Tamanho do Texto

Fundo Social de Solidariedade

    • O Fundo Social de Solidariedade é uma entidade sem fins lucrativos, constituído por membros representantes de clubes de serviços e organizações não governamentais que têm como missão promover a inclusão social através de seu objetivo principal, que é a capacitação profissional e a prática do voluntariado.

      Cursos:

      Artesanato, Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure, Maquiador, Padaria e Corte e Costura.

      Telefones: 4057-7798 / 4057-7788

      Caroline Alves Rocha

       

      Caroline Rocha é formada em medicina veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vigilância Sanitária de Alimentos e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

      Caroline estagiou no Serviço de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Diadema, quando cursava a faculdade, trabalhou como coordenadora técnica de vendas de produtos veterinários e atua como voluntária em entidades assistenciais do município.

      Atualmente, a primeira dama da cidade é presidente do Fundo Social de Solidariedade de Diadema e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

       

      Buscar o envolvimento da sociedade na prática do trabalho voluntário para minimizar as necessidades de grupos menos favorecidos é um dos objetivos do Fundo Social de Solidariedade de Diadema.

      Para isso, o Fundo realiza convênios e conta com parceiros e professores voluntários para a realização das atividades com os moradores. Seja um voluntário, doe seu tempo para ações que vão beneficiar o próximo. Participe!

      Fundo Social de Solidariedade de Diadema - Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce. Tel.: (11) 4057-7788.

       

      Criado em março de 2015, o Projeto Diademais Saúde realizou atendimento piloto para cerca de 20 servidoras da Prefeitura (9/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A partir de 16 de março, o atendimento foi direcionado à população. 

      O projeto oferece terapias complementares gratuitas como acupuntura auricular, florais de Bach, aplicações de Reiki e equilíbrio bioenergético. Também é oferecido, aos domingos, aulas abertas de Tai Chi Chuan. Conheça um pouco sobre os tratamentos do Diademais Saúde:

      Acupuntura. Ramo da medicina tradicional chinesa que utiliza aplicação de agulhas em alguns pontos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.

      Equilíbrio bioenergético. Terapia que consiste em avaliar e equilibrar os chacras (centros de energia).

      Florais de Bach. Essências extraídas das flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais e de saúde com origem nas emoções.

      Quick Massage. Massagem rápida realizada com o cliente em cadeira especial.

      Reiki. Harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde através de imposição de mãos.

      As terapias oferecidas, de modo geral, auxiliam no equilíbrio emocional, sensação de relaxamento, redução de stress e, em casos de dores crônicas, pode amenizar o incômodo e diminuir o uso de analgésicos. Todas as sessões são gratuitas e o agendamento poderá ser feito por telefone ou pessoalmente.

      O projeto conta com a parceria do Espaço Birila, da Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciências (AGEACAC), da Escola Terapeutas da Alma e de voluntários da comunidade.

      Sala Diademais Saúde (próximo à entrada do Parque do Paço). Avenida Antônio Piranga, s/n – Vila Santa Dirce. Informações: (11) 4057-7788 e 4057-7798.

       

      As atividades e cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Diadema são totalmente gratuitos. Com o intuito de angariar recursos para a aquisição de insumos e materiais utilizados nessas ações, o Fundo realiza bazares beneficentes. Os principais itens para venda são roupas, sapatos, acessórios e utensílios domésticos.

      Os produtos são fruto de doações recebidas pelo FSS. Os itens passam por uma seleção para separar por estado de conservação as peças novas e seminovas para serem destinadas à venda. Participe, há um posto permanente de coleta na sede do Fundo Social, localizado no Paço Municipal de Diadema.

      Fundo Social de Solidariedade de Diadema. Paço Municipal. Rua Almirante Barroso, 111 – Vila Santa Dirce. Tel.: (11) 4057-7788.

       

      O Fundo também disponibiliza capacitação profissional gratuita nas áreas de Beleza, Moda e Culinária. Os cursos são em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

      A qualificação é destinada a moradores de Diadema, maiores de 18 anos, desempregados e não é exigido grau de escolaridade. As aulas são divididas em práticas e teóricas. Os participantes recebem gratuitamente apostilas e o material utilizado em sala. Conheça alguns dos cursos oferecidos:

       

      Escola de Beleza

      Com quatro unidades, a Escola da Beleza oferece cursos de assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure/pedicure, maquiagem.

      Escola da Beleza – Unidade Centro de Convivência Renovação Oficinas Paulo de Tarso (CECOR). Rua Santa Efigênia, 79 – Jardim Santa Rita.

      Escola da Beleza – Unidade Casa Grande. Rua Alfredo José de Magalhães, 46 - Jardim Casa Grande.

      Escola da Beleza – Unidade Fundação Florestan Fernandes. Alameda da Saudade, 186 - Centro.

      Escola da Beleza – Unidade Centro. Rua Manoel da Nóbrega, 400 - Centro.

       

      Escola da Moda

      Mais recente, a Escola de Moda foi inaugurada em 30 de outubro de 2014, no Centro Público Nações, com curso de corte e costura. As alunas aprendem a produzir calças, saias, vestidos e blusas.

      Escola da Moda. Centro Público Nações. Rua Havana, 133 - Nações.

       

      Padaria Artesanal

      A cidade conta com quatro unidades, onde a população pode participar de cursos rápidos de panificação. No total, são oito horas de aulas, em que são ensinadas receitas e produção de diversos pães com vegetais e frutas.

      Unidades fixas

      Padaria Artesanal – Unidade CCMI. Rua Paquetá, 23 - Jardim Rosinha.

      Padaria Artesanal – Unidade Circo Escola Diadema. Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259 - Jardim União.

       

      Unidades volantes

      Padaria Artesanal – Unidade Centro Público Thereza Lino. Rua Santa Bárbara, 489 – Canhema.

      Padaria Artesanal – Unidade NH 15 de Julho. Rua Belo Horizonte, 70 – Casa Grande.

       

      Inaugurada em 27 de junho de 2014, a Praça de Exercício do Idoso conta com equipamentos distribuídos em estações de ginástica. São elas: Barras Paralelas, que facilitam a marcha e melhoram o equilíbrio; Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores; Rampa-Escada, que aumenta a independência para atividades cotidianas; Ergometria, para melhorar o movimento das articulações das pernas; Placa Giratória, para melhorar e manter a flexibilidade de punho e antebraço; e Escada para Dedos, para mobilidade de ombros e extensão do braço.

      As placas informativas permitem a realização de exercícios físicos sem o acompanhamento de um especialista. Entretanto, a Prefeitura mantém monitores para auxiliar quem deseja se exercitar no local. Os objetivos são facilitar o deslocamento, manter a flexibilidade do corpo e auxiliar no condicionamento físico para reverter ou minimizar o isolamento social e as restrições funcionais causados pelas quedas tão frequentes na população idosa.

      Praça de Exercício do Idoso. Praça da Moça. Encontro da Avenida Alda com Rua Graciosa – Centro.