SECRETÁRIA

Ana Lúcia Sanches

Contato:

11 4072-7034

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE

Mães e pais de alunos da EMEB Quintanilha conhecem o Quarteirão da Educação
Programa Olhar Solidário vai cuidar da visão de estudantes de Diadema
Secretaria de Educação de Diadema apresenta para rede projeto Leiturando
Diadema dá início ao Programa Escola Aberta

 Unidade irá atender pequenos de zero a dois anos que estavam na fila de espera de creches próximas ao local

 

Para proporcionar um espaço adequado para desenvolvimento infantil e cuidado de crianças até dois anos de idade que moram no Sítio Joaninha, em Diadema, a Prefeitura inaugurou, neste sábado (06/08), a Creche Santa Rita. A unidade localizada na Rua Rio Raimundo Nonato atenderá 100 pequenos que estavam na fila de espera de creches próximas ao local.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito de Diadema, José de Filippi, ressaltou a importância das políticas públicas. “Meu papel é tentar facilitar para que vocês não tenham tanto obstáculo no caminho. Temos muito orgulho de fazer parte de um governo que investe em gente e cuida de quem cuida de gente, investindo nos servidores, nas professoras e na formação. Não é só o espaço físico, que é um lugar básico para gente fazer boa educação. O mais importante é o que as nossas professoras vão ensinar aos nossos filhos porque isso ninguém vai tirar deles. Parabéns Diadema”, afirmou Filippi.

 “Havia e há um fila muito grande de creches e tínhamos que enfrentar. Nós tínhamos muitas alternativas, mas a gente identificou que o principal problema era com os bem pequenos, berçários e minigrupos. Fizemos um estudo e decidimos criar 1.600 vagas de creche que atende berçário e crianças bem pequenas. Essa inauguração celebra uma outra história. A da descentralização do atendimento”, relatou a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches, relata o desafio encontrado no início da gestão, em 2021. 

Bruna Macedo, mãe do Anthoni de um ano e cinco meses, matriculado na Creche Santa Rita, agradeceu a conquista. “A gente sabe como é difícil conseguir uma vaga de creche. Temos que sair de casa pra trabalhar sem ter onde deixar nossos filhos em um lugar seguro. Então, gratidão”.

A programação de entrega da creche contou com apresentações musicais e de dança, espetáculo circense, Busão Cultural com biblioteca itinerante, além de barracas com venda de alimentos e artesanatos.

Para receber as crianças, a Prefeitura investiu R$ 300 mil na adequação e reforma do espaço que será gerenciado pelo O Instituto Dom Décio, presidido pelo padre Odair Angelo Agostin. “É uma alegria muito grande. Eu acredito em quem acredita na educação, quem investe na educação. Nós vamos ter muito orgulho de viver em Diadema”, garantiu o padre.

No sábado (06/08), o Programa Emprega Diadema, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também realizou o cadastro de 300 pessoas. A secretária da pasta, Patrícia Ferreira, afirmou que já há empresas interessadas nesse cadastro. “Nós estamos no mês Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno. Então, nós temos o direito de amamentar, de levar nossas crianças para uma creche e de ter trabalho. É dessa forma que a gente quer, colocar a oportunidade e as políticas públicas no lugar onde elas têm q ser feitas”, afirmou.

 

Bairro Revitalizado

A entrega da Creche Santa Rita faz parte do processo de revitalização do bairro que prevê pavimentação completa da Avenida Nicola Imparato, canalização do Córrego Olaria, regularização de lotes, construção de novas moradias, abertura de espaços de cultura, troca de lâmpadas e mudança no itinerário dos ônibus para facilitar os deslocamentos dos moradores.

Em um ano e meio de gestão, o bairro também recebeu sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e programas como Cultura na Rua e Adolescente Aprendiz.

 

Por Renata Nascimento 

Fotos: Dino Santos