A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema informa que a partir dessa segunda-feira, dia 5 de abril, irá intensificar a imunização contra a Covid-19 dos profissionais da saúde remanescentes dos cadastros ativos (tanto do FormSUS como do Portal da Prefeitura), principalmente farmacêuticos e atendentes de farmácias/drogarias.

Antes a imunização dos trabalhadores da saúde estava sendo realizada nos respectivos locais de atuação e no Quarteirão da Saúde. Agora ocorrerá a descentralização da vacinação nas UBS e nos postos volantes (ver lista abaixo). 

Até o momento, já foram imunizadas 8.709 pessoas deste grupo prioritário. 

QUEM SERÁ CONTEMPLADO  

De acordo com a 7ª atualização do Documento Técnico da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, é considerado trabalhador da saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde (tanto profissionais da saúde como trabalhadores de apoio).

O documento define como profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. 

E como trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Entretanto, diante da disponibilidade de doses em estoque e a necessidade de adoção de critérios claros para priorização da aplicação das doses, os técnicos da SMS esclarecem que serão vacinados, neste momento, apenas os trabalhadores da saúde que estejam na ativa, ou seja, que estejam atuando em serviços de saúde. 

 

Profissionais da saúde passam a poder tomar a vacina nas UBS e postos volantes do município (Foto: Adriana Horvath) 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

O profissional de saúde que cumpra os requisitos acima deverá comparecer espontaneamente nos locais de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, munido de documento de identificação pessoal com foto, comprovante de residência caso seja morador de Diadema ou comprovante de vínculo trabalhista em empresa de saúde com sede em Diadema e comprovante recente de atividade em serviço de saúde (exemplo: carteira de trabalho; carta da empresa empregadora com papel timbrado e carimbo com CNPJ; crachá da empresa de saúde empregadora). 

Confira clicando aqui todos os detalhes dessa etapa da vacinação no Documento Informativo conjunto da Coordenação de Vigilância à Saúde e Coordenação de Atenção Básica. 

 

VACINAÇÃO SEMANA 5 A 9 ABRIL 2021

Confira o endereço da vacinação na semana de 5 a 9 de abril, das 8h30 às 16h. 

Por Tatiana Ferreira