SECRETÁRIA

Ana Lúcia Sanches

Contato:

11 4072-7034

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE

Mães e pais de alunos da EMEB Quintanilha conhecem o Quarteirão da Educação
Programa Olhar Solidário vai cuidar da visão de estudantes de Diadema
Secretaria de Educação de Diadema apresenta para rede projeto Leiturando
Diadema dá início ao Programa Escola Aberta

 

A Vila Joaninha ganhará em breve uma creche municipal. No dia 6 de agosto, uma unidade educacional com atendimento a 100 crianças de 0 a 2 anos será entregue à população do bairro, dando continuidade ao processo de revitalização completa do local.

O prefeito de Diadema, José de Filippi Junior, vistoriou na manhã desta quarta-feira (27) as obras da nova creche Santa Rita. Em fase final de execução, a nova unidade terá seis salas de aula, refeitório, cozinha, banheiro infantil e adulto com acesso para pessoas com deficiência, secretaria e sala dos professores. Foram investidos cerca de R$ 300 mil na edificação. 

“Estamos aqui, na Vila Joaninha, na região sul, região do Eldorado, fazendo a última vistoria desta creche que nós entregaremos em poucos dias para atender 100 crianças. Estamos aqui com os coordenadores, o Padre Odair, do Instituto Dom Décio, que vai fazer a parceria conosco para abrir essa creche”, afirmou. “A Secretaria de Educação e toda nossa equipe estão de parabéns, abrindo mais espaço para educação e cuidado com as nossas crianças”, completou.

A creche Santa Rita vai integrar a rede conveniada do município e será administrada pelo Instituto Dom Décio Pereira, que já é responsável por outras cinco unidades educacionais na cidade. “É sempre um momento feliz para nós, para os pais. Ter uma creche como essa, em uma região tão carente, é bom para todo mundo, sempre uma alegria”, afirmou o presidente do instituto, Padre Odair Angelo Agostin.

Todas as crianças estavam na lista de espera das creches do entorno, a Professora Hercilia Alves da Silva Ribeiro e a Raimundo Anselmo da Silva. Por meio do programa Creche Lugar de Criança, a Prefeitura de Diadema já criou 450 vagas em 2022. A meta é que até 2024 a cidade atenda 82,5% das crianças de 0 a 3 anos do município com a criação total de 1.600 vagas.

Vila Joaninha

A Vila Joaninha vem passando por intenso processo de transformação. Há poucos dias, a Prefeitura de Diadema concluiu o asfaltamento novo na Avenida Nicola Imparato, principal via de acesso ao bairro. 

A obra é a etapa inicial de um plano profundo de melhorias no bairro, que vai incluir a instalação da creche Santa Rita, regularização fundiária, abertura de um polo do Adolescente Aprendiz, ações culturais e melhorias na mobilidade do local.

Durante a vistoria realizada na manhã desta quarta-feira, o prefeito José de Filippi Junior pediu às Secretarias de Obras, Mobilidade e Transportes, Cultura, Planejamento e Gestão estudos para melhorias no paisagismo, criação de painéis com grafites, implementação de um parque linear e a possibilidade de levar para a região o programa Rua da Gente, que cria espaços de lazer para toda a comunidade, como já acontece na Rua Alfenas, no bairro Campanário, desde novembro de 2021.

Texto: Aline Melo
Foto: Dino Santos