassom, consultas médica e odontológica e inscrição no curso de gestantes. Ela também tem prioridade em todos os atendimentos na rede municipal.

                  O parto é humanizado e a mulher pode visitar as instalações da maternidade municipal alguns meses antes do parto. Mais de quatro mil mulheres foram beneficiadas pelo Projeto Vida.

                  A rotina de atendimento da criança envolve consultas mensais e grupos educativos como shantala (massagem para bebês), aleitamento materno, vacinas, entre outros. Para mais informações, procure a UBS mais próxima.

                  Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema oferecem consultas médicas e de enfermagem, coleta de exames, curativos, dispensação gratuita de medicamentos. Além do cuidado, os moradores ainda recebem informações sobre saúde e qualidade de vida, como prevenir doenças ou conviver com elas.

                  Grupos de terapia comunitária, saúde mental, cuidadores, hipertensão e diabéticos, planejamento familiar, gestantes, Umbigo/recém-nascidos, Mamãe Nota 10, Curso de Shantal (massagem indiana para bebês), idosos, saúde bucal, caminhada, liang gong e vida saudável são algumas das atividades oferecidas pelas Unidades.

                  Os encontros são realizados de acordo com a necessidade e o interesse do público de cada UBS. Por isso, é importante que o morador procure a Unidade de referência para saber quais são oferecidos e em que dias e horários.

                  Programa prevê ações a curto, médio e longo prazo para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A missão é Cuidar das pessoas, animando a vida.

                  O programa Saúde em Movimento, criado em fevereiro de 2013, funciona com ações em dois eixos. O eixo resolutivo, com ações de curto prazo, em que a Secretaria de Saúde realizou reuniões com os profissionais da UBS e a população do entorno para traçar um diagnóstico e padronizar o atendimento. Também foram executadas algumas ações de melhorias nos prédios.

                  No eixo propositivo, com ações de médio e longo prazo, estão sendo implantadas ações para melhorar a qualidade de vida da população local caracterizadas como cinco sementes. São elas: Vida, Conhecimento, Arte, Saúde e Meio Ambiente e Cidadania e Cultura de Paz. O objetivo é trabalhar o autocuidado e a corresponsabilidade do paciente no tratamento, prevenção às doenças e promoção à saúde.

                  As equipes profissionais são convidadas a avaliar permanentemente as ações realizadas. Para isso, o diálogo e o conhecimento são utilizados como instrumento de aperfeiçoamento. Dentre as atualizações técnicas, destacam-se às doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

                  As UBSs também passam por reformas para tornar o ambiente de atendimento mais seguro e acolhedor. As Unidades Inamar, Reid e Real já foram concluídas. Atualmente, Conceição, Eldorado, Nações e Nova Conquista estão em andamento. Até o final de 2016, mais oito UBS passarão por intervenções. São elas: Casa Grande, Centro, Nogueira, Paineiras, Promissão, Ruyce, São José e Serraria.

                   

                • UBS Nações 

                  Endereço: Rua Itália, 249 – Jardim das Nações 

                  Tel. 4076-2700/1758

                   

                  UBS ABC

                  Endereço: Avenida das Ameixeiras, 679 - Jardim ABC

                  Tel.: 4071-6062 / 4077-4090/4484

                  UBS Paineiras 

                  Endereço: Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras 

                  Tel. 4091-8395/5467/9200 / 4093-1466

                   

                  UBS Serraria 

                  Endereço: Avenida Lico Maia, 803 – Serraria 

                  Tel. 4055-3216 / 4044-2843 / 4048-2978

                   

                  UBS Promissão 

                  Endereço: Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão

                  Tel.: 4066-4910/4300 - 4067-3037

                   

                  UBS Nogueira 

                  Endereço: Rua Sebastião F. Tourinho, 285 

                  Tel. 4071-1491/5058

                   

                  UBS Nova Conquista 

                  Endereço: Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José 

                  Tel. 4071-9595 - 4076-1653

                   

                  UBS Piraporinha 

                  Endereço: Praça Rui Barbosa, 27 

                  Tel.: 4067-2929 - 4066-1166/5200

                   

