Posto volante foi montado para aumentar cobertura vacinal e ampliar o acesso do das doses às pessoas que não conseguem comparecer na UBS no horário normal de funcionamento

 

Durante a Feira Noturna da Praça da Moça, região central de Diadema, desta quinta-feira (22/09), 102 pessoas se dirigiram ao posto volante de vacinação contra covid-19 para receber a dose de proteção. Deste total, foram aplicadas uma dose D1, 10 doses de D3 e 91 de D4.

Na avaliação da secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a ação foi proveitosa. “Essa é a sexta vez que comparecemos com nossas equipes à feira para ofertar vacinação para a população e chegamos a 936 doses aplicadas. Veja só, estamos perto de ultrapassar, no acumulado, 1.000 doses de proteção contra a covid-19, o que comprova que a estratégia tem sido exitosa”, ressaltou.

Rita de Cassia Rosa dos Santos Fernandes foi uma das mais de 100 pessoas que aproveitaram a ocasião para colocar em dia a caderneta de vacina. “Confesso que estava com a quarta dose atrasada e se não fosse esse posto de vacinação na feira, não ia conseguir ir até a UBS tomar a quarta dose. Então já aproveitei e saí imunizada”. 

Para quem ainda precisa se vacinar e não consegue ir a uma Unidade Básica de Saúde no horário normal de funcionamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover mais um Dia D de Multivacinação, Poliomielite e Repescagem Covid-19 no próximo sábado (24/09). Neste dia, as 20 UBSs estarão abertas, das 8h30 às 16h para imunização e avaliação da caderneta de vacina. Confira os endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28445-diadema-abre-20-ubss-para-dia-d-contra-polio-e-covid-19.

 

Rotina

A vacinação contra covid-19 continua disponível para crianças de três e quatro anos com comorbidades, crianças entre 5 e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos. Para saber os critérios e os documentos necessários para receber cada dose (D1, D2, D3, D4 e D5), acesse http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28465-vacina-covid-19-quem-pode-tomar-a-vacina.

O município ainda aguarda a chegada de novas doses de Coronavac para iniciar a imunização das crianças de três e quatros anos sem comorbidades.

 

Feira Noturna

A feira da Praça da Moça é a única feira noturna de Diadema. Ela é organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e funciona às quintas-feiras, das 17h às 22h, com barracas de diversos produtos como hortifruti e comidas – nordestina, japonesa, pastéis, sucos e lanches.

 

Por Renata Nascimento

Foto: Mauro Pedroso