Serviços Mais Procurados

 

De 14 a 23/10 mais de 16 atividades vão acontecer na cidade. Entre os convidados, o deputado federal Patrus Ananias e a Dra. Patrícia Jaime coordenadora do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Para lembrar o Dia Mundial da Alimentação, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em todo dia 16 de outubro, a Prefeitura de Diadema realiza de 14 a 23/10 a Semana Municipal da Alimentação. O evento reúne uma série de atividades, gratuitas, entre elas mesa redonda, live, intervenções culturais, exposições de programas municipais, oficinas, ações de segurança alimentar e mutirão da saúde para beneficiários do Bolsa Família. 

Para fazer tudo isso, a Secretaria de Segurança Alimentar, organizadora de Semana, contará com a parceria de sete secretarias municipais - Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Assistência Social e Cidadania, Meio Ambiente - , do Fundo Social de Solidariedade de Diadema e de participantes convidados. 

Outro propósito da Semana é refletir sobre a fome que voltou novamente a assolar o País, conscientizar sobre a alimentação nutricional e o meio ambiente. Ela também vai divulgar as ações de combate à fome que a Prefeitura vem realizando, desde o início do ano, no sentido de mitigar o problema em Diadema.   

“A Campanha Sua Fome Me Incomoda, que começou em abril passado, já distribuiu 270 toneladas de alimentos para mais de 40 mil famílias em extrema de pobreza em Diadema e o Cartão Merenda, outra ação municipal, tem levado comida para mais de 33 mil alunos da rede pública de ensino”, declara o secretário de Segurança Alimentar (SESA), Gel Antônio, citando duas ações implantadas nesse período. 

Complementando a fala do secretário, a assistente da SESA, Luci Uliana,   ressalta que Diadema é uma referência em segurança alimentar e que a questão é tratada, na cidade, como política pública que deve ser cada vez mais ampliada e melhorada. “É por isso que programas como Restaurante Popular e Banco de Alimentos e outras ações sobre alimentação saudável, criados há mais de 10 anos, estão funcionando até hoje. São iniciativas que buscam garantir o direito humano à alimentação, evitar o desperdício, e criar consciência de participação e cidadania entre os moradores”, disse. 

Programação - A Semana Municipal da Alimentação terá como tema “Diadema Unida e Solidária: Alimento Seguro Agora Para um Amanhã Saudável”. As atividades começam na próxima quinta-feira, 14/10, às 19h, no auditório da Fundação Florestan Fernandes, com a apresentação de vídeo sobre ações realizadas no âmbito da segurança alimentar e entrega de certificados para 76 formandos do Projeto Cozinha Criativa. Eles fizeram o curso Cozinha Básica e o objetivo do Projeto é promover trabalho e renda.

As atividades seguem no dia 15/10, às 14h, com a live da Dra. Patrícia Jaime, vice -coordenadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), que falará sobre o “Guia Alimentar Para a População Brasileira”. Implementado pelo Ministério da Saúde, no ano de 2006, junto com o Nupens, o Guia instruir sobre a alimentação saudável, com foco na redução de doenças crônicas. Para assistir a live acesse: www.youtube.com/prefdiadema. Ainda no dia 15, às 16h, na Câmara Municipal, será realizada sessão solene para lembrar o Dia Mundial da Alimentação.

Dia 16/10, quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação, na Praça da Moça, a partir das 14 h, haverá uma extensa programação. Além das tendas das secretarias municipais, divulgando seus programas, haverá venda de brigadeiro, feito de biomassa de banana, pelo Projeto Colmeia/CAPS Norte; apresentação do Mulheres em Movimento; distribuição de mudas de hortaliças pelos integrantes do Programa Agricultura Urbana; e intervenções artísticas pelo Projeto Cultura na Rua - música, circo, oficinas de artes e Busão da Cultura com biblioteca itinerante. 

Campanhas cidadãs – No evento do dia 16/10, ainda, duas campanhas de combate à pobreza serão levadas à Praça da Moça, pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Sua Fome Me Incomoda”, para angariar alimentos não perecíveis, e o lançamento da ação “Ciclo do Bem – Diadema em Defesa da Dignidade Menstrual”, para arrecadar absorventes para mulheres de baixa renda. Só no Brasil, 28% das mulheres, muitas delas adolescentes, deixam de frequentar à escola por que não poder comprar o higiênico.  

No dia 19/10, às 19h, no Teatro Clara Nunes, a Semana prossegue com a mesa de debates - “Os Avanços e Perspectivas da Política de Segurança Alimentar e Nutricional”. Entre os convidados, o deputado federal Patrus Ananias, que foi ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e quem conduziu, no ano de 2004, a implementação do programa Bolsa Família.

Sal de Ervas  -  A Feira Noturna da Praça da Moça também está na programação da Semana da Alimentação. No dia 21/10, a partir das 19h, haverá apresentação musical, distribuição de folhetos sobre produtos de época e de sal de ervas pela equipe do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). Junto com o saquinho de sal, vai a receita, muita fácil de fazer e barata.