                  UBS São José 

                  Endereço: Rua Barão de Iguape, 315 – Vila São José

                  Tel. 4071-0120/1179/9595

                   

                  UBS Jardim Inamar

                  Endereço: Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar 

                  Tel. 4043-5918 / 4047-1636/1632

                   

                  UBS Eldorado 

                  Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes 288 - Eldorado 

                  Tel.: 4043-6100/6109/5925 - 4059-7920

                   

                  UBS Vila Paulina

                  Endereço: Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina 

                  Tel.: 4049-4690/4645 - 4059-0660

                   

                   

                  UBS Ruyce 

                  Endereço: Av. Eldorado, 885 – Jardim Ruyce 

                  Tel.: 4066-5569 / 4067-1411

                  UBS Conceição 

                  Endereço: Rua Bororós, 80 – Vila Conceição 

                  Tel. 4077-4626/5452/8747/7292

                   

                  UBS Parque Real 

                  Endereço: Rua do Tanque, 129 – Parque Real

                  Tel.: 4056-6020 - 4057-7903 - 4044-5751

                   

                  UBS Centro 

                  Endereço: Avenida São José, 472 

                  Tel. 4092-4072/3576 - 4043-1440

                   

                  UBS Casa Grande 

                  Endereço: Rua Mem de Sá, 280 

                  Tel: 4066-5943/3311

                   

                  UBS Jardim Ruyce

                  Endereço: Av. Eldorado, 885

                  Tel.: 4066-5596 - 4067-1411

                   

                   

                  UBS Maria Tereza

                  Endereço: Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira

                  Tel. 4091-3469/3489 - 4092-1825

                   

                  UBS Parque Reid 

                  Endereço: Rua Serra do Maracujá, 49

                  Tel. 4043-1162 - 4054-4664 - 4056-2430

                   

                  UBS Jardim Canhema 

                  Endereço: Rua 22 de Abril, 113

                  Tel. 4071-1342/1330

                   

                • Farmácia Popular II

                  Endereço: Av. Luiz Carlos Prestes, 712, Campanário

                  Tel. 4092-5340

                   

                  Farmácia Popular I 

                  Endereço: Rua Vitalina Caiaffa Esquível, 54 – Centro 

                  Tel. 4044-5454

                   

                  Farmácia Central 

                  Endereço: Rua Oriente Monti, 28 – Centro 

                   

                • CAPS III Norte 

                  Endereço: Rua das Macieiras, 124 – Taboão 

                  Tel.: 4071-9899 / 4044-9250

                   

                  CAPS III Sul/Oeste 

                  Endereço: Rua Guatambus, 410 – Sapopema 

                  Tel.: 4056-4009 

                   

                  CAPS III AD (álcool e drogas) 

                  Endereço: Espaço Fernando Ramos da Silva - Rua Oriente Monti, 28 – 3º andar 

                  Tel.: 4053 5300 / 4044 7387 (Centro)

                   

                  CAPS Infantil 

                  Endereço: Rua Oriente Monti, 28 – 2º andar 

                  Tel.: 4053 5300 / 4053 5245 

                   

                • Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)

                  O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atende trabalhadores, empregados, autônomos ou desempregados que sofreram algum acidente de trabalho e/ou possuam doenças ocupacionais. Além disso, realiza também vistoria em empresas, formulando propostas para eliminar e/ou controlar fatores de risco à saúde do trabalhador.

                   

                  O trabalhador pode procurar o CEREST diretamente. O endereço é:

                  Avenida Antônio Piranga, 700 (Anexo do Quarteirão da Saúde) – Centro

                  Telefone: 4043 8173

                  O atendimento emergencial do trabalhador também é realizado nas Unidades 24hs (Hospital Municipal e PS Municipal). 

                  Coordenadoria de Vigilância à Saúde

                  O CEREST é um dos cinco serviços que compõem a Coordenadoria de Vigilância à Saúde (CVS), área responsável por desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Além do CEREST, a Coordenadoria também é responsável pelo Centro de Referência (CR) em DST, Aids e Hepatites Virais, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e Vigilância Sanitária.

