Serviços Mais Procurados

 

Semana também terá dança, ginástica, alongamento, aferição de sinais vitais para promover saúde

Por: Beatriz Lucas

Nesta segunda-feira, 23/09, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) em parceria com as secretarias de Saúde e Esporte e Lazer, deu início às atividades do Agita Idoso 2019.

O Agita Idoso faz parte do Programa Agita São Paulo, criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo atividade física e orientando sobre os benefícios de um estilo de vida ativa. Para isso, incentiva a prática de 30 minutos de exercícios físicos por dia ou 150 por semana. Com o tema “Vida Longa, Vida Ativa”, este ano o Programa institui ações no dia 27/09, porém a Diadema contará com atividades durante toda a semana.

A abertura, realizada no Shopping Praça da Moça, contou com alongamento, ginástica, dança e uma explicação do que é Walking Football, futebol andando, e das regras para participar do torneio na próxima sexta-feira, 27/09.

“A promoção dessas ações é essencial para incentivar um envelhecimento ativo e saudável. A prática de atividades físicas traz diversos benefícios. No caso dos idosos, auxilia, inclusive, no controle de doenças cardíacas. A adesão do município ao Agita Idoso tem o intuito de ampliar as oportunidades que as secretarias oferecem ao público da melhor idade”, ressaltou a secretária interina da SASC, Caroline Rocha. “Temos idosos extremamente ativos e nossa intenção é sempre incentivar uma vida saudável. Que eles sirvam de exemplo e estímulo para as próximas gerações”, completou.

Para Maria Luiza Ribeiro, de 73 anos, a atividade física é essencial. “Nunca tive oportunidade de praticar exercícios por conta dos filhos e dos afazeres do dia a dia. Agora posso cuidar de mim. Eu adoro. Se tiver condições quero ir em todas as ações do Agita Idoso”.

Esse é o terceiro ano que Diadema participa do Agita Idoso. “Esse ano conseguimos ampliar as parcerias com instituições que trabalham com a população idosa. Temos a expectativa de atingir cerca de mil pessoas no decorrer da semana”, contou o coordenador do Centro de Convivência da Melhor Idade, Tiago Ordonez.

O evento teve a presença da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Érica Prudente, e de representantes da Walking Football Brasil. Além disso, o Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima foi o responsável pela discotecagem.  

Confira a programação completa: http://bit.ly/2kSx6GB.

Outras ações

Diadema conta com seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Um deles é o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) que oferece diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó.

Para participar desses serviços, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano para o público idoso. Grande parte dos idosos encontra dificuldades para estudar no período da noite, motivo pelo qual a Prefeitura de Diadema atendeu uma demanda do Conselho Municipal do Idoso para atender este público.

Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.

 
  

Vídeos em destaque