Diadema é a quarta maior cidade em população negra do país. Para trabalhar as políticas públicas de ações afirmativas no enfrentamento ao racismo, ao preconceito, à discriminação racial e promover a igualdade de oportunidades e o respeito religioso, a Prefeitura possui a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), sob coordenação do Gabinete do prefeito. A CREPPIR está ligada diretamente aos Movimentos Negros da cidade tais como: Raízes da África, a Comunidade Negra do Campanário, o Fórum de Promoção Igualdade Racial Benedita da Silva, os Agentes de Pastoral do Negros e as entidades culturais como a Casa do Hip Hop (Centro Cultural Canhema), Zulu Nation Brasil, associações do samba e de capoeira e as Casas de Matrizes Africanas.

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial trabalha conjuntamente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Uma das ações da coordenadoria é integrar as políticas públicas das questões étnico-raciais em todas as secretarias municipais, além de realizar eventos que deem visibilidade as manifestações culturais da cultura popular negra e dos calendários de luta dos Movimentos Negro Brasileiro.

O ano inicia com a Festa das Águas de Iemanjá, onde promovemos palestras, debates, exposições e cantigas. Também celebramos o Dia da Tereza de Benguela, Dia da Mulher Negra e, em novembro, realizamos a Kizomba - Festa da Raça, instituída pela Lei Municipal 2.810/08. O evento inclui rodas de leitura, debates, apresentações musicais e de grupos de danças, saraus, seminários e exposições dedicado ao Dia da Consciência Negra. Por fim, temos o dia 20 de novembro que é feriado municipal em nossa cidade e remete à memória das lideranças quilombolas “Zumbi do Palmares e Dandara”.

Coordenadora: Márcia Damaceno