Tamanho do Texto

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

Relevância

 

   Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o alicerce de todo processo educacional. Isto posto, torna-se imprescindível um olhar preciso, amplo e ao mesmo tempo pontual nas especificidades da modalidade.

   É necessário enxergar a Educação Infantil como inicio de um processo  imprescindível que permeará e influenciará todo processo educacional, pois os objetivos, metas e estratégias traçadas aqui, irão impactar diretamente no desenvolvimento das habilidades e competências futuras dos alunos.

   Por essa razão, tudo na Educação Infantil, deve ser minunciosamente pensado, repensado e analisado dado a sua relevância e por ser ponto de partida de um longo processo educacional.

   A proposta de organização curricular por Campo de Experiência viabilizará o trabalho interdisciplinar e possibilitará ao aluno fazer varias conexões com o mundo e os diversos conhecimentos, contribuindo para uma aprendizagem significativa e expressiva.

   O Campo de Experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações contribuirá de forma proeminente no processo ensino-aprendizagem, possibilitando  diversos intercâmbios de conhecimentos, estabelecendo relações com  os diversos saberes

    Tomando como “analise”, reflexão o campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações acreditamos que o papel do professor é proporcionar condições para que as crianças possam buscar resposta a suas indagações e curiosidades, observando, manipulando objetos, investigando e explorando o seu entorno. O nosso papel é que o ser humano venha ao longo do processo escolar, ampliar seus conhecimentos tanto do mundo físico quanto sócio cultural para que possa utilizá-lo em seu cotidiano.

 

   A criança em sua vivência esta situada em espaços e tempos, tendo curiosidade sobre o mundo físico e suas transformações, tudo isso em uma relação sociocultural, articulado com outras experiências (conhecimentos Matemáticos)

 

   Tudo acontece de forma articulada e não compartimentada, separada, fragmentada. Num movimento contínuo a vivência da criança, suas brincadeiras, suas especificidades e os demais conhecimentos do entorno.

 

   Neste campo os fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos matemáticos se completam, relacionam-se entre si de forma interdisciplinar, promovendo experiências para que o aluno se aproprie dos espaços e tempos, dos fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos matemáticos por meio de interações e brincadeiras, observações, manipulação, investigação, exploração, levantamento de hipóteses, busca de respostas, pesquisa em diferentes fontes.

   O professor tem o papel de criar oportunidades para os alunos ampliarem o modo de perceber a si mesmo e ao outro, valorizando sua identidade, respeitando os outros, e reconhecendo as diferenças que nos constituem como seres humanos.

   As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Portanto é fundamental a Educação infantil promover interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer suas observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantando hipóteses e consultando fontes de informação para buscar respostas para as indagações dos alunos.

   A partir do momento em que os alunos utilizam os conhecimentos adquiridos no seu cotidiano a contextualização ocorre de fato.

    Neste campo é possível visualizar todos os direitos de aprendizagem do aluno:

O conviver com diferentes grupos, por meio de diferentes linguagens.

Promover o brincar de diferentes formas, espaços e tempos.

Participar da construção de seus conhecimentos de forma ativa.

Explorar formas, transformações, natureza em diferentes espaços.

Expressar suas ideias, hipóteses, opiniões, questionamentos.

Conhecer-se formando sua identidade frente ao seu grupo (familiar, escolar e comunitário).

   Observamos que o campo de experiência espaços, tempos, quantidades, relações e transformações conversa com os demais campos de experiências apresentados na BNCC e ainda respeita os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.

 

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

1º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso,

tamanho, posição no espaço).

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre

objetos, observando suas propriedades.

 

Sugestões

 

- Explorar o ambiente, manifestando curiosidade e interesse por plantas, animais e tudo a sua volta.

- Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura, texturas, ruídos e sons diversos).

Conhecer e explorar  semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço)

 

 

 

 

 

 

 

 

Manter objetivo da BNCC

(P) Ampliar sua locomoção em diversos planos e direções.