                   

                  Centro de Referência (CR) em DST, Aids e Hepatites Virais

                  O CR DST, Aids e Hepatites atua como referência para  as ações de assistência e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites no município. O serviço também realiza atendimento ambulatorial aos pacientes portadores dessas doenças e testagem (convencional e rápida) para sífilis, HIV e hepatites B e C.

                  Para ser atendido é necessário apresentar documentos como RG, CPF, Cartão SUS (se tiver) e certidão de nascimento (para crianças). O endereço é:

                  Rua Oriente Monti, 28 (térreo) – Centro

                  Tel.: 4053 5302

                  Coordenadoria de Vigilância à Saúde

                  O CR DST, Aids e Hepatites Virais é um dos cinco serviços que compõem a Coordenadoria de Vigilância à Saúde (CVS), área responsável por desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Além do CR DST, a Coordenadoria também é responsável pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e Vigilância Sanitária.

                   

                • Instância Superior: Prefeitura do Município de Diadema
                  Órgão: Secretaria Municipal de Saúde
                  Nome do Serviço: Renovação de Licença Vigilancia Sanitária - Pessoa Juridica - Alto Risco
                  Descrição: Renovação de Licença após protocolo pendente de comparecimento - Alto Risco - VRE
                  Quando solicitar: Licença Vencida
                  Pré-requisitos: Licença Vencida
                  Solicitante: Proprietário da Empresa ou procurador
                   
                  OBS.: - não há renovação da Licença para área de alimentos (lanchonetes, restaurantes, indústria/comércio de  alimentos - conf. Lei Federal 986/69).  A Vigilância Sanitária efetuará inspeção mediante denúncia.

                               - Laudos de RX – se estiverem na validade não será necessário apresentar

                               - Não há cobrança de taxa na renovação para equipamento de Ultrassom;

                               - Para equipamentos de RX, Ressonância, Tomografia, Mamografia, Densitometria óssea, será cobrado taxa e laudo dos equipamentos.

                  Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";}

                  A)   FORMULÁRIOS (Informações em Vigilância Sanitária + formulário especifico para atividade da empresa)  preenchidos e assinados pelo Resp. Legal e Técnicos

                    B)   DOCUMENTAÇÂO NECESSÁRIA:(xerox simples)

                    Protocolo VIA RAPIDA – ALTO RISCO – se for BAIXO RISCO a Licença sairá pelo CLI

                                                 Se não houve alterações no cadastro do SIVISA será necessário apenas apresentar os Formulários assinados

                   C)   SERÁ COBRADA RENOVAÇÃO DA LICENÇA E DO EQUIPAMENTO

                   

                  Como, quanto e como pagar: Cobrança conforme CNAE.
                  Onde solicitar: Poupatempo Diadema
                  Conclusão/Retirada: Liberação direto no V.R.E ( Via rápida Empresa).

                   

                   

                  Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";}
                   
                  Instância Superior: Prefeitura do Município de Diadema
                  Órgão: Secretaria Municipal de Saúde
                  Nome do Serviço: Licença Inicial - Alto Risco - Pessoa Juridica
                  Descrição: Licença inicial -
                  Quando solicitar: Após Via rápida Empresa - VRE - Protocolo pendente de comparecimento.
                  Pré-requisitos: VRE
                  Solicitante: Proprietário da Empresa ou Procurador
                   
                  Documentos e Formulários:
                   
                  A)   FORMULÁRIOS (Informações em Vigilância Sanitária + formulário especifico para atividade da empresa)  preenchidos e assinados pelo Resp. Legal e Técnicos
                   
                  B) DOCUMENTAÇÂO NECESSÁRIA:(xerox simples)

                                    

                  A)   FORMULÁRIOS (Informações em Vigilância Sanitária + formulário especifico para atividade da empresa)  preenchidos e assinados pelo Resp. Legal e Técnicos


                   

                  B) DOCUMENTAÇÂO NECESSÁRIA: (Cópias simples)

