Diante das novas recomendações do Ministério da Saúde divulgadas segunda-feira (20) sobre a importância de reforçar o esquema vacinal das pessoas que tomaram a Dose Única da Janssen, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresenta as principais dúvidas sobre o esquema vacinal desse imunizante.

Confira abaixo: 

Quem tomou a DU da Janssen e está na faixa etária de 40 anos ou mais precisa tomar quantas doses da vacina contra a covid-19?

Os moradores de Diadema com 40 anos ou mais que iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com a Dose Única (DU) da Janssen estão elegíveis para tomar o primeiro reforço (REF1), dois meses após a aplicação da DU (que equivale a 1ª e 2ª dose). Já a segunda dose de reforço (REF2) é aplicada quatro meses após a REF1. Além disto, na segunda-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novas orientações para as pessoas vacinadas com esse imunizante: aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo, totalizando 4 doses (DU, REF1, REF2 e REF3).

Quem tomou a DU da Janssen e está na faixa etária de 18 a 39 anos, qual é o esquema vacinal?

As pessoas entre 18 e 39 anos que tomaram a Dose Única da Janssen podem tomar a primeira dosede reforço (REF1)após dois meses da DU. Já a segunda dose (REF2) estará disponível quatro meses após a REF1 (total de 3 doses: DU, REF1 e REF2). O Ministério da Saúde ainda não autorizou esse grupo a tomar a terceira dose de reforço.Mas, fiquem atentos às notícias no site da PMD (http://www.diadema.sp.gov.br/saude), pois o calendário pode mudar a qualquer momento.

Qual a importância de manter o esquema vacinal completo?

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ferla Cirino, reforça a importância deste público-alvo manter a cobertura vacinal em dia.“Quando vocêtoma a Dose Única da Janssen equivale a 1ae 2a doses juntas e o REF1 equivale a terceira dose. Quando sua faixa etária é chamada para uma quarta dose, para quem iniciou o esquema com Janssen, precisa tomar o REF2 e agendar o REF3 para quem já tem 40 anos ou mais. É importante que as pessoas se atentem ao esquema vacinal e mantenham a imunização em dia para garantir maior proteção contra o coronavírus”, afirmou.Na dúvida, compareça na sua UBS de referência e leve seus comprovantes de vacina. A equipe irá te ajudar a entender as novas recomendações para quem iniciou o esquema vacinal com Janssen. 

Quais documentos preciso apresentar para tomar a dose da vacina contra a covid-19?

Para receber a Primeira Dose Adicional (REF1), o usuário deve comparecer com o comprovante de vacinação do primeiro esquema inicial (DU), juntamente como os documentos obrigatórios (documento com foto e CPF) na UBS mais perto da sua casa. Já para receber as demais doses de reforço, é necessário apresentar os documentos pessoais citados acima e os comprovantes das doses anteriores. 

Onde as doses de Covid-19 estão disponíveis?

A vacinação em Diadema segue por livre demanda nas 20 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, mediante apresentação do documento de identificação pessoal com foto, CPF e comprovante das doses anteriores. As UBS Centro, Serraria, Paineiras e Promissão continuam com horário estendido, sendo solicitado que o usuário chegue até as 18h para gerenciamento das doses nos frascos disponíveis, evitando assim, perda de doses. Veja lista dos postos aqui:  http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

 

Confira um resumo do novo esquema vacinal:

Por Tatiana Ferreira