(S) Utilizar corretamente o vocabulário matemático (em cima, embaixo, juntar, separar, dividir, igual, diferente).

(S) Interpretar informações que caracterizam a localização de um objeto.

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

2º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

 

Sugestões

 

Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover, etc.) na interação com o mundo físico.

Observar e relatar incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manter BNCC

(P) Interessar-se pela causa/origem dos fenômenos naturais.

(P) Formular perguntas, levantar hipóteses e manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos.

 

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

3º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação

 

Sugestões

 

Manter como na BNCC

Vivenciar com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

 

 

 

 

 

 

 

Manter BNCC

(S) Desenvolver gradualmente posturas para a aprendizagem através de pesquisas, seleção de materiais, observação intencional, registro e comunicação de conclusões.

(P) Desenvolver atitudes de respeito  pelo meio ambiente e por todos os seres vivos.

(P) Perceber que o Sol, a chuva, o vento, a temperatura, exercem influências na vida do homem, dos animais e das plantas.

(P) Manifestar suas impressões sobre o ambiente que o cerca com atitudes de observação e curiosidade.

 (S) Perceber a importância da fauna e da flora, estabelecendo relações entre o habitat e as formas de vida que ali existem, valorizando sua importância para a preservação das espécies  e a qualidade da vida humana.

 

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

4º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

 

Sugestões

 

Manter como na BNCC

Experienciar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

 

 

 

 

 

 

Manter BNCC

(P) Construir significados da linguagem matemática a partir da própria experiência, explorando a função social do número.

 (S) Conhecer e utilizar unidades de medidas (tempo, comprimento, massa e capacidade) de forma contextualizada, utilizando instrumentos convencionais e não convencionais.

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

5º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças.

 

Sugestões

 

Manipular materiais diversos e variados, utilizando dos movimentos de preensão.

Classificar determinados atributos (tamanho, peso, cor, forma etc).

 

 

 

Manter BNCC

(S) Classificar as formas geométricas de acordo com os atributos (tamanho, forma, cor, espessura)

 

 

 

 

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

6º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET06) Experimentar e resolver situações problema do seu cotidiano.

(EI02ET06) Analisar situações problema do cotidiano ,levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução.

(EI03ET06) Resolver situações problema, formulando questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução.

 

Sugestões

 

Manter BNCC

Experimentar situações-problema do seu cotidiano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resolver situações-problema do cotidiano, levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução por meio da linguagem oral.

 

 

Manter BNCC

 

 (S) Interpretar situações problema, buscando soluções por meio de diferentes procedimentos, materiais e recursos próprios.

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

7º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

(EI01ET07) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

(EI02ET07) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI03ET07) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

 

Sugestões

 

Explorar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

 

 

Manter a BNCC

 

 

 

 

 

 

Vivenciar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar), de forma convencional e não convencional.

 

Manter a BNCC

 

 

 

 

 

 Conhecer e relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade, respeitando as diferenças.

 

 

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

8º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

 

(EI02ET08) Contar oralmente objetos,

pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI03ET08) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

 

Sugestões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contar oralmente objetos, pessoas, livros, etc., em contextos diversos, com suporte do professor.

 

 

 

Manter BNCC

(S) Realizar contagem oral e controle de quantidades em situações contextualizadas, valendo-se de diversas estratégias.

 

 

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

 

9º Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

Crianças de 0 a 1 ano e 6 meses

Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

Crianças de 4 anos a 5 e 11 meses

 

(EI02ET09) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

(EI03ET09) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

 

Sugestões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vivenciar momentos de construção de gráficos e tabelas em situações do cotidiano.

 

Experimentar situações em que utilize as unidades de medidas, convencional ou não convencional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Manter BNCC

(S) Conhecer e construir diferentes tipos de gráficos (corporal, tridimensional e pictórico) e tabelas, localizando informações.

(S) Conhecer e utilizar unidades de medidas: tempo, comprimento, massa, capacidade de forma contextualizada, utilizando instrumentos convencionais e não-convencionais.

(P) Ter noção de espaço e tempo.