                   

                                     - Protocolo VIA RAPIDA – ALTO RISCO – se for BAIXO RISCO a Licença sairá pelo CLI

                   

                      - Contrato Social /Individual / MEI

                   

                                      - CNPJ

                   

                                      - C.M.C

                   

                                      - RG e CPF - Resp. Legal

                   

                     - RG, CPF e Carteira do Conselho (Conselho de outro estado não será aceito) - Resp. Técnico - se  houver

                   

                      - Comprovante de vínculo empregatício (Carteira Profissional; Livro de Registro de Funcionário; Cadastro de Funcionário; Contrato de Trabalho) do Resp. Técnico - se houver

                   

                      - Laudo de levantamento radiométrico, Laudo de teste de radiação de fuga, Programa de garantia de qualidade e comprovação de sua implantação - equipamentos de Radiologia e Radioterapia – (RX, Ressonância, Tomografia, Mamografia, Densitometria óssea).

                   

                     - Laudo Técnico de Avalição – LTA – se for o caso – verificação no Hematita

                   

                      - Lista com os dados (Renavan e chassis) dos caminhões - caso a empresa tenha transporte próprio

                   

                                      - Relação dos produtos transportados no caminhão - para motorista autônomo

                   

                                      - Contrato de Serviço Terceirizado - quando existe uma empresa prestando serviços dentro de outra

                   

                  Como, quanto e como pagar: Após Liberação da Visa, enviado por e-mail.

                  Onde solicitar: Poupatempo Diadema
                  Conclusão/Retirada: sujeito a Analise da Vigilância Sanitária, após conclusão emissão da Licença Pelo VRE - Via rápida Empresa.

                  Vigilância Sanitária

                  A Vigilância Sanitária é responsável por atuar sobre fatores de risco associados a produtos, insumos e serviços relacionados a saúde, meio ambiente, ambientes de trabalho, alimentos, cargas e pessoas.  Para isso, realiza inspeções sanitárias em estabelecimentos, análise e aprovação de empreendimentos e atividades de interesse à saúde.

                  O Serviço de Vigilância Sanitária fica na Avenida Antônio Piranga, 700 (Anexo do Quarteirão da Saúde) – Centro. Para atendimento à população e dar entrada em processos de análise, é preciso se dirigir ao guichê na Central de Atendimento, localizado à Rua Amélia Eugênia, 397 – Centro.

                  Coordenadoria de Vigilância à Saúde

                  O Serviço de Vigilância Sanitária é um dos cinco serviços que compõem a Coordenadoria de Vigilância à Saúde, área responsável por desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Além da Vigilância Sanitária, a Coordenadoria também é responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Referência (CR) em DST, Aids e Hepatites Virais, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD).

                   

                   

                   

                   

                   

                   

                   

                   

                   

                   

                •  4 dicas importantes para quem quer adotar um animal

                  - Tenha em mente que cães vivem em média 15 anos e gatos 14 anos.  

                  - Procure animais de porte compatível com a área disponível em sua casa: eles precisam de espaço para brincar e correr.

                  - Lembre-se do quesito financeiro, pois haverá necessidade de vacinação periódica, alimentação e outros cuidados. 

                  - Deve-se pensar que os animais precisam de carinho, amor e proteção.

                   

                       Clique aqui para conferir os animais disponíveis para adoção 

                  Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

                  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o responsável por desenvolver e executar ações que eliminem ou diminuam a transmissão de doenças transmitidas por animais aos seres humanos (zoonoses). É um serviço cujos programas visam à atenção à saúde humana, como o controle do vetor da dengue, o controle da raiva animal e o controle de roedores.

                  O endereço do Centro é:

                  Rua Ipoá, 114 - Jardim Iamberê

                  Telefone: 0800 77 10 963

                  Coordenadoria de Vigilância à Saúde

                  O Centro de Controle de Zoonoses é um dos cinco serviços que compõem a Coordenadoria de Vigilância à Saúde, área responsável por desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Além do CCZ, a Coordenadoria também é responsável pelo Centro de Referência (CR) em DST, Aids e Hepatites Virais, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e Vigilância Sanitária.

