A Central de Imunobiológicos da Prefeitura de Diadema recebeu na manhã deste sábado (1º), uma remessa com 12.970 doses da vacina do laboratório AstraZeneca. Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu antecipar, de forma escalonada, o início da vacinação do grupo de 62 a 60 anos. Vai funcionar assim:

- Na segunda-feira (3/5), terá início a vacinação dos idosos de 62 anos. Excepcionalmente, neste dia, a aplicação terá início a partir das 13h.

- Na terça-feira (4/5), a partir das 8h30, começa a vacinação dos idosos de 61 anos.

- Na quarta-feira (5/5), a partir das 8h30, começa a imunização dos idosos de 60 anos.

A imunização ocorrerá das 8h30 às 16h, por livre demanda. Basta o morador de Diadema comparecer à sua Unidade Básica de Saúde (UBS), lembrando que algumas unidades estão vacinando em postos volantes. Confira a lista com os endereços abaixo.

Os idosos na faixa etária apta a tomar a vacina devem apresentar um documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço e, se tiver, o Cartão SUS.

Recomendações

Os profissionais da Saúde recomendam que o munícipe que for ser vacinado siga todos os protocolos sanitárias como uso de máscara e vá acompanhado de, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. A vacinação contra a Covid-19 ocorre das 8h30 às 16h, por isso, programe-se. Não é necessário formar fila antes da abertura da unidade.

Depois da vacinação, é preciso ficar atento ao prazo correto para tomar a segunda dose e garantir o esquema vacinal completo e manter todas as orientações de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso correto da máscara de proteção individual.

Balanço da Vacinação

Diadema aplicou até sexta-feira (30), 76.003 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 52.634 primeiras doses e 23.369 segundas doses.

A SMS lembra que os profissionais da saúde que estão na ativa e atuam em clínicas e consultórios privados (localizados em Diadema) e/ou como autônomos, que tomaram em fevereiro a 1ª dose (D1) da vacina AstraZeneca devem tomar a 2ª dose (D2) do imunizante. A aplicação vai acontecer de forma escalonada nos dias 03, 04, 05, 06, 10 e 11 de maio, no auditório do Quarteirão da Saúde, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h. É necessário atentar-se a data de retorno agendado no cartão de vacinação. Neste local não serão aplicadas 1ªs doses. O profissional deve comparecer no mesmo horário em que tomou a 1ª dose (D1) e apresentar cartão de vacina com o comprovante da D1 e documento pessoal com foto.

Vacinação dos idosos e trabalhadores da educação

Os idosos que receberam a 1ª dose no sábado dia 10 de abril (terceiro “Dia D”), e têm retorno programado para o sábado dia 08 de maio. Todos devem antecipar a vacinação da 2ª dose para o dia 07 de maio (sexta-feira).

A Vigilância à Saúde explica que a mesma orientação vale para os profissionais da Educação que foram vacinados de forma antecipada no 10/04. Eles devem comparecer no dia 07 de maio ao posto de vacinação (veja lista abaixo). É necessário apresentar cartão de vacina com o comprovante da 1ª dose e documento pessoal com foto.

Para acompanhar todas as informações oficiais sobre a Campanha Municipal de Vacinação, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid

 

COVID-19: CONFIRA A RELAÇÃO DOS PONTOS DE VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA

UBS

LOCAL DE VACINAÇÃO

ABC

SALA DE GINÁSTICA: Rua Martins Fontes, 93

CANHEMA

UBS: Rua 22 de Abril, 113

CASA GRANDE

UBS: Rua Mem de Sá, 280

CENTRO

TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300

CONCEIÇÃO

GALPÃO DA ASSOCIAÇÃO OESTE DE DIADEMA: Rua Maria Aparecida dos Santos, 50

ELDORADO

UBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288

INAMAR

EMEB Carolina Maria de Jesus: Rua Vega, 198

MARIA TEREZA

UBS: Avenida Sinésio Pereira, 27

NAÇÕES

UBS: Rua Itália, 249

NOGUEIRA

SALÃO DA IGREJA: Rua Tomiko Nakajima, 64

NOVA CONQUISTA

UBS: Avenida Presidente Juscelino, 759

PAINEIRAS

CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS: Rua Javari, 647

PAULINA

UBS: Avenida Afrânio Peixoto, 402

PIRAPORINHA

GINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHA: Rua dos Cariris, 195

PROMISSÃO

GINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO KANO: Rua Prudente de Moraes, 302

REAL

TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300

REID

UBS: Rua Serra do Maracujá, 49 

RUYCE

GINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JR: Avenida Casa Grande, 483

SÃO JOSÉ

ESPAÇO TERCEIRA IDADE: Rua Barão de Iguape, 98


SERRARIA

SALA DE GINÁSTICA: Avenida Lico Maia, 803

 

Por Tatiana Ferreira

Foto: Dino Santos