Intervenção aconteceu hoje no Terminal Diadema 

Por: Gabriella Camilo                                                 Foto: Thiago Benedetti

A Semana Nacional do Trânsito acontece do dia 18 ao dia 25 de setembro para conscientizar os moradores sobre os cuidados no trânsito, principalmente motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros. Em sintonia com a campanha, a Secretaria de Transportes de Diadema está promovendo, durante todo o mês, ações teatrais nas escolas, terminais e nos encerramentos do programa Mãos à Obra. 

A intervenção de hoje, 21, foi realizada, das 9h30 às 11h e das 13h30 às 14h30, no Terminal Diadema. Durante a apresentação foram abordados quatro erros, normalmente cometidos por pedestres e usuários de transporte público, e qual a maneira correta de agir. 

As apresentações aconteceram nas filas do terminal e pessoas de todas as idades interagiram, principalmente com sorrisos, expressões de aprovação e até sugeriam outros temas. “Não são só os pedestres que precisam ser conscientizados. Os motoristas também precisam dessas informações. Muitos não tem cuidado com idosos e isso nos prejudica. Mas eu gostei muito da ação e mais ainda porque é um passo para conscientizar as pessoas”, explica a aposentada de 82 anos, Maria da Costa. 

Um dos passageiros, Daniel, 8 anos, contou o que aprendeu com a encenação. “Eu aprendi que não pode ficar na frente da faixa amarela e que só devemos atravessar na faixa branca da rua”. É importante ensinar às crianças para que elas tenham o conhecimento e o cuidado de como se portar no trânsito, para que cresçam consciente e passem isso para amigos e familiares. 

A Secretaria de Transportes em parceria com a Secretaria de Educação promove também o programa "Educação no Trânsito" dentro das escolas, oferecendo uma apresentação voltada às crianças em sua própria escola com a peça Transitando em Alto Mar. Nela, a tripulação de um navio pirata, que naufragou chega numa ilha chamada Diadema, e terá que aprender com os alunos tudo sobre o trânsito. O espetáculo interage com as crianças e reforça questões importantes para a segurança, como sempre olhar para os dois lados da via, atravessar na faixa, prestar atenção nos semáforos, não conversar com motoristas e nunca colocar braços, mãos ou a cabeça para fora dos veículos. A questão sobre o ato de beber e dirigir também é abordada durante a encenação.