                   

                   

                   

                   

                   

                • Atevaldo Vieira Leitão

                  Formado em Administração de Recursos Humanos, pela Uninove, trabalhou na iniciativa privada por mais de 26 anos. Esteve a frente do Sindicato da Construção Civil (Sintracon-SP) por período superior a 15 anos. Foi eleito vereador de Diadema na legislatura de 2013 a 2016 e atuou também como líder de governo.

                  Endereço: Rua Amélia Eugênia, 397 - Centro

                   Tel.: (11) 4057 8001

                   

                  Tem como missão promover a educação da população no combate ao desperdício de alimentos e incentivar a prática de uma alimentação saudável. Ser referência nacional em conscientização e em programas que reduzem o problema da fome.

                   

                  • Feira livre

                     

                    Quarta-feira, das 7h às 13h

                    Rua Pedro Dias nº 100 a 148

                    Rua Salvador Correa de Sá nº 32 a 432

                    Rua Dona Maria Leite nº 9 a 125

                     

                    Feira livre

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Avenida das Ameixeiras nº 29 a 545 Taboão

                     

                    Feiras livres

                    Quarta-feira, das 7h às 13h

                    Santa Maria - Avenida Rotary nº 378 a 658 serraria

                     

                    Domingo, das 7h às 13h 

                    Serraria - Rua Margarida Maria Alves nº 31 a 363

                     

                    Feiras livres:

                    Quinta-feira, das 7h às 13h

                    Rua Strauss, Jd. Arco-Íris

                     

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Jardim Marilene - Rua Dom Jorge Marcarenhas nº 48 a 112 

                                           Rua Tomaz Antônio Gonzaga nº 17 a 60

                                           Rua Luiz de Vasconcelos nº 202 a 300           

                     

                    Feiras livres

                    Sábado, das 7h às 13h

                    Rua dos Cariris nº 94 a 230

                    Rua dos Tabajaras nº 13 a 131

                    Rua dos Baibiris nº 34 a 92

                    Rua dos Caiapós nº 48 a 159

                     

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Vila São José → Rua dos Crisântemos nº 33 a 183 

                                           Rua dos Jasmins nº 15 a 117       

                     

                    Feira Livre

                    Quinta-feira, das 7h às 13h

                    Rua Centauro, nº 26 a 72

                     

                    Feiras livres

                    Quinta-feira, das 7h às 13h

                    Rua Mar Adriático, Vila Paulina

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Rua João Antônio Araújo nº 386 a 680 - Eldorado

                     

                    Feira Noturna

                    Sexta-feira, das 17h às 22h.

                    Rua Baleia x Rua Presidente Prudente

                     

                    Feira livre

                    Sexta-feira, das 7 às 13h

                    Parque Real - Rua Antonieta M. Campagna nº 39 a 103

                     

                    Sábado, das 7h às 13h 

                    Feira da Sanko - Avenida Afonso Monteiro da Cruz nº 1830 a 1890

                     

                    Feiras livres:

                    Terça-feira, das 7h às 13h

                    Rua Marechal Juarez Távora, Vila Elida nº 11 a 155

                     

                    Quinta-feira, das 7h às 13h

                    Diadema “C” (Jardim Rosinha) - Rua Mantiqueira, nº 11 a 241

                                                                Rua Itaguaré, nº 29 a 115

                     

                    Sábado, das 7h às 13h

                    Jardim Donini - Avenida Vereador Juarez Rios de Vasconcelos nº 285 a 455

                     

                    Domingo, das 7h às 13h

                    81: Diadema “A” (Centro) - Rua Manoel da Nóbrega nº 1114 a 1664

                     

                    Praça da Moça (noturna) - Rua Graciosa com Avenida Alda

                     

                    Feiras livres:

                    Terça-feira, das 7 às 13h 

                    Rua Vitor Brecheret, Casa Grande nº 12 a 210

                     

