SECRETÁRIA

Programa Olhar Solidário vai cuidar da visão de estudantes de Diadema
Secretaria de Educação de Diadema apresenta para rede projeto Leiturando
Diadema dá início ao Programa Escola Aberta

A Vila Joaninha ganhará em breve uma creche municipal. No dia 6 de agosto, uma unidade educacional com atendimento a 100 crianças de 0 a 2 anos será entregue à população do bairro, dando continuidade ao processo de revitalização completa do local.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, vistoriou na manhã desta quarta-feira (27) as obras da nova creche Santa Rita. Em fase final de execução, a nova unidade terá seis salas de aula, refeitório, cozinha, banheiro infantil e adulto com acesso para pessoas com deficiência, secretaria e sala dos professores. Foram investidos cerca de R$ 300 mil na edificação.

“Estamos aqui, na Vila Joaninha, na região sul, região do Eldorado, fazendo a última vistoria desta creche que nós entregaremos em poucos dias para atender 100 crianças. Estamos aqui com os coordenadores, o Padre Odair, do Instituto Dom Décio, que vai fazer a parceria conosco para abrir essa creche”, afirmou. “A Secretaria de Educação e toda nossa equipe estão de parabéns, abrindo mais espaço para educação e cuidado com as nossas crianças”, completou.

A creche Santa Rita vai integrar a rede conveniada do município e será administrada pelo Instituto Dom Décio Pereira, que já é responsável por outras cinco unidades educacionais na cidade. “É sempre um momento feliz para nós, para os pais. Ter uma creche como essa, em uma região tão carente, é bom para todo mundo, sempre uma alegria”, afirmou o presidente do instituto, Padre Odair Angelo Agostin.

Todas as crianças estavam na lista de espera das creches do entorno, a Professora Hercilia Alves da Silva Ribeiro e a Raimundo Anselmo da Silva. Por meio do programa Creche Lugar de Criança, a Prefeitura de Diadema já criou 450 vagas em 2022. A meta é que até 2024 a cidade atenda 82,5% das crianças de 0 a 3 anos do município com a criação total de 1.600 vagas.

Vila Joaninha

A Vila Joaninha vem passando por intenso processo de transformação. Há poucos dias, a Prefeitura de Diadema concluiu o asfaltamento novo na Avenida Nicola Imparato, principal via de acesso ao bairro.

A obra é a etapa inicial de um plano profundo de melhorias no bairro, que vai incluir a instalação da creche Santa Rita, regularização fundiária, abertura de um polo do Adolescente Aprendiz, ações culturais e melhorias na mobilidade do local.

Durante a vistoria realizada na manhã desta quarta-feira, o prefeito José de Filippi Junior pediu às Secretarias de Obras, Mobilidade e Transportes, Cultura, Planejamento e Gestão estudos para melhorias no paisagismo, criação de painéis com grafites, implementação de um parque linear e a possibilidade de levar para a região o programa Rua da Gente, que cria espaços de lazer para toda a comunidade, como já acontece na Rua Alfenas, no bairro Campanário, desde novembro de 2021.

Texto: Aline Melo
Foto: Dino Santos