Dias 16 e 23/10, nas 20 UBSs de Diadema, a Secretaria de Saúde fará mutirão com os beneficiários do Programa Bolsa Família, para acompanhamento e atualização dos cadastros. Também será feita avaliação de crescimento, pesagem, e avaliação nutricional das crianças das famílias atendidas pelo Programa.

Ainda serão realizadas na Semana Municipal da Alimentação, oficinas de Agricultura Urbana para moradores em situação de rua e multiplicadores do Programa Ação Compartilhada; oficina de Compostagem para integrantes das hortas comunitárias; aulas práticas do Projeto Cozinha Criativa; ações de educação alimentar e nutricional nos refeitórios municipais e feiras livres; e atividade sobre aproveitamento integral dos alimentos, com distribuição de doce da casca da melancia, nos restaurantes populares Serraria e Campanário. 

Por Iara Santos Luz

Foto Divulgação PMD

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA  

DIA 14/10 

19h - Entrega de Certificados dos Formandos do Projeto Cozinha Criativa - 1ª e 2ª Turma do Curso Cozinha Básica 

Local: Auditório da Fundação Florestan Fernandes.

Alameda da Saudade,186 - Centro

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Fundação Florestan Fernandes 

 

DIA 15/10 

14h – Live com Dra. Patrícia Jaime Sobre o Guia Alimentar da População Brasileira 

Assista no Youtube da Prefeitura: www.youtube.com/prefdiadema 

Parceria: Secretaria de Saúde 

 

16h - Sessão Solene em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Local: Câmara Municipal de Diadema 

Av. Antônio Piranga, 474 - Centro

 

DIA 16/10

14h às 18h - Comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Praça da Moça

Local: Praça da Moça, s/n - Centro

Exposição de atividades, programas e projetos relacionados à política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em tendas - parceria com as Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Assistência Social e Cidadania, Meio Ambiente e Fundo Social de Solidariedade - e intervenções do Cultura na Rua. 

 

DIA 18/10 

9h - Aula Prática com Alunos do Projeto Cozinha Criativa

Restaurante Popular Campanário

Rua Luís Carlos Prestes, 606, Campanário

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Fundação Florestan Fernandes 

 

10h - Oficina de Agricultura Urbana com Agentes Multiplicadores do Programa Ação Compartilhada

Local: Centro Público do Jd. Paineiras 

Rua Javari, 647, Taboão

Parceria: Secretaria de Educação 

 

11h - Ações de Educação Alimentar e Nutricional nos Restaurantes dos Servidores Municipais

Locais: Refeitórios do Paço Municipal 

 

DIA 19/10  

19h - Mesa de Debates - Os Avanços e Perspectivas da Política de Segurança Alimentar e Nutricional

Participação do deputado federal e ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Homenagem aos parceiros do Programa

Banco de Alimentos.

Local: Teatro Clara Nunes

Rua Graciosa, 300 - Centro

 

DIA 20/10

11h - Atividade nos Restaurantes Populares Campanário e Serraria com Aproveitamento Integral dos Alimentos

 

Local 1: Restaurante Popular Serraria

Av. Lico Maia, 891 - Serraria

 

Local 2: Restaurante Popular Campanário

Rua Luis Carlos Prestes, 606 – Campanário 

Ação: Entrega de panfletos falando sobre o Dia Mundial da Alimentação, junto com uma sobremesa (doce de casca de melancia) com aproveitamento integral dos alimentos

 

11h - Ações de Educação Alimentar e Nutricional nos Restaurantes dos Servidores Municipais

Locais: Refeitórios da Central de Atendimento

 

DIA 21/10

9h - Oficina de Compostagem para os Participantes das Hortas Comunitárias

Local: Jardim Botânico

Rua Ipitá,193 - Inamar

Parceria: Secretaria Meio Ambiente e Serviços Urbanos 

 

19h - Intervenção Cultural na Feira Noturna da Praça da Moça e Ação de Educação Alimentar

Local: Praça da Moça, s/n - Centro

Parceria: Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

 

DIA 22/10

9h - Aula Prática com Alunos do Projeto Cozinha Criativa

Restaurante Popular Campanário

Rua Luis Carlos Prestes, 606 - Campanário

Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Fundação Florestan Fernandes 

 

9h - Atividades de Educação Alimentar e Nutricional na Feira Livre do Campanário

Rua Luís Carlos Prestes – Bairro Campanário

 

10h - Oficina de Agricultura Urbana para Moradores em Situação de Rua  

Local: Centro Pop Diadema 

Av. Antônio Piranga,1088 - Centro

Parceria: Secretaria de Assistência Social e Cidadania 

 

11h - Ações de Educação Alimentar e Nutricional nos Restaurantes dos Servidores Municipais

Locais: Refeitórios da Secretaria de Obras 

 

DIAS 16 e 23/10

8h30 às 16h - Mutirão da Saúde com os beneficiários do Programa Bolsa Família  

Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 

Parceria: Secretaria de Saúde

  
  

Vídeos em destaque