                    Quarta-feira, das 7h às 13h 

                    Rua Anita Malfati, Portinari nº 23 a 165

                     

                    Quinta-feira, das 7h às 13h 

                    Jardim Arco Íris →  Rua Strauss, nº 34 a 125 

                     

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Fundibem →  Avenida Fundibem nº 783 a 1108  

                     

                    Feira livre

                    Sábado, das 7h às 13h

                    Rua Santa Efigênia nº 19 a 225

                    Rua 22 de Abril nº 90 a 265

                    Rua Santa Cruz nº 221 a 350

                    Rua 13 de Maio nº 367 a 466

                    Rua Nove de Janeiro nº 79 a 98

                     

                    Feiras livres

                    Sexta-feira, das 7h às 13h

                    Jardim Campanário - Avenida Luís Carlos Prestes nº 150 a 548

                     

                    Sábado, das 7h às 13h

                    Rua Cambará, Vila Santa Terezinha nº 179 a 419

                     

                    Domingo, das 7h às 13h

                    Parque Reid - Avenida Maria Leonor nº 987 a 1045 

                     

                  •  

                    O Programa Cozinha Escola tem como objetivo principal  promover a formação profissional em serviços de alimentação, a educação nutricional e colaborar para a geração de renda.Os participantes terão aulas didáticas e a oportunidade de elaborar as receitas nas cozinhas do Restaurante Popular Bom Gosto, no Campanário, e no Centro de Referência Alimentar e Nutricional (Cresand), no Centro. 

                    Serviço:

                    Cozinha didática do Restaurante Popular Bom Gosto-Avenida Luís Carlos Prestes, 606 –Campanário –Diadema

                     

                    Centro de Referência Alimentar e Nutricional (CRESAND)-Rua Tenente Nestor Romualdo Tenório, 102 - Centro-Diadema.

                     

                    O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                     

                    (11) 4057-8015/4057-8008

                     

                     

                     

                     

                    O programa de Agricultura Urbana tem como objetivo beneficiar o pequeno agricultor. O Banco de Alimentos compra os alimentos dos agricultores e doa para as 86 entidades cadastradas no município.

                    A Secretaria é responsável por toda a fiscalização dos expositores do Shopping Popular. Ao todo são 237 boxes que comercializam roupas, eletrônicos entre outros artigos.

                    É um programa educacional voltado à Segurança Alimentar e Nutricional por meio da informação e orientação. Tem por objetivo contribuir na formação de um consumo alimentar consciente que permita bons níveis de nutrição, saúde e bem estar.

                    O objetivo do Cidadão Solidário é recrutar uma equipe de trabalho formada por pessoas com espírito de grupo e interessadas em atuar dentro das mais diversas áreas do conhecimento, junto aos principais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Alimentar.

                    O projeto tem como objetivo coletar donativos visando combater a insegurança alimentar e a vulnerabilidade social. Com ajuda de voluntários que coletam as doações diretamente com os clientes nos supermercados parceiros, os alimentos são encaminhados para o Banco de Alimentos e posteriormente para as entidades socioassistencias cadastradas. O programa acontece sempre no segundo sábado do mês.

                    A Secretaria de Segurança Alimentar é responsável pela fiscalização das 23 feiras livres, uma feira noturna e a feira gastronômica. As feiras livres acontecem de terça a domingo. O trabalho dos fiscais é garantir a organização dos feirantes e de seus produtos.

                    A Feira Gastronômica de Diadema acontece todos os domingos na Praça da Moça. Em atividade desde 2014, o evento oferece pratos típicos do Brasil e do Mundo, a preços populares. Inspirada nas feiras mundiais e da capital paulista, agora a cidade entra no circuito gastronômico do Estado. O horário da feira é das 11h às 22h. 

                    Com duas unidades no município, uma no bairro Serraria e outra no bairro Campanário, com o nome Bom Gosto, escolha feita através de uma votação popular, os restaurantes servem refeições de qualidade a R$ 2,00. Além do preço popular, os pratos são elaborados pela equipe de nutricionistas da Prefeitura e contém a quantidade de nutrientes necessários para uma alimentação saudável. São servidas cerca de 2.200 refeições por dia.

