Maioria dos imunizantes aplicados é de doses de reforço para a população adulta. Posto terá funcionamento por mais duas semanas

 

No segundo dia de funcionamento do posto de vacinação contra covid-19 na Feira Noturna da Praça da Moça, na região central de Diadema, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicaram 192 doses, sendo 127 quartas doses (D4), 60 terceiras doses (D3) e cinco doses de Pfizer pediátrica (sendo duas primeiras doses e três segundas doses). Assim, em dois dias (28 de julho e 4 de agosto) foram vacinadas 359 pessoas contra a doença.

A ação funcionará ainda nos dias 11 e 18 de agosto, durante a Feira Noturna e sempre das 17h às 20h. “A estratégia de vacinar na Feira Noturna tem sido exitosa e vamos estender por mais duas quintas-feiras para que a população, principalmente aquela que trabalha ou estuda fora e tem dificuldade de ir às UBS, possa comparecer e colocar o esquema vacinal em dia”, afirmou a secretaria municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.  Além disso, a vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Podem se vacinar, crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas com mais de 12 anos. O município aguarda envio de doses do Ministério da Saúde (MS) para liberação de vacina em crianças entre três e quatro anos, já que a Anvisa aprovou, em julho, o uso emergencial da Coronavac para crianças nesta faixa etária.

Para receber a dose é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de vacina (no caso de segunda, terceira, quarta ou quinta dose). Pessoas imunossuprimidas precisam comprovar a condição de saúde por meio de documentos específicos.

 

Imunizados

Segundo dados do Vacivida atualizados até 27 de julho, Diadema tem 384.993 residentes vacinados, ou seja, 97% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) recebeu ao menos uma dose da vacina. Mais informações em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28388-casos-de-covid-19-em-diadema-ate-29-de-julho.

 

Feira Noturna

A feira da Praça da Moça é a única feira noturna de Diadema. Ela é organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e funciona às quintas-feiras, das 17h às 22h, com barracas de diversos produtos como hortifruti e comidas – nordestina, japonesa, pastéis, sucos e lanches.

 

Serviço:

Vacinação contra a covid-19 na Feira Noturna

Dias: 11 e 18 de agosto de 2022, das 17h às 20h. 

Local: Praça da Moça, s/n – Centro.  

 

Por Renata Nascimento

Fotos: Mauro Pedroso