                    O Banco de Alimentos foi inaugurado na cidade em 28 de outubro de 2003. Desde que entrou em atividade, o objetivo é assegurar alimentação de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Através das 85 entidades socioassistencias cadastradas, o Banco atende mais de 15 mil pessoas por mês.

                    Criação de Lei Municipal que cria e regulamenta o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para garantir a efetivação e o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar por meio de programas matriciais sob a ótica econômica, cultural, social e ambientalmente sustentável.

                    O objetivo é contribuir para o bem-estar físico, mental e social da população, garantindo o acesso a uma alimentação saudável e à Educação Alimentar e Nutricional.

                     

                    Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

                    Disseminar informações e orientações relativas à alimentação e nutrição, estimulando por meio de atividades educativas e de comunicação, o combate à fome e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, em todos os ciclos da vida.

                    Palestras, orientação de práticas higiênicas para comerciantes de gêneros alimentícios, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos e culinária saudável são realizadas no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – Cresand.

                     

                • José Marcelo Ferreira Marques

                  É engenheiro civil formado na Escola de Engenharia de Taubaté, turma de 1976 (EET-76). Pós Graduado Lato Sensu em “Gerente de Cidades”, pela FAAP, em 1997. Foi secretário de Obras e Serviços Públicos de Praia Grande, (1998 – 2000), gerente Regional da CDHU, na Baixada Santista, (2004 – 2010) e secretário de Obras, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Bertioga, (2011 – 2014). 

                  Endereço: Avenida Ulysses Guimarães, 3.249/3.269 – Vila Nogueira

                  Tel.: (11) 4072-9222

                   

                  A Secretaria de Serviços e Obras tem como missão facilitar as ações das secretarias quanto à realização das obras de cada área, com vistas a atingir as metas da administração, por meio de intervenções de ordem estrutural, tais como manutenções, reformas, construções e elaboração de projetos. Também é responsável pela adequação e modernização do sistema viário, limpeza pública e iluminação.

                  A pasta faz a elaboração de projetos para serem implantados no município, além de fazer o acompanhamento e execução das obras de edificações, e a manutenção de todos os prédios municipais, serviços esses de responsabilidade do Departamento de Obras e Projetos. 

                   Já o Departamento de Vias Públicas é o setor responsável pela manutenção, adequação e modernização do sistema viário. Para isso elabora projetos, executa e faz o acompanhamento de obras. Também cuida  do recapeamento da cidade, serviços de tapa-buracos, rebaixamento de guias e limpeza de galerias e bocas de lobo. 

                  Garantir uma cidade limpa é um desafio constante do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) que, para isso, também precisa da colaboração dos munícipes em não jogar entulho e lixo de maneira irregular. O setor tem a incumbência de fazer todo o serviço de limpeza da cidade, como a coleta e destinação final do lixo doméstico e hospitalar, varrição de ruas e logradouros públicos, além de fazer coleta e fiscalização da destinação do entulho. 

                  Por mês, o DLU coleta uma média de 9.400 toneladas de lixo domiciliar e  4.000 toneladas de entulho. O setor instalou 950 novas lixeiras por toda a cidade. E há, ainda, o serviço realizado com os veículos da frota municipal e das máquinas pesadas, pelo Departamento de Manutenção e Conservação da Frota e Próprios. 

                  Desde o início da atual administração foram reformados os quatro Centros de Referência da Assistência Social, recapeadas mais de 40 ruas, reformadas as Praças Kaleman e Santo Ivo, regularizada total da frota de veículos da Prefeitura, nova iluminação em diversas regiões, entrega de canalização de córregos, creches, reformas de UBSs, entre outras ações.

                   

                  • Eco-ponto DLU 

                    Endereço: Av. Pirâmide, 144, Jd. Inamar

                    Horários: De segunda a sábado, das 8 h às 17hs.

                     

                    Eco-ponto Nova Conquista / V.Pop.

                    Endereço: Travessa da Etcd, 210

                    Horários: De segunda a sexta, das 8h às 18hs.

                     

                    Eco-ponto Coopcent

                    Endereço: Rua Carcas, 120 - Centro

                    Horários: De segunda a sexta, das 8h às 17hs. 

                     

                    Eco-ponto Vila Nogueira

                    Endereço: R. S. J. Batista/Pass. Verde Paris

                    Horários: Caçambas. 

                     

                    Eco-ponto Casa Grande 

                    Endereço: Av. Mª Cândida de Oliveira, 730

                    Horários: Caçambas.

                     

                    Eco-ponto Fundibem

                    Endereço: Av. Fundibem esquina c/ Rua Agepê

                    Horários: Caçambas.

                     

                     

                  • PROGRAMA DIADEMA DE CARA LIMPA - 2015

                    O Cara Limpa é um programa focado na retirada de entulhos e bagulhos colocados irregularmente nas ruas, como móveis, eletroeletrônicos e sobras de construções e reformas. 

                    A Prefeitura orienta que, na passagem do Cara Limpa pelo bairro, o morador deve deixar os materiais nas calçadas das casas na data e horário divulgados. Para isto, basta seguir o cronograma que é distribuído quando o programa entra na região.

                    Clique aqui e confira a programação para o seu bairro

                • Tem como missão garantir a qualidade de vida para a população, fazendo com que todos tenham acesso a todas as partes da cidade. Preservar o direito de ir e vir dos cidadãos em meios de transporte público eficiente. Proporcionar a mobilidade com serviços de excelência e segurança para toda a população do município.

                  A Secretaria de Transportes conta com diversos serviços de orientação e ações para melhorar a fluidez do trânsito e minimizar os transtornos.

                  Desde que assumiu, a atual gestão está empenhada em realizar melhorias na acessibilidade e produzir campanhas que resultem em boas práticas do trânsito, tendo em vista preservar a vida de pedestres, passageiros de transportes públicos e particulares, ciclistas e motociclistas. 

                  Dentre as ações da ST, foi realizado trabalho de sinalização de vias por toda a cidade, adequação das mãos de direção para melhorar a fluidez do trânsito, implantação de novos semáforos, fiscalização e regularização dos transportadores escolares, entre outras ações. Destaca-se, ainda, a criação da 

                  Campanha de Educação no Trânsito que envolve a sensibilização de 15 mil alunos da rede municipal, usuários do transporte coletivo, pedestres, motoristas de ônibus e de táxis.

                  Também foi criado o aplicativo Cadê o Busão?, que possibilita aos usuários saber o horário em que o ônibus passará no ponto.

                   

                   

                  • Departamento de Trânsito / Departamento de Gestão de Transportes / JARI (multas de trânsito).

                    Avenida Dr. Ulysses Guimarães, 3.399 – Vila Nogueira.

                    Tel. 4075-8000

                     

                    Central de Atendimento

                    Av. Ulysses Guimarães, 3399, Vila Nogueira

                    Tel. 4075-8000

                    Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

                     

                    Secretaria de Transportes: 

                    Endereço: Avenida Ulysses Guimarães, 3399 – Vila Nogueira Tel. 4075-8000

                     

                    Pátio Municipal de  Veículos

                    Avenida Pirâmide, s/n, Jd. Inamar

                    Tel. 4059-9907

                    Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (serviços gerais) e das 13h às 16h30 (liberação)

                     

                  • PROGRAMA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

                    O Programa de Educação no Trânsito surgiu pela necessidade de formar motoristas e pedestres conscientes de seus direitos e obrigações, segundo a legislação de trânsito. Para isso, desenvolve ações educativas (palestras, peças de teatro, distribuição de folhetos etc.) junto ao motorista de ônibus, transportador escolar, passageiros e pedestres. Com a apresentação da peça “Trânsito em Alto Mar” nas escolas municipais, a meta é atingir cerca de 15 mil alunos (crianças, jovens e adolescentes) da Secretaria de Educação de Diadema e 2.500 estudantes da rede estadual